Viver e viajar ao mesmo tempo: entenda qual caminho seguir

Para muitas pessoas a ideia de ficar limitado a uma casa, uma cidade ou até mesmo um país parece sufocante. Embora nossa sociedade atual seja formada esmagadoramente por pessoas bairristas, que gostam de ficar em um lugar só fixamente e vez ou outra viajar por lazer, existem pessoas que não enxergam a felicidade dessa forma.

Os chamados nômades modernos existem, e são cada vez mais comuns em nossa sociedade. Muitas pessoas sonham com esse estilo de vida, mas não entendem bem como podem segui-lo e continuar vivendo uma vida útil na sociedade. E por isso hoje vamos te ensinar o caminho para viver e viajar ao mesmo tempo.

Saiba lidar com a solidão

Essa dica é muito importante para se refletir antes de arriscar uma vida nômade. Apesar de encontrar muitas pessoas interessantes por onde quer que você passe, podendo fazer incontáveis amizades, é muito provável que terá que passar muito tempo sozinho.

Nem todas as pessoas se dão bem com tanto tempo sozinhas. Somos seres extremamente sociáveis, e ficar sozinho por longos períodos podem ser torturante para alguns. Portanto é muito importante que você tenha um bom convívio com sua própria companhia, dessa forma você não terá problemas com saúde mental e poderá aproveitar ao máximo a sua melhor companhia: A sua própria.

Viver e viajar
Viajante solitário. Estilo de vida que ganha cada vez mais aderência. Foto: Pixabay

Saiba se virar

Essa é uma dica que serve para todos, nômades ou pessoas com residência fixa. É muito importante que nós saibamos todo o básico sobre vivermos sozinhos. Saber cozinhar e lavar a própria roupa é o básico do básico para uma vida adulta, e quando se está na estrada esse tipo de conhecimento se torna ainda mais importante, pois lá com certeza não terá ninguém para fazer isso por você.

Saber cozinhar inclusive pode te ajudar a economizar, uma vez que comer em restaurantes e lanchonetes pode sair muito mais caro do que você mesmo preparar suas próprias refeições.

Segurança em primeiro lugar

Sabemos que pedir caronas é algo muito comum na vida dos nômades, isso porque se locomover com veículos de aplicativo pode encarecer muito essa vida. Por tanto é muito importante que você tome cuidados com a sua segurança.

Faça com que alguém sempre saiba onde você está

Nada de “sumir” nem nada do tipo, sempre que for pegar uma carona ou entrar em uma nova cidade, faça com que alguém de confiança saiba onde você está para o caso de alguma emergência.

Dessa forma, se você ficar sem entrar em contato por um tempo, as pessoas vão saber por onde começar a procurar.

Ônibus são seguros

Embora aplicativos de transportes possam ser caros, passagens de ônibus são opções mais econômicas, e melhor ainda, muito mais seguras do que pedir carona a um estranho.

Cuidado com passeios noturnos

Os cuidados devem existir durante todo o dia, mas devem ser ainda mais reforçados durante a noite. Em caso de passeios noturnos evite caronas de desconhecimento, opte sempre por passeios a pé ou com pessoas conhecidas.

Saiba a diferença entre férias e uma vida nômade

É muito importante que você tenha em mente que você não está de férias. Então você não pode gastar ou viver como se estivesse de férias. Você deve ter em mente que aquela é sua vida agora, e você deve encontrar uma forma sustentável de vivê-la.

Quando entendemos essa grande diferença, conseguimos viver uma vida sem gastar demais e mantendo nossas responsabilidades do dia a dia, um mindset importantíssimo para levar a vida viajando com seriedade e não como um simples hobbie.

Trabalhe onde estiver

Essa é a principal dúvida sobre quem quer viver na estrada: Como ganhar dinheiro assim?

Existem aqueles que realmente gostam de se aventurar, e vão procurar pequenos trabalhos onde quer que decidam ir. Muitas vezes esses trabalhos nem são em troca de dinheiro, mas sim em troca de hospedagem ou comida, algo muito comum na vida nômade.

Mas existem aqueles que querem ter mais segurança profissional em sua vida livre, e por isso trabalham de onde quer que estejam. Isso nada mais é que uma modalidade do home office, uma vez que se você é um nômade moderno, a sua casa, e, portanto, o seu “office” é onde quer que você esteja.

Não é sempre que é fácil encontrar um trabalho que te permita trabalhar em casa ou onde quer que esteja, e nisso a Bossa Box pode te ajudar. Através dos serviços prestados por eles, é possível encontrar vagas para trabalhar em home office de onde quer que você esteja em empresas sérias e em diversas áreas diferentes. Agora que você já sabe como pode ser a vida na estrada, basta pensar se ela é para você, e se fizer sentido para você, caia na estrada e viva uma vida de aventuras.

Avalie