Viagens baratas para Rondônia (RO): Conheça 5 destinos incríveis!

Avalie

Está procurando viagens baratas para Rondônia e não sabe por onde começar? Nós da equipe Agora Viagem vamos te ajudar, descubra o que fazer no estado e alguns destinos incríveis para colocar na sua lista!

Rondônia possui uma localização bem privilegiada, os moradores e turistas encontram várias opções de lazer no estado, como trilhas superdivertidas, passeios de barco, rios limpos e cachoeiras lindíssimas para se banhar.

O estado possui aproximadamente 1,5 milhões de habitantes e se tornou um estado de verdade apenas em 1981, recebeu esse nome em homenagem ao Marechal Cândido Rondon. A cultura da região é bastante influenciada pelas populações indígenas, são realizadas várias festas com os costumes desses povos.

A culinária do estado de Rondônia também segue bastante essa linha, os pratos típicos existentes lá também são de outros estados, mas sempre com um toque diferencial do estado! O principal dos pratos é o Tacacá, que é de origem indígena, assim como o peixe a base de açaí, ainda possuem doces incríveis, como torta de cupuaçu.

Porto Velho

Essa é a capital de Rondônia, é uma cidade ideal para quem gosta de História, os principais atrativos são passeios ligados a natureza, além das construções e monumentos históricos da cultura da região.

É a cidade com mais importância do estado, a mais populosa e a maior em território, Porto Velho tem bastante potencial turístico, porém ainda não é muito explorado, por isso, possui suas belezas naturais bem preservadas.

Viagens baratas para Rondônia, Pôr do sol na cidade de Porto velho
Pôr do sol na cidade de Porto Velho (RO) Foto: Reprodução Youtube

O que fazer em Porto Velho

  • Visite o Parque Natural de Porto velho, possui muitas belezas naturais, como trilhas e cachoeiras, além de um museu localizado dentro do parque;
  • Aproveite um banho no Balneário Cachoeirinha, além dela existem piscinas naturais e uma pequena cachoeira;
  • Visite a Casa da Cultura Ivan Marrocos, construção que abriga exposições de artistas locais;
  • Conheça o Memorial Rondon, que homenageia o Marechal Cândido Rondon;
  • Vá a estrada de Ferro Madeira Mamoré, uma das primeiras ferrovias do Brasil;
  • Passeie de barco pelo Rio Madeira;
  • Passeie pelo Palácio Getúlio Vargas e aprecie obras de arte, peças arqueológicas, conheça a história dos governadores e muito mais;
  • Praça das 3 caixas D’água, símbolos da cidade de Porto Velho;

Ji-Paraná

Ji-Paraná é famosa por ser o “Coração de Rondônia”, fazendo relação com o apelido, o município contém uma ilha, de formato incrivelmente parecido com um coração, a cidade fica localizada na região central de Rondônia e possui aproximadamente 130 mil habitantes.

Os turistas tem a oportunidade de fazer passeios pela selva, lugar que é dono de belezas encantadoras, além de uma flora e fauna muito bem preservada! Além desses atrativos da natureza, a região ainda possui muitos outros, como os museus históricos que retratam a bela cultura da cidade e os estabelecimentos da região.

Ponte vista de cima na cidade de Ji- Paraná
Ponte na cidade de Ji-Paraná (RO). Foto: Reprodução

O que fazer em Ji-paraná

  • Visite o Parque Ecológico Municipal, o local possui mirante, trilha matas, rios, lagos e riachos ideais para banho e uma praça;
  • Conheça o Museu das Comunicações, onde você encontra correspondências do Marechal, fotos e artesanatos dos povos indígenas;
  • Se divirta no Parque Aquático Tracoá Water Park, o local contém uma lagoa, espaço pra churrasco, quadra de esportes e diversos toboáguas e piscinas;
  • Vá ao teatro Dominguinhos e se divirta com os espetáculos;

Ouro Preto do Oeste

Considerada a primeira cidade turística de Rondônia, bem no interior, fica a aproximadamente 330 km de Porto Velho e sua população tem certa de 35.737 mil habitantes.

Os atrativos da região justificam ela ser conhecida por esse título, existem muitas belezas naturais na cidade, assim como nas outras cidades do estado, possui muitas cachoeiras, áreas muito bem preservadas, áreas para esportes de aventura e belíssimas paisagens naturais.

Parque com coqueiros e lago na cidade de Ouro Preto (RO)
Parque na cidade de Ouro Preto (RO) Foto: Reprodução Youtube

O que fazer em Ouro Preto do Oeste

  • Conheça a Praça da Liberdade, local ideal para relaxar, o local possui um lago, rochas pelo chão e várias espécies de pássaros;
  • Passeie pelo Bosque Municipal, ideal para praticar esportes, possui quadra de vôlei e futebol, playground, pista de skate, quiosques e academias, passeio incrível e completo!!
  • Passeie no Parque Chico Mendes, atração mais visitada da cidade, o morro oferece uma visão encantadora da cidade, possui trilhas e rampas para esporte;
  • Se divirta no Rancho Coqueiral, local cortado por um rio e cercado por árvores da região e tem um belo espaço para festas;
  • Relaxe no Vale das Cachoeiras, local formado por muitas cachoeiras, lá está a maior do estado a Cachoeira do rio Mandi, além disso possui trilhas, piscinas e uma pousada;

Cascoal

Outra cidade turística para se conhecer é Cascoal, cidade conhecida como capital do café, possui aproximadamente 86.416 habitantes e está entre as principais cidades da região norte que possui melhor Índice de Desenvolvimento Humano.

A região não é muito famosa em outras cidades e costuma ser bem tranquila, sem muitos visitantes, mas possui grande potencial turístico. O município é dono de uma natureza incrível e se você curte esportes radicais, esse é o destino ideal!

O que fazer em Cascoal

  • Se divirta no Cascoal Selva Parque, o lugar contém diversas atividades para serem feitas, sendo o parque aquático a principal, possui tobogãs, piscinas, trilhas, salão de jogos, sorveterias entre outras coias;
  • Conheça o Museu da Imagem e Som, lá você encontra vários itens da história da cidade e aprende sobre a cultura;
  • Museu do Índio, onde você encontra artefatos indígenas, história dos nativos e muito mais;
  • Aproveite a Cachoeira do Protázio, possui área camping e quiosques para relaxar, além disso, tem o igarapé, a pesca esportiva e o pesque pague.
  • A cidade ainda possui a Lagoa Azul, a Lagoa do Parque Sabiá e a cachoeira na Linha 11;
  • Aproveite também os restaurantes da cidade e conheça a gastronomia!

Costa Marques

Fica a aproximadamente 713 quilômetros de Porto velho, a região tem ganhado bastante destaque no turismo, a cidade de Costa Marques faz parte do vale do Guaporé. Para você que procura um destino econômico que tenha praias, esse é o lugar certo!

A cidade possui belas praias de água doce para você relaxar, muitas delas possuem espaços para camping e barraquinhas de artesanatos e comidas típicas do local. A praia do Curralinho por exemplo, é bem acessível e é um passeio incrível, por lá existem gaivotas e tartarugas.

O que fazer em Costa Marques

  • Visite o real Forte do Príncipe da Beira, é o monumento mais antigo do estado e a maior construção de militares;
  • Praia do Curralinho, como já citada acima, é um destino incrível para curtir e relaxar;
  • Passeie no Vale do Guaporé, parque que oferece vários passeios ecológicos, trilhas e espécies de orquídeas amazônicas;
  • Reserva federal do Rio Cautário, possui águas limpinhas e várias espécies de peixes;
  • Conheça o Parque Nacional da Serra da Cutia, local que abrange muita biodiversidade;

Agora que você já conheceu um pouco sobre o estado e alguns destinos, comente qual deles mais lhe interessou! Acompanhe o site Agora Viagem e compartilhe esse artigo com amigos e familiares!

Perguntas frequentes sobre Viagens baratas para Rondônia

Qual a capital do estado de Rondônia?

A capital de Rondônia é a cidade Porto velho.

Em Rondônia existem muitos atrativos?

Sim, o estado de Rondônia possui diversas opções de lazer, como praias de água doce, trilhas, cachoeiras, museus, estabelecimentos entre outras coisas.