Quais são os países que precisam de visto?

Antes de viajar, conheça quais são os países que cobram esse documento tão importante.

Viajar pode ser um momento mágico na vida de todas as pessoas, principalmente porque, na maior parte dos casos, é a realização de um verdadeiro sonho. Por isso, o ideal é se planejar ao máximo para que todos os detalhes sejam devidamente respeitados e você identifique quais são os países que precisam de visto.

O visto é um documento importante que, por muitas vezes, irá liberar a sua entrada em terras estrangeiras. Sendo assim, é ideal que, antes de comprar a passagem, você identifique se o seu destino exige, ou não, a presença desse item para garantir que tudo corra bem.

Por que o visto é importante?

De acordo com a ResolVoo, muitas pessoas desejam viajar com frequência e, se não houvesse uma fiscalização adequada, era muito provável que as coisas saíssem do controle. Antes de saber quais países precisam de visto, é necessário saber o porquê da importância desse documento tão exigido.

Países que precisam de visto

Na maior parte dos casos, o visto é solicitado para que haja um controle de entradas e saídas em um determinado país. Além disso, também fica mais fácil controlar o tempo de permanência de um turista por aquelas terras, evitando que ele exceda o prazo estabelecido de permanência no ambiente.

Dessa maneira, torna-se ainda mais fácil fazer os cálculos dos censos demográficos, bem como calcular como anda a economia do país. Além disso, também é possível oferecer dados mais precisos sobre a quantidade de turistas que costumam visitar o local e como isso tem interferido no crescimento econômico.

Por que alguns países precisam verificar esse documento?

Existem muitos motivos para que o visto seja cobrado em alguns países e eles podem variar muito de acordo com o local escolhido para a sua viagem. No entanto, a principal justificativa é a possibilidade de reduzir os índices de imigração ilegal de estrangeiros para uma determinada área, o que pode ser controlado pelo documento.

Ao estabelecer uma obrigatoriedade para o porte do documento, o processo de escolha se torna ainda mais seletivo, fazendo com que apenas pessoas autorizadas e bem intencionadas possam vagar pelo território. Isso porque, durante a seleção, é necessário apresentar um comprovante de vínculo profissional no país de origem.

Mais uma das razões para que os países que precisam de visto cobrem esse documento é o tipo de regime político estabelecido no local. Além disso, essa exigência pode ser causada por algum fechamento ou limitação de fronteiras, reduzindo o índice de circulação de mercadorias pela região.

Além do que já foi dito anteriormente sobre os países que precisam de visto, a emissão do documento também pode ser necessária pelo motivo de a nação não ter uma relação muito boa com o Brasil. Em alguns locais, é possível dizer que não há nem mesmo um posto de representação consular brasileiro.

Quando é possível dispensar o visto?

Ainda que não pareça, em muitas situações é possível que a presença do visto seja desnecessária. Uma das principais é quando um passageiro consegue uma passagem para um determinado local e, nesse local, muitas conexões devem ser feitas para que se possa chegar ao destino final. Um dos países que se enquadra nessa descrição é Portugal (veja como pedir cidadania aqui).

Em uma situação como a mencionada anteriormente, os países acabam dispensando os viajantes, pois eles não sairão do aeroporto no meio dessas conexões. Dessa forma, a presença do visto acaba sendo dispensada mesmo em países que exigem a presença do documento caso queira visitá-los.

Caso você opte por um tipo de conexão mais longa, o “stopover”, será necessário ter alguns cuidados para não acabar esbarrando em alguma burocracia muito extensa em outro país. Em casos assim, você precisará pesquisar com alguns dos representantes diplomáticos do país no Brasil se a dispensa é válida ou se será necessário requerer um visto de trânsito.

Também há outro cenário bastante específico com relação à dispensa de visto. No Canadá, os brasileiros não precisam de visto para entrar no país caso já possuam um americano válido. Sendo assim, se esse for o seu caso, não será necessário passar por toda a burocracia da retirada de documentos.

Quais são os países que precisam de visto?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância do visto e do porquê de adotá-lo para fazer uma viagem, está na hora de conhecer os países que precisam de visto. É sempre bom estar atualizado para não acabar correndo o risco de ser barrado antes mesmo de chegar ao seu destino final.

São muitas as nações que estabelecem essa documentação como sendo obrigatória. Na maior parte dos casos, isso tem relação com a necessidade de não permitir que os estrangeiros acabem ficando por aquelas terras e, consequentemente, causando um desequilíbrio econômico.

Veja, abaixo, quais são os países que precisam de visto:

  • América: Estados Unidos, Canadá, Cuba.
  • África: Camarões, Nigéria, Cabo Verde, Angola, Egito, Moçambique.
  • Europa: Moldova.
  • Oceania: Ilhas Salomão, Austrália, Papua-Nova Guiné, Vanuatu.
  • Ásia: Japão, Índia, China, Nepal, Taiwan, Butão, Vietnã.

É importante lembrar que o caso do Canadá já foi explicado anteriormente: se você já possui um visto americano válido, não é necessário ir em busca desse documento mais uma vez. Além disso, se você quer ter uma lista mais ampla de países, é possível acessá-la por meio do Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores.

Quais os documentos necessários para tirar o visto?

É importante lembrar que, depois de conhecer os países que precisam de visto, cada uma das nações pode definir os documentos solicitados de uma maneira diferente. Sendo assim, em alguns casos, é possível que haja uma alteração sem aviso prévio. Isso pode acontecer para facilitar ou dificultar o processo de emissão.

No entanto, de uma maneira geral, é sempre bom separar os documentos que são comumente cobrados entre os países na hora da retirada da sua papelada para a viagem. O primeiro deles é o passaporte válido por, pelo menos, seis meses e todos os comprovantes de renda que comprovem vínculo laboral, educacional ou familiar no Brasil.

Também será necessário que você preencha um formulário de solicitação de visto e, se houver essa exigência, participe de uma entrevista com o cônsul na embaixada do próprio país. É importante lembrar, também, que nem todos os destinos irão contar com essa etapa em específico.

Em alguns países que precisam de visto, o processo da entrevista pode ser presenciado de maneira eletrônica. A Austrália, a China e o Japão contam com esse processo para facilitar a entrada dos turistas na região e, também, para otimizar a etapa.

Se tiver qualquer problema com voo cancelado, bagagem extraviada ou voo atrasado, entre em contato com a ResolVoo. Lá tem vários especialistas disponíveis para lhe atender e resolver seu problema rapidamente.

Avalie