Inicial > Curiosidades > 10 Imagens incríveis de erupções vulcânicas tiradas pela NASA

10 Imagens incríveis de erupções vulcânicas tiradas pela NASA

É bem provável que você já tenha visto notícias sobre vulcões em erupção, certo?

Mas nessa matéria irei mostrar algumas imagens incríveis e não tão divulgados pela imprensa do momento da erupção de um vulcão. Selecionei as 10 imagens mais surpreendentes feitas pela NASA que veremos a seguir.

O que é um vulcão?
O vulcão é considerado uma estrutura geológica quando há uma ruptura na crosta do planeta, por onde o magma, gases e partículas quentes são expelidas para a superfície.

As imagens apresentadas a seguir foram capturadas de satélites e membros de tripulações a bordo da Estação Espacial Internacional. As fotos demonstram a vista do espaço de um dos eventos mais aterrorizantes da natureza.

1. Vulcão Sarychev – Rússia

Vulcão Sarychev - Russia

Vulcão Sarychev – Russia (Imagem: NASA)

Esta foi a vista dos astronautas da Estação Espacial Internacional do vulcão Sarychev em erupção, em 12 de junho de 2009. A última erupção do Sarychev antes desta data havia sido em 1989.

2. Vulcão Manam – Papua-Nova Guiné

Vulcão Manam

Vulcão Manam – Papua-Nova Guiné  (Imagem: NASA)

Um satélite da NASA registrou essa imagem no dia 16 de junho de 2010. Trata-se do Vulcão Manam, na Papua-Nova Guiné, liberando uma leve e fina pluma vulcânica azul cinzento. A parte branca são nuvens que resultaram do vapor da água do vulcão.

3. Vulcão Kliuchevskoi – Russia

Vulcão Kliuchevskoi - Russia

Vulcão Kliuchevskoi – Russia (Imagem: NASA)

O Vulcão Kliuchevskoi também proporcionou uma imagem espetacular.  A foto foi registrada em 11 de outubro de 1994 por astronautas da NASA.

4. Vulcão Pavlof – Alaska

Vulcão Pavlof

Vulcão Pavlof –  Alasca (Imagem: NASA)

O Vulcão Pavlof foi fotografado em erupção por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, em 18 de maio de 2013. A estrutura tridimensional das plumas de cinzas é o que mais chama atenção.

5. Vulcão Eyjafjallajökull – Islândia

Vulcão Eyjafjallajökull

Vulcão Eyjafjallajökull – Islândia (Imagem: NASA)

Não é apenas o nome complicado do Vulcão Eyjafjallajökull que chama a atenção, mas também essa imagem registrada pela NASA em 2010.

6. Vulcão Api – Indonésia

Vulcão Api - Indonésia

Vulcão Api – Indonésia (Imagem: NASA)

O Vulcão Api estava em erupção quando a tripulação do ônibus espacial Columbia registrou esta bela imagem. O oceano azul deixa a fotografia ainda mais bela.

7. Vulcão Chaitén – Chile

Vulcão Chaitén - Chile

Vulcão Chaitén – Chile (Imagem: NASA)

Depois de mais de 9 mil anos em silêncio, o Vulcão Chaitén, no sul do Chile, voltou a entrar em erupção. A fotografia foi feita pela NASA em 2 de maio de 2008.

8. Vulcão Shinmoedake – Japão

Vulcão Shinmoedake - Japão

Vulcão Shinmoedake – Japão (Imagem: NASA)

A cinza expelida pelo Vulcão Shinmoedake tem sido o principal perigo desde que entrou em erupção, em 26 de janeiro de 2011. A pluma cinza se expande por quilômetros pela Cidade de Miyazaki.

9. Vulcão Nyiragongo – Congo

Vulcão Nyiragongo - Congo

Vulcão Nyiragongo – Congo (Imagem: NASA)

Essa imagem é do Vulcão Nyiragongo em erupção, registrada pelo satélite Ikonos, que mostra a pluma sendo expelida e também a cratera do mesmo.

10. Vulcão Kliuchevskoi – Russia

Vulcão Kliuchevskoi - Russia

Vulcão Kliuchevskoi – Russia (Imagem: NASA)

Vulcão Kliuchevskoi na Rússia teve direito a duas imagens nessa lista, tamanha e surpreendente às imagens vista do espaço. Essa fotografia foi registrada pela tripulação do ônibus espacial Endeavour em 30 de setembro de 1994, quando o vulcão estava perto de seu pico de erupção.