Turismo da pesca esportiva: conheça 7 lugares incríveis para pesca

Avalie

Além de como foi surgida a modalidade, você também saberá nesse artigo quais são os melhores lugares para praticar o esporte que está em grande crescente no Brasil. Certifique-se do melhor!

Surgimento da pesca esportiva

Sabemos que a pesca é uma prática muito antiga que praticamente acompanha a humanidade desde o seu início. Existiu uma época que pescar foi o único meio de alimentação de povos antigos, onde a cultivação de terras e criação de animais eram desconhecidos. A pesca era feita com fragmentos de ossos, anzóis de madeiras e até conchas de marisco, já que o surgimento de metais seria algo distante.

Outro objeto bastante usado na pesca são as linhas que antes eram produzidas de fibras de animais, pelos de crinas e caudas de cavalos e vegetais como algodão, linho, entre outros. Depois da evolução passaram a ser originadas de ligas metálicas e plásticas.

Entretanto, a pesca esportiva teve seus princípios definidos lá no século XVII por um livro — O Livro de Santo Albano — escrito pela freira Juliana Berners, onde orientava pescadores a usar equipamentos leves adaptados e iscas artificiais. Em 1600 os ingleses adotaram o esporte, por incentivo de alguns londrinos, que até então era uma novidade.

Contudo, somente em 1653 foi consolidado o verdadeiro desenvolvimento da pesca desportiva através do livro O Pescador Esportivo Completo por Izaak Walton, dando uma visão ampla a modalidade. É interessante ressaltar que a Revolução Industrial foi um marco muito importante para o crescimento da pesca também. Não restam dúvidas que estamos falando de cultura.

Turismo da pesca

Sobre cultura o nosso país é autoridade no assunto, não é? Unindo o útil ao agradável temos dicas imperdíveis de turismo da pesca com lugares incríveis para você saber aonde ir.

Rio Paraguai

Rio Paraguai

Situado no pantanal, o Rio Paraguai tem seu nascimento em Mato Grosso, chegando até o Mato Grosso do Sul. É apenas permitido a pesca entre março e outubro, quando o rio não está transbordando pelas planícies, é o favorito de muitos pescadores.

Você encontrará uma rica diversidade de peixes, proporcional à 250 espécie, entre eles: pacu, Piraputanga, Piau, Jaús, Pintados, Dourados e Piranhas.

Rio Araguaia

Aqui está um destaque de variedades de peixes e perito quando o assunto é paisagem naturais. Seguindo o seu curso pelos estados de Goiás, Tocantins e Pará, o Rio Araguaia tem 2,6 mil quilômetros, não é por acaso que encontramos mais de 300 espécies de peixes.

A melhor época para praticar a pesca é entre abril e junho. O presente natural é o melhor, você irá se encantar com uma mistura de fauna e flora exclusivo, o pescador passará por capivaras e vitória-régia; bacias hidrográficas e Tucunarés. É algo realmente bonito de se ver.

Rio Juma

O estado de Amazonas não pode estar de fora. Localizado na capital, o Rio Juma é conhecido por seu turismo ecológico e pesca esportiva. É aconselhável que você pesque na seca, em meio a setembro e final de novembro que suas águas estão em nível baixo.

Lá encontra-se Tucunaré, Pirarucu, Jaú, Bicuda, Traíra e Aruanã.

Praia de Massaguaçu

Localizada no Litoral Norte de São Paulo, eis um fato histórico, a pesca nessa região começa desde à colonização. A praia conta com correntes marinhas que se aproximam da orla, propiciando a pescaria de arremesso na areia por conta das ondas robustas.

Isso ocorre por motivos de distância do primeiro canal em 10 metros da praia. O mar abriga Pampos, Arraias, Corvina, Baiacu, Bagre e uma especiaria muito rica de peixes e mariscos prontos para serem fisgados.

Praia do Forte Sul

Essa localidade é muito famosa para a pesca de alto mar no Brasil. Fica à 90 quilômetros de Salvador, capital da gloriosa Bahia. Tem uma completa infraestrutura para pesca no mar. Nessa região é possível alugar tudo que for necessário para execução da pesca.

Badejos, Atuns, Sororocas, Barracudas e muito mais você pode estar capturando lá.

Rio São Francisco

Estamos falando de nome de novela global, isso mesmo! Velho Chico, como é conhecido esse rio maravilhoso com extensão de 600 mil quilômetros quadrados, abrange desde o Sul de Minas, passando por vários estados nordestinos até desaguar no Oceano Atlântico. Com a biodiversidade em alta é possível encontrar mais de 250 espécies de peixes como: Pacu, Surubim, Traíra, Dourado e Piranha.

Rio Madeira

Esse rio está na lista dos rios com maior extensão do mundo, sendo um dos lugares de turismo para pesca mais visitado do país. Fica no Amazonas acolhe uma grande variedade de peixes onde podem ser classificados de menores até maiores, por conta disso é favorável para pescadores principiantes. E, genericamente, é um rio nomeado de verdadeiro paraíso da pesca esportiva.

Pesque bem

Agora você decide o seu destino para uma emocionante e cultural atividade que tem crescido muito nos últimos anos. Em cada localidade você poderá encontrar pesque-pague, aluguel de barcos para pesca, pirangueiros, hotelaria e demais regalias. Aproveite!