Viagens baratas Piauí (PI): Conheça sobre o estado e 6 destinos imperdíveis

Avalie

Em busca de viagens baratas Piauí? Apesar de ter o menor litoral da região, o estado possui praias maravilhosas que merecem ser conhecidas. O estado nordestino tem seu território dividido entre as sub-regiões do meio norte e sertão, possui aproximadamente 3.281.480 habitantes.

É bastante conhecido pelos seus parques nacionais, onde estão os sítios arqueológicos com várias pinturas rupestres, a cultura é repleta de detalhes e é formada por várias danças, músicas e festas que mantém viva a tradição dos povos antigos.

O estado é muito grande e além de lindas praias, também conta com diversas outras opções de lazer, tanto lugares mais movimentados quanto mais sossegados! Continue acompanhando o artigo e saiba algumas opções para incluir em seu roteiro de viagens maravilhosas e acessíveis.

Clima do Piauí

As temperaturas no estado oscilam entre 25°C e 27°C, a temperatura máxima fica entre 30°C a 36°C, ao longo da costa apenas, a temperatura permanece entre 30°C e 32°C. Já as temperaturas mínimas, variam pela altura, sendo entre 20°C e 24°C na maior parte de Piauí. A melhor época para viajar para o Piauí são os meses mais frios e menos chuvosos entre maio, junho e agosto.

Culinária do Piauí

A culinária nordestina possui um tempero mais que especial e as comidas do Piauí não são diferentes, as comidas típicas dos estados do Nordeste possuem sabor marcante e tempero único. Veja alguns pratos típicos da culinária da região.

  • Arroz com Capote;
  • Baião de Dois;
  • Maria Isabel;
  • Panelada Piauiense;
  • Bode Assado;
  • Carne de Sol;
  • Bolo de Goma;

Melhores cidades custo-benefício para viajar no Piauí

Acompanhe abaixo alguns destinos que selecionamos, sendo ótimas opções de viagens baratas Piauí.

Barra Grande

É o primeiro destino a entrar nos seus planos, fica localizada no município de Cajueiro da Praia, a tranquilidade e o sossego que você procura está por lá, é um vilarejo com várias opções de lazer, de onde se hospedar, de onde comer e várias barracas de praia para você escolher.

Apesar de conter o píer e ter uma excelente estrutura, a praia principal é apenas o começo, pois também tem as enseadas Taipu de Fora e as piscinas naturais de Barra Grande estão localizadas todas ao logo da costa.

Não são muitos os passeios por lá e em dois dias você já irá ter aproveitado bastante, você pode mergulhar com os corais, andar de lancha, quadriciclo ou escuna, tomar banho de cachoeira ou no mangue.

Opte por acomodações mais simples, nas proximidades como Barrinha ou Cajueiro sai até mais barato e para alimentação existem vários estabelecimentos com valores acessíveis na região.

Ponta do Anel

Para quem busca um destino barato e tranquilo, Ponta do Anel é o lugar perfeito! Pertence a cidade de Luís Correia, é um lugar disperso de muitos turistas, por ficar mais afastado da cidade, lá você pode pagar pouco e ainda sim aproveitar o litoral todo de Luís Correia e as belezas do Piauí.

É um lugar maravilhoso, banhado pela foz que une os rios Camurupim e São Miguel e pelo mar, é mais em conta ficar no local do que em outras praias mais famosas, já para a alimentação, os melhores lugares estão na beira da praia e você não precisa gastar procurando estabelecimentos!

Parnaíba

É claro que a cidade de Parnaíba não poderia ficar de fora, além das belas praias e do rio, esse é um destino para se aproveitar bastante o contato com a natureza, como por exemplo, a revoada dos guarás e os Lençóis do Piauí.

Além disso, o Delta do Parnaíba é um dos lugares mais bonitos do estado e fica bem próximo á cidade. Você pode se hospedar muito bem aos lugares próximos, pagando um preço que cabe no seu bolso, além disso, estabelecimentos mais simples e bem recomendados, possuem preços bem bons.

Parque Nacional de 7 Cidades

Belas paisagens rochosas no sertão semiárido caracterizam essa região, o parque recebeu o nome de 7 cidades pois possui sete formações de pedras esculpidas naturalmente pela natureza.

Lá você conhecerá belas cachoeiras, piscinas naturais, rochas com formações históricas, olhos-d’água e vários símbolos de pessoas e animais. Esse é um lugar que certamente você irá se encantar, vale a pena adicionar na sua lista de passeios! Prepare seu lanche, água e vá.

Rochas no Parque Nacional das 7 Cidades em Piauí, rochas, viagens baratas Piauí
Parque Nacional das 7 Cidades no Piauí Foto: reprodução Youtube

Praia do Coqueiro

Para quem curte esporte esse é o destino certo! A praia do Coqueiro é caracterizada pelo Kitesurf, por possuir ventos favoráveis ao esporte o ano todo.

Possui uma infraestrutura completa e a orla é cercada de belezas naturais, ótima para aproveitar com as pessoas que você gosta! Esse é o destino certo para fugir dos movimentos do carnaval, ou para quem prefere sossego, a praia está localizada no município de Luís Correia, a 10 km do centro da cidade.

Praia do Coqueiro no Piauí, mar de água clara
Praia do Coqueiro no Piauí

Lá você pode descansar a beira mar, praticar esportes aquáticos, curtir as piscinas naturais, fazer passeios de barco, ir a praia de Atalaia e admirar o belo por do sol. A região da praia possui diversas opções para alimentação e várias pousadas mais em conta para se hospedar.

Lagoa do Portinho

A Lagoa do Portinho também se localiza no município de Luís Correia, é cercada por dunas de areia fina que se movem com os ventos, águas escuras e calmas e uma história bem misteriosa, que segundo ela, a Lagoa do Portinho surgiu do amor proibido entre dois jovens de tribos inimigas.

A lagoa é um dos principais pontos turísticos de Piauí e uma ótima opção para quem quer relaxar e admirar belas paisagens. Em relação a alimentação, existem estabelecimentos com preções bem bons, além de ótima localização. E para hospedagem, o local oferece um ótimo custo-benefício no geral, basta procurar.

Veja também: Viagens baratas para o Maranhão

Dicas para planejar e economizar na sua viagem

  • Escolha um destino barato;
  • Avalie custos;
  • Compre passagens antecipadas;
  • Viaje na baixa temporada;
  • Prepare suas refeições;
  • Aproveite atrações gratuitas;
  • Fique de olho em promoções;

A equipe do Agora Viagem espera ter ajudado você! Deixe seu comentário nos dizendo o que mais achou de interessante sobre o estado do Piauí!

Dúvidas frequentes

Qual a melhor época para viajar para o Piauí?

A melhor época para viajar no Piauí são os meses mais frios e menos chuvosos entre maio, junho e agosto.

Qual é a cidade menos quente do Piauí?

A cidade de Pedro II.