Como planejar uma viagem de bike: dicas essenciais

Se o seu objetivo é realizar uma viagem de bicicleta, não basta apenas ter disposição e sair por aí pedalando, você deve antes de mais nada planejar uma viagem de bike.

Para praticar a atividade com segurança e conforto você deve ter alguns cuidados. Confira a seguir algumas dicas essenciais para planejar a sua viagem e evitar imprevistos. Confira!

Dicas essenciais para planejar uma viagem de bike

Como você deve saber toda viagem necessita de preparativos para prevenir contratempos básicos. No caso de uma viagem de bike, onde o ciclista está vulnerável à diversas situações como mau tempo e terreno, planejar a viagem é vital.

Descubra abaixo algumas dicas para planejar sua viagem em duas rodas Acompanhe!

Planejar viagem de bike

Prepare-se fisicamente

Ao planejar uma viagem de bike o principal desafio é cuidar do corpo. Quem anda de bicicleta apenas como hobby muitas vezes não costuma se preocupar com exercícios.

Entretanto, para realizar o cicloturismo onde você vai pedalar algumas centenas de quilômetros essa preparação é fundamental. Sendo assim, o primeiro passo para viajar de bike é treinar o seu corpo para isso.

Tenha um plano financeiro

Assim como viajar de ônibus, avião ou carro custa dinheiro viajar de bicicleta também. Não na mesma proporção, pois são gastos diferentes.

O primeiro passo é saber que você não estará trabalhando, o que significa que você deve sair nas suas férias ou folgas.

Em seguida, você deve fazer um levantamento com todos os gastos que você vai ter durante a viagem, incluindo hospedagem, comida e equipamentos para o percurso.

Se você tem dificuldade em anotar tudo o que precisa para se organizar, é interessante comprar um planner digital, pois vai ajudar muito no seu planejamento.

Faça exames físicos

Antes de iniciar sua viagem é importante realizar um check-up médico. Há muitos fatores que podem dar errado durante uma viagem de bicicleta, principalmente se ela for realizada em uma região com pouco acesso a hospitais e médicos.

Assim ao realizar exames físicos e descobrir se está tudo em ordem com a sua saúde sua viagem será muito mais tranquila.

Tenha seu equipamento

Durante o planejamento da sua viagem de bike é preciso adquirir os equipamentos necessários para isso.

Há alguns itens que não podem ficar de fora em qualquer trajeto e alguns mais específicos. Veja alguns exemplos:

  • Alforjes;
  • Bolsa de guidão;
  • Sapatilhas de ciclismo;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Cordas;

Também não podemos esquecer de uma boa bicicleta como a bicicleta cannondale que é a mais indicada para o cicloturismo.

Confira seus aparelhos eletrônicos

Além dos itens básicos que vimos acima, você também precisará de alguns acessórios elétricos e eletrônicos. Esses acessórios ajudam na navegação para que você tenha mais conforto e podem te ajudar em imprevistos. Confira quais são eles:

  • Celular;
  • GPS:
  • Bateria;
  • Carregador;
  • Cabos;
  • HD para backups de vídeos e imagens;
  • Lanterna;

Entre outros.

Planeje seu roteiro corretamente

Durante o planejamento de uma viagem de bicicleta um dos pontos mais importantes é analisar qual o melhor roteiro para a viagem.

Caso seja sua primeira viagem de bicicleta, o mais indicado é seguir um roteiro já testado por outros ciclistas principalmente os iniciantes. Há diversos roteiros planejados justamente para isso.

Nós nunca sabemos o que vamos enfrentar em uma viagem até realizá-la, sendo assim, busque um roteiro mais tranquilo e leve que tenha sido bastante testado.

Por outro lado, se quer realizar um trajeto próprio, o melhor é realizar um trajeto com a quilometragem que você aguenta percorrer por dia. Considerando o grande desgaste físico ao longo dos dias de viagem.

Para alguns é relativamente fácil conseguir pedalar muitos quilômetros no primeiro dia. Entretanto, suas pernas apresentaram sintomas de cansaço no segundo dia. Já nos próximos dias o cansaço acumulado será ainda maior.

Sendo assim, ao planejar uma viagem de bike, todas essas situações devem ser consideradas e não esqueça de adicionar alguns dias de descanso no meio da viagem.

Faça a manutenção da sua bicicleta

Assim como o carro que antes de sair de férias as pessoas precisam revisá-los, com a bicicleta acontece a mesma coisa, principalmente, pois uma mecânica especializada não é tão simples de encontrar.

Além do mais, algumas peças para troca podem ser difíceis de encontrar durante a viagem. Dessa forma, o mais indicado é revisar item por item antes de viajar.

Uma boa opção é assistir vídeos no YouTube para aprender como trocar peças e até corrigir problemas comuns. Existem tutoriais que podem ser bem úteis em caso de necessidade.

Além disso, entre seus equipamentos, leve alguns acessórios reserva para se prevenir contra acidentes, como bombas, câmaras de ar, pastilhas de freio e até correntes reservas.

E aí, gostou de aprender como planejar uma viagem de bike?

Não se esqueça de que o propósito do momento é curtir a viagem com segurança. Diante disso, tenha sempre um plano alternativo para conseguir voltar para casa caso seja necessário. Gostou de aprender mais sobre como se preparar para uma viagem de bike? Então, comece hoje mesmo a planejar a sua viagem!

Avalie