Voo cancelado? Dicas para prosseguir com a viagem

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Você conseguiu o tão sonhado destino dos sonhos, e então – desastre! Voo cancelado ou atrasado, a primeira coisa a fazer é ter certeza de que conhece seus direitos como passageiro de avião, e você os encontrará listados no Guia de Direitos do Passageiro do Departamento de Transporte. Em seguida, tente essas estratégias para prosseguir com a sua viagem da melhor maneira possível.

Voo Cancelado ou atrasado: Conheça os seus direitos de passageiro

Para se recuperar de atrasos ou cancelamentos em viagens, é essencial conhecer seus direitos. Chris Elliott, fundador e diretor de defesa da Elliott Advocacy (uma organização sem fins lucrativos que oferece consultoria gratuita ao consumidor), explica que as opções dependem do motivo da interrupção do voo. “Se o atraso for causado por um problema mecânico”, diz Elliott, “verifique o contrato de transporte da sua companhia aérea, o acordo legal entre você e a companhia aérea, para obter detalhes sobre seus direitos”.

Se o atraso ou cancelamento de um voo doméstico for devido a uma situação fora do controle da companhia aérea, não existem regulamentos federais que exijam que uma companhia aérea o hospede. No entanto, Elliott diz: “Mesmo que seja um problema de clima ou um ato de Deus, muitas companhias aéreas ainda ajudarão.”

Um exemplo é a flexibilidade sem precedentes oferecida aos clientes que desejam adiar ou cancelar viagens, pois os destinos fecham para conter a disseminação do coronavírus. A maioria das companhias aéreas está dispensando multas e taxas de alteração para clientes que fizerem uma nova reserva nos próximos 12 meses usando um voucher de voo. Os viajantes precisarão pagar qualquer diferencial de tarifa.

Aja rapidamente ao saber de um voo cancelado

Brett Snyder, presidente do serviço de assistência a viagens aéreas Cranky Concierge, diz: “Em caso de atraso ou cancelamento, a melhor coisa a fazer é tudo. Entre na fila para falar com um agente; enquanto espera, pegue o telefone.” Ligue para seu consultor de viagens ou provedor de seguro de viagem se você tiver esses recursos. Caso contrário, tente fazer uma nova reserva por meio do aplicativo da companhia aérea, por telefone ou usando suas contas do Twitter ou Facebook para entrar em contato com o atendimento ao cliente.

Use dicas profissionais para ser remarcado em seu itinerário preferido

Os especialistas concordam que estar preparado com uma escolha de opções alternativas é a melhor ferramenta para remarcar um voo com sucesso. Use sites como o Google Voos ou Skyscanner para pesquisar todos os horários das companhias aéreas.

Conheça também as companhias aéreas parceiras de sua companhia aérea, especialmente se estiver viajando para o exterior. “Veja a American Airlines [como exemplo]”, diz Snyder. “Se você está indo para a Europa e há um problema em um de seus voos, você pode dizer que eles deveriam colocá-lo na British Airways.”

Mantenha uma atitude positiva com o pessoal de atendimento ao cliente

Seja educado e respeitoso com quem está tentando atendê-lo, seja pessoalmente, por telefone ou nas redes sociais. Fazer isso aumentará suas chances de ser acomodado e pode até levar a um upgrade em seu próximo voo.

“Se os agentes tiverem um avião saindo com um assento vazio durante as operações irregulares, diz Snyder, “eles farão tudo o que puderem para colocá-lo naquele avião e reduzir o número de passageiros retidos no final do dia.”

Obtenha um reembolso de passagem aérea quando for sua melhor opção

O DOT diz que se um voo for cancelado por qualquer motivo e o viajante optar por não fazer uma nova reserva nessa companhia aérea, o passageiro terá direito a reembolso total. Você pode até ter direito a um reembolso por atraso de voo, dependendo das circunstâncias.

Aceite um reembolso e reserve novamente quando funcionar para você. Para diminuir a chance de pagar mais por seu voo remarcado, remarque sua viagem durante um horário fora do pico, quando há assentos disponíveis. Ou escolha uma rota competitiva com tarifas aéreas semelhantes.

Verifique os cartões de crédito para obter vantagens em viagens

Os cartões de crédito premium geralmente oferecem vantagens de viagem gratuitas, como acesso a um saguão de aeroporto com alimentos, bebidas e acesso Wi-Fi para manter a produtividade durante atrasos ou cancelamentos. Alguns cartões de crédito também oferecem serviço de concierge para ajudar a remarcar voos ou seguro de viagem embutido para cobrir despesas imprevistas.

Por exemplo, o cartão Platinum da American Express oferece seguro de viagem que reembolsa algumas despesas não reembolsáveis, como hospedagem em hotel, refeições e outros itens essenciais, desde que a viagem tenha sido comprada com esse cartão. Sempre verifique as letras miúdas do contrato do cartão de crédito para obter detalhes sobre os termos e condições de cobertura do cartão.

Considere usar um seguro de viagem para cobrir custos adicionais não reembolsáveis

O seguro de viagem é obrigatório para os viajantes que desejam proteger seu investimento. Daniel Durazo, diretor de marketing e comunicações da Allianz Global Assistance, diz que dependendo da duração do seu atraso e sua cobertura, “[seguro de viagem] pode reembolsá-lo por despesas pré-pagas perdidas, bem como custos em que você incorrer devido ao atraso , incluindo refeições, acomodações, comunicação e transporte. “Os motivos cobertos incluem atraso de uma transportadora e perda ou roubo de documentos de viagem, entre outros cenários.”

Evite verificar a bagagem para permanecer flexível

Os viajantes que não despacharam a bagagem têm mais flexibilidade para fazer uma nova reserva. Algumas companhias aéreas, como a Southwest Airlines, tentarão transferir a bagagem despachada para um voo posterior para você e farão todos os esforços para mantê-lo e seus pertences juntos. No entanto, quando as companhias aéreas não têm acordos interline com outras empresas, você terá que dar tempo suficiente para retirar e verificar novamente sua bagagem.

Minimize a chance de atrasos e cancelamentos de voos

Tente reduzir a probabilidade de interrupções na viagem, tornando várias estratégias parte do processo de planejamento da viagem. Verifique o histórico de atrasos e cancelamentos de seus voos preferenciais antes de fazer a reserva, reserve apenas voos diretos (quando possível), voe em dias fora de pico (como terça e quarta-feira) e escolha as partidas matinais. De acordo com a AirHelp, o menor número de cancelamentos de voos ocorre entre 6h e 11h59.

Se você precisar pegar mais de um voo para chegar ao seu destino, reduza o risco de perder voos de conexão planejando uma escala na cidade. A Turkish Airlines oferece um quarto de hotel gratuito para passageiros em conexão que fazem escala de 20 horas, enquanto esperas mais curtas são elegíveis para um tour gratuito pela cidade de Istambul. Porém, lembre-se de que as restrições de viagem em vigor devido ao COVID-19 podem impossibilitar o trânsito por certos países no momento.

Não deixe que atrasos em voos estraguem a jornada

Os principais aeroportos têm investido pesadamente em áreas de espera, restaurantes e lojas porque ganham aproximadamente 40% de sua receita com os gastos dos passageiros, de acordo com o 2017 ACI Economics Report.

Independentemente de qual aeroporto você voa para dentro ou para fora, todos estão tentando melhorar a experiência de viagem. No movimentado Aeroporto Internacional O’Hare de Chicago, os passageiros podem relaxar em uma sala de ioga dedicada ou no Aeroponic Garden, um espaço verde vivo que alguns restaurantes de aeroporto usam para cultivar produtos frescos. Atrasos e cancelamentos inesperados de voos podem causar estresse para todos, desde os que viajam pela primeira vez até os viajantes experientes. Mas, com a ajuda dessas dicas e truques de especialistas, você irá minimizar o impacto que esses contratempos temporários têm em suas viagens.

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