Tive um imprevisto e terei que adiar a minha viagem. Saiba tudo o que fazer nessas situações e quais seus direitos.
Como funciona a remarcação de voo?
A primeira coisa que você precisa saber é que se caso a companhia aérea atrasar ou cancelar o voo, a solicitação pode ser solicitada pelo cliente sem custo, assim como o reembolso integral da passagem e a realocação em outro voo para o mesmo destino.
Quando a pessoa quer remarcar ou cancelar o voo, a companhia aérea permite a alteração dos dados do voo, porém pode cobrar uma taxa por isso. Por isso é fundamental que o passageiro esteja ciente das condições para solicitar a remarcação de voo assim que faz a compra da passagem. Importante também lembrar que passagem compradas na tarifa mais barata ou em promoções não costumam dar direitos a remarcação.
Quando for fazer a remarcação e já for aprovada, você terá o direito de fazer a solicitação em até três horas antes do embarque. Então procure a companhia aérea no tempo adequado e confira as demais condições para remarcar a passagem.
Caso chegue atrasado no aeroporto e ainda não tiver feito o check-in, poderá fazer a alteração, porém, a situação será vista como no-show (não comparecimento) pela companhia aérea e os valores podem mudar.
Taxas para a remarcação de voo

O passageiro precisará analisar com cautela se a remarcação de voo valerá apena. Dependendo do valor da taxa, junto com o valor da alteração do voo, pode ficar ainda mais cara do que uma nova passagem comprada.
Um exemplo para você entender melhor essa situação, seria se você tivesse comprado um bilhete aéreo por R$500 e, na época da remarcação do voo, o preço esteja R$560, você deverá pagar a diferença de R$60, mais a taxa da alteração. Cada companhia aérea é responsável pela sua própria taxa de remarcação. Veja abaixo os valores cobrados pelas principais companhia aérea em atividade no Brasil.
Taxas da Azul
Para a remarcação da passagem, a Azul cobra:
- Tarifas regulares: R$275 ou 100% da tarifa para compras no site ou mobile, e R$350 ou 100% da tarifa para compras feitas por call center ou no aeroporto;
- Tarifa imperdível: R$300 ou 100% da tarifa para compras o site ou mobile, e R$350 ou 100% da tarifa para compras feitas por call center ou no aeroporto.
- Já no caso do no-show, é cobrado R$370 ou 100%, independentemente da tarifa da passagem.
Taxas da Gol
Em voos nacionais e internacionais, a Gol possuem a mesma taxa, inclusive o no-show também tem a mesma taxa.
- Tarifa Promo: 100% da tarifa;
- Tarifa Light: 80% da tarifa;
- Tarifa Plus: 60% da tarifa;
- Tarifa Max: não há a cobrança de multa.
Taxas da LATAM
A LATAM não indica em seus sites o valores que são cobrados nos casos de no-show e de alteração de passagens aéreas compradas de formas tradicional, somente mostra os valores relativos ao resgate de pontos LATAM Pass para voar com a companhia, que são?
- Voos domésticos Economy: R$225;
- Voos na America do Sul Economy: R$302 ou 75 dólares;
- Voos na America do Sul Premium Economy e Premium Business: R$309,31 ou 75 dólares;
- Voos na America do Norte Economy e Premium Business: R$806 ou 200 dólares;
- Voos na Europa Economy e Premium Business: R$602 ou 150 dólares.
Política no-show

A passagem no-show ou “não comparecimento” em português, é compreendida pela companhia aérea quando um passageiro perde um voo ou deixa de embarcar e não avisa antecipadamente. Para que o viajante seja alocado em outro voo, ele deverá pagar uma multa.
A cobrança que a companhia aérea cobra é para cobrir o custo do assento vazio, pois não é permitido vender o lugar para outro cliente.
Dicas importantes que você precisa saber antes de remarcar um voo
Se você quiser ter o direito de arrependimento ou cancelamento de um voo, deverá se manifestar em até 24 horas, desde que a aquisição da passagem tenha sido feita em até 7 dias ou mais de antecedência em relação à data do voo. Essa regra vale para compras feitas pela internet ou lojas físicas.
Sempre é bom verificar se o voo foi cancelado antes de pedir o reembolso. Mas caso tenha feito o reembolso antes e não verificou que a companhia aérea já tenha feito a alteração, você terá cerca de 30 minutos para receber o que você pagou.
Se caso você conseguir antecipar no mesmo dia seu voo do que remarcar, terá um benefício. Talvez a antecipação vá ser gratuita e se for cobrada, tende a custar bem menos do que a remarcação. Mas fique atento, a antecipação não é garantia, dependendo da companhia, limitam a antecipação em até 6 horas antes do voo.
Caso tenha pedido reembolso de uma passagem, a companhia aérea tem direto de 7 dias para realizar o pagamento, no cartão de crédito pode levar mais tempo para aparecer no extrato, ou no caso de compras realizadas por agência de viagem.
Alteração de nome
Conforme a atualização da legislação da ANAC, o passageiro tem direito de fazer a alteração, a companhia tem a obrigação de realizar a correção do nome do titular da passagem gratuitamente caso esteja cadastrado com algumas divergência no momento da compra.
O passageiro tem que solicitar a correção antes de fazer o check-in, pois se após o check-in houver informações erradas, o embarque poderá ser negado.
Transferir minha passagem para outra pessoa é permitido?
A transferência não é permitida, sendo assim o ideal é fazer o cancelamento da passagem, que poderá ser gratuitamente solicitado até 24 horas após a compra e com antecedência mínima de 7 dias do voo. Caso o passageiro tenha perdido o voo, o passageiro poderá ainda fazer o cancelamento, mas terá que pagar uma taxa.
E aí? Gostou das nossas dicas?
Fique atento em todos os seus direito antes de pegar um voo ou fazer uma alteração. Acompanhe o nosso site Agora Viagem para mais dicas importantes.
Perguntas frequentes
Como antecipar a data do voo?
A solicitação deve ser realizada na data da viagem pelo site, aplicativo, totem de autoatendimento ou pelo programa “Conte Comigo”.
Tem que pagar apara antecipar voo?
Tem chance de ser gratuita a antecipação de voo, mas pode ocorrer uma cobrança de taxa dependendo da companhia.
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