O que fazer em Recife ? Conheça 12 passeios incríveis na cidade!

Avalie

Está planejando viajar para a terra tão amada pelo frevo, pelas belas praias e um turismo histórico e cultural de tirar o fôlego? Então você irá amar esse artigo do Agora Viagem sobre o que fazer em Recife!

Recife é uma terra rica em diversos aspectos, principalmente pelo turismo histórico e cultural, com diversas referências arquitetônicas holandesas, como construções, estátuas e muito mais!

A capital Pernambucana é uma das cidades mais multiculturais do país, proporcionando um turismo bastante completo aos visitantes! A terra conhecida pelo frevo, pelo manguebeat e pelas belíssimas praias é um destino inesquecível.

O que fazer em Recife? Letreiro da cidade
Letreiro de Recife Foto: Reprodução

O que fazer em Recife? A cidade possui bons passeios?

Recife possui muito lazer disponível aos seus visitantes, como lindíssimas praias, ilhas, museus, casarões, igrejas, restaurantes, bares, atrações turísticas e muitas outras opções do que fazer, desde a famosa praia de Boa Viagem, ao belíssimo centro histórico Recife Antigo!

Pensando em te ajudar a conhecer os melhores pontos turísticos e passeios da cidade, desenvolvemos esse artigo, continue acompanhando e fique por dentro de opções incríveis do que fazer na capital pernambucana!

Veja também: Viagens baratas para Pernambuco PE.

Recife Antigo

Recife Antigo visto do mar
Recife Antigo Foto: Reprodução

Impossível falar sobre os pontos turísticos da cidade e não começar com um dos mais ricos e importantes de Recife! O Recife Antigo fica localizado no Centro Histórico da cidade, é um bairro indispensável para os apreciadores de muita cultura e história!

No Recife Antigo você consegue encontrar diversas construções ricas de detalhes do período colonial, museus antigos, praças e ruas super tradicionais da cidade, é um passeio que vale super a pena para quem desejar se conectar mais com a história da cidade!

Praça do Marco Zero

Praça do Marco Zero
Praça do Marco Zero

Ainda falando em Recife Antigo, podemos citar a Praça do Marco Zero, oficialmente chamada de Praça Rio Branco, o local abriga o Marco Zero da capital pernambucana, com o monumento que indica o local exato!

Da praça é possível avistar o Oceano Atlântico e os arrecifes que cercam toda a região, além de belas esculturas feitas por Francisco Brennand. A Praça do Marco Zero é cercada por prédios do período colonial e é um local que proporciona belíssimas fotos aos turistas!

Museu Cais do Sertão

Museu do Cais do Sertão visto de dentro
Museu Cais do Sertão Foto: Reprodução

Outro passeio incrível também localizado no Recife Antigo é o Cais do Sertão! Quem passa por esse museu basicamente vive uma viagem no tempo e pela história, conhecendo mais sobre a cultura dos povos sertanejos, desde os nativos do período pré-colombiano, aos escravo africanos!

A vida do Rei Baião Luiz Gonzaga é muito destacada no local, além de painéis multimidia e salas que oferecem diversas experiências únicas com as obras de Gonzagão, é a verdadeira volta pela história!

Pátio de São Pedro

Pátio de São Pedro
Pátio de São Pedro Foto: Reprodução

O Pátio de São Pedro é marcado por diversas construções do período colonial, onde está presente a famosa Catedral de São Pedro dos Clérigos, onde ocorrem diversas apresentações artísticas e musicais, principalmente no carnaval!

No local existem diversos bares, restaurantes e pontos de interesse, é um passeio bastante interessante para incluir na sua lista do que fazer na cidade.

Veja também: Morar em Pernambuco PE vale a pena?

Mercado São José

Mercado São José
Mercado São José Foto: Reprodução

Recife possui mais de 24 mercados públicos, dentre os mais famosos está o Mercado São José, é o mais antigo do Brasil! É um destino obrigatório para quem busca passeios para além do básico!

O Mercado São José funciona desde 1875, são 3.541 metros quadrados, com mais de 545 boxes com inúmeros atrativos aos visitantes, dentre eles se destacam a comida típica da região e os artesanatos pernambucanos e nordestinos!

Capela Dourada

Vista de dentro da Capela Dourada
Capela Dourada Foto: Reprodução

Na região do Recife Antigo também fica localizada a Capela Dourada, é um templo belíssimo localizado na Rua do Imperador! A Capela Dourada é conhecida como Capela dos Noviços, com estilo barroco rococó, pertencente a Ordem Terceira de São Francisco de Chagas.

A capela foi inaugurada em 1967 e levou esse nome pois ela é repleta de ouro e jacarandá, é um exemplar clássico da ostentação e do poder da Igreja Católica, é uma verdadeira viagem banhada de arte, emoção e muita cultura do passado.

Instituto Ricardo Brennand

Instituto Ricardo Brennand
Instituto Ricardo Brennand Foto: Reprodução

Localizado no bairro da Várzea, o Instituto Ricardo Brennand foi fundado por ele próprio, era um colecionador e empresário de Pernambuco! Nesse instituto ficam abrigadas diversas exposições de armas medievais da coleção de Brennand, em um castelo.

No local ainda há um museu dedicado a documentação histórica de Pernambuco, retratando o período colonial e o Brasil Holandês! Há também uma biblioteca com mais de 60 mil exemplares complementado o belo local que conta com diversos lagoas e bosques agradáveis!

Praia de Boa Viagem

Praia de Boa Viagem vista de cima
Praia de Boa Viagem Foto: Reprodução

Para quem curte passar o dia na praia e sentir a brisa do mar estava ansioso pela indicação de uma boa praia não é mesmo? A Praia de Boa Viagem fica localizada no bairro de mesmo nome, é a mais famosa da cidade e merece total destaque nesse artigo!

A Praia de Boa Viagem possui uma excelente infraestrutura, ótimos bares e restaurantes em sua orla e é um local muito gostoso para aproveitar o dia em família! Muitas pessoas têm medo de ataques de tubarões na região, mas tudo lá é bem sinalizado e basta prestar atenção nos lugares proibidos para nadar!

Parque Dona Lindu

Parque Dona Lindu visto de cima
Parque Dona Lindu Foto: Reprodução

O Parque Dona Lindu vale muito a pena ser visitado quando estiver na Praia de Boa Viagem, pois são dois destinos muito próximos! O parque está em uma área de 27,1 mil metros quadrados, coberto por vegetação e brisa do mar, é um local ideal para boas caminhadas!

No parque acontecem diversas apresentações ao longo do ano, proporcionando um misto de culturas e novas experiências incríveis!

Paço do Frevo

Paço do Frevo
Paço do Frevo Foto: Reprodução

O Paço do Frevo é um local especial dedicado a uma das principais manifestações artísticas de Recife, o famoso frevo! No local existem diversas atividades culturais, com diversas atrações incríveis!

As exposições, as danças e as manifestações artísticas são celebradas com muita música a cultura, é um jeito único de aproveitar um pouco do carnaval da cidade mesmo fora de época!

Teatro Santa Isabel

Teatro Santa Isabel visto defrente
Teatro Santa Isabel Foto: Reprodução

O Teatro Santa Isabel é um dos maiores sinônimos de arquitetura neoclássica do século XIX! O teatro foi inaugurado em 1850, ou seja, possui longos anos de existência, sendo rico em muita cultura para a cidade!

O teatro recebeu esse nome em homenagem a Princesa Isabel, muitas pessoas importantes já visitaram o local, como Dom Pedro II e Castro Alves. Muitos viajantes que apreciam cultura não ficam de fora desse passeio.

Olinda

Letreiro da cidade de Olinda
Letreiro de Olinda Foto: Reprodução

Para quem passa por Recife é indispensável que conheça a bela cidade de Olinda! A Apenas 10 km de Recife, Olinda faz bastante parte da história de Pernambuco, onde se é possível encontrar construções super preservadas, tombadas como patrimônios históricos.

A cidade é super colorida, cheia de ladeiras históricas e com pontos turísticos históricos e culturais de tirar o fôlego, como os belos casarões, as igrejas, os museus, as oficinas de artesanato, os mirantes e muitas outras coisas, sem contar a vista incrível para o mar!

Veja também: Telefone do aeroporto de Recife.

E aí, gostou?

E aí, gostou das nossas dicas do que fazer na cidade? Recife é uma cidade muito histórica e turística, onde todas as suas atrações relembram o passado da amada terra! Nos conte qual passeio você mais se interessou e se você já conhece algum desses!

Continue acompanhando o Agora Viagem e aproveite para compartilhar esse artigo com outras pessoas, boa viagem e até a próxima!

Perguntas frequentes sobre O que fazer em Recife

Qual é o maior marco da Cidade de Recife?

O maior marco da cidade de Recife é sem dúvidas o Recife Antigo, onde fica localizada a Praça do Marco Zero, um importante monumento!

Por que o Instituto Ricardo Brennand é tão importante?

O Instituto Ricardo Brennand criado pelo próprio é um espaço cultural de muita importância, dispondo de um imenso acervo artístico, histórico e cultural, onde existem diversas exposições de armas medievais.

O que tem no Recife Antigo?

Recife Antigo é uma das áreas mias importantes da cidade, onde você encontra diversas riquezas culturais, como a Praça do Marco zero, o Paço do Frevo, a Capela Dourada, o Cais do Sertão e muitas outras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *