Pensando em viajar? O que precisa para tirar passaporte?

Você está pensando em viajar para o exterior, mas não tem a mínima idéia de como fazer para tirar o seu passaporte? Fique tranquilo, no presente artigo te daremos instruções sobre todo o procedimento necessário para esta etapa.

O que é o passaporte?

O passaporte é um documento importante que deve ser apresentado em viagens para fora do seu país de origem. Por esse motivo, é extremamente necessário que o cidadão que deseja viajar para o exterior, saiba como proceder para adquirir a primeira via do documento.

Passaporte para viajar

Documentos necessários para tirar passaporte

Para tirar o passaporte é necessário reunir os documentos exigidos, confiram quais são eles a seguir:

  • Documento de identificação com foto: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), RG, CTPS (Carteira de Trabalho Previdência Social) ou carteira funcional que é reconhecida através da Lei Federal. Para as pessoas que mudaram o nome, a certidão de casamento é necessária.
  • Comprovante de voto ou declaração de quitação com a justiça eleitoral nas últimas eleições, além do título de eleitor. Se não realizou a votação, será necessário pagar a multa estabelecida.
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF), não é preciso o documento original, pode ser o RG, CTPS ou CNH que constem o número do mesmo.
  • Para homens, apresentar o comprovante de quitação com serviço militar;
  • Caso seja naturalizado no país, será necessário apresentar o comprovante da realização dessa mudança na nacionalidade;
  • Para solicitar a segunda via do passaporte é necessária a apresentação da primeira via, caso contrário, haverá a cobrança de taxa. Em casos de roubo, o boletim de ocorrência deverá ser apresentado para isenção da taxa.
  • Carteira de identidade indígena ou declaração FUNAI/MJ para índios.
  • Menores de idade precisam apresentar a autorização dos pais, de acordo com a legislação e critérios da Polícia Federal.
  • Menores de 12 anos devem levar a certidão de nascimento, pois informações desta serão exigidas para preenchimento do formulário de solicitação do passaporte. Caso necessário, veja aqui como tirar a sua certidão de nascimento online.

Passo a passo de como tirar o primeiro passaporte

Após reunir os documentos, será necessário realizar o preenchimento se um formulário encontrado no site da Polícia Federal, informando dados como endereço atualizado, e-mail para contato e profissão.

Logo após, deverá clicar na opção “gerar protocolo” e imprimir a número para comprovar a solicitação e gerar o GRU (Guia de Recolhimento da União), que nada mais é uma taxa de pagamento para emissão do documento.

O valor para tirar o passaporte é de R$ 257,25, o qual após ser pago tem o prazo de até 3 dias úteis para que possa prosseguir com o processo. Após a liberação para continuar com a emissão, deverá ser realizado o agendamento nos postos de atendimento. É preciso comparecer na data e horário agendado, caso contrário, só poderá remarcar após 30 dias.

No dia do comparecimento é necessário apresentar o comprovante de pagamento do GRU e de agendamento, além do protocolo e documentos para tirar passaporte, como mencionado anteriormente. Será realizada a coleta de sua digital e uma foto.

Após concluir a solicitação da primeira via do passaporte, o prazo para recebimento é de até 6 dias úteis. O processo pode ser acompanhado no site, além disso, você receberá um e-mail informando o local para retirada do documento.

Somente o titular poderá realizar a retirada do passaporte no posto de atendimento, portando um documento original com foto. O prazo para retirada é de 90 dias, após esse período, o documento é cancelado. E ai caro leitor, gostou do nosso artigo? Agora que já sabe como tirar o seu passaporte, não perca esta oportunidade para fazer a sua viagem para o exterior, tire o seu passaporte agora mesmo e aproveite para conhecer as belezas que o mundo tem para nos proporcionar.

Avalie