O que é turismo de aventura e onde pode ser praticado?

Você já deve ter ouvido falar em turismo de aventura, seja em uma roda de amigos, entre familiares ou então esporadicamente no jornal. De qualquer maneira, o turismo de aventura é uma modalidade que vem se destacando cada vez mais entre as opções de férias e nos pacotes de viagem nas agências de turismo aqui do Brasil. Enquanto o turismo “normal” proporciona sombra e água fresca para o turista, no de aventura é um pouco diferente e isso porque o intuito da modalidade é justamente a busca pela adrenalina e esportes radicais que possam levar seu corpo ao limite da emoção.

Infelizmente o turismo de aventura é muitas vezes associado a esportes perigosos e que são impossíveis de serem praticados pela maioria das pessoas, mas isso é um mito – e dos grandes – que existe. O intuito do turismo de aventura é exatamente o contato com a natureza e a realização de esportes que não possuem o cunho de caráter competitivo. 

Quando começou o turismo de aventura

Turismo de Aventura

Estima-se que o turismo de aventura na forma comercial aqui no Brasil começou por volta dos anos 70, mas sem uma clara distinção de quem trouxe pioneiramente a modalidade para o país, isso porque foram aparecendo de formas diferentes, em locais diferentes e com nomenclaturas divergentes.

Qual a relação do ecoturismo com o turismo de aventura 

O ecoturismo é justamente o turismo ecológico, que visa a preservação do meio cultural e natural do local, com atividades que não são prejudiciais ao ecossistema do ambiente. O turismo de aventura é (muitas vezes) feito em contato com a natureza e, assim como o ecoturismo, tem fortes vertentes de preservação do ambiente que se encontra. Quando os praticantes entram em contato com o ecossistema do lugar, a sua visão sobre a preservação dele é mais clara e sucinta.

Onde praticar turismo de aventura

Turismo de aventura também pode ser feito sem ser exatamente na natureza, em equipamentos que são construídos pelo homem, tanto nas áreas urbanas de uma cidade, quanto em lugares rurais, como ranchos de aventura por exemplo. O Brasil, possuindo uma grande extensão de territórios e vegetação, consegue ser o lugar perfeito para a prática da aventura.

  • Chapada dos Veadeiros: Um dos lugares mais procurados é com certeza a Cachoeira da Chapada dos Veadeiros que se localiza no estado de Goiás. Muito conhecido por suas quedas d’água, é principalmente muito usado para escaladas, sem contar nas trilhas que pode desfrutar.
  • Arraial do Cabo: Conhecido por suas águas cristalinas, a Praia de Arraial do Cabo é explorada principalmente para quem procura mergulhos aquáticos. Localizado no estado do Rio de Janeiro (veja outras viagens baratas no RJ aqui), é ótimo para quem está começando a se aventurar no turismo de aventura.
  • Boituva: Se você procura mesmo muita adrenalina, então pular de paraquedas é uma das opções mais aconselhadas. Boituva é onde se localiza a sede do paraquedismo no Brasil. Além do mais, você pode escolher partilhar esse momento em grupo ou sozinho com seu instrutor.

Embora não seja exatamente um turismo de aventura, a pesca esportiva é uma modalidade que pode ser praticada com algum viés do turismo de aventura. O intuito da pesca esportiva é se aventurar através de lugares para a pesca de peixes sem agredir o ecossistema natural do lugar. Os turistas com seus barcos de pesca entram em algumas aventuras e por dias, acampam em lugares mais afastados. Mas é sempre bom lembrar, o turismo de aventura não é turismo esportivo e por isso a pesca esportiva não se encaixa diretamente na categoria. De verdade, em qualquer estado que você procurar, irá encontrar essas e muitas outras opções que se encaixam no seu gosto pessoal. Basta ter em mente que tipo de experiências deseja ter.

Avalie