O que fazer em Vitória? Melhores dicas de passeios na capital capixaba!

3/5 - (4 votos)

Vai viajar e está em busca do que fazer em Vitória? Relaxe! Nesse artigo de hoje do Agora Viagem disponibilizaremos muitas dicas sobre o destino para você aproveitar, bem como pontos turísticos e passeios, acompanhe!

Para quem não conhece, Vitória é a capital do Espírito Santo, é um destino que além de reunir belas paisagens, abriga ótimas praias e pontos turísticos interessantíssimos para os seus visitantes aproveitarem!

Portanto, é um destino que não pode faltar na sua lista de cidades para conhecer no Brasil, e para te ajudar a montar um roteiro de passeios por lá, preparamos esse artigo com várias dicas imperdíveis, acompanhe todos os detalhes!

Mais sobre Vitória

O que fazer em Vitória? ? Conheça agora!
O que fazer em Vitória? ? Conheça agora! Foto: Pinterest / Pixabay

Vitória é um lugar repleto de belezas naturais e atrativos incríveis, sendo em sua maioria ao ar livre e totalmente gratuitos, por isso os seus visitantes costumam encontrar ótimas opções de lazer durante várias épocas do ano! Por lá você pode escolher entre praias, museus, centro históricos, parques e diversas outras coisas! Ah e não podemos deixar de mencionar a sua culinária, de dar água na boca!

Aliás, você sabia que Vitória é uma das três ilhas capitais do Brasil? Isso mesmo, juntamente com Florianópolis e São Luís, sendo a segunda capital menos populosa, atrás somente atrás de Palmas! Vale destacar também, que a cidade possui um dos melhores IDH dentre as capitais do Brasil.

Se você precisava de um empurrãozinho para organizar a sua viagem para Palmas, chegou a hora! Acompanhe o artigo e fique por dentro de diversas dicas importantes sobre o destino!

Quando ir à Vitória?

Para planejar uma viagem ideal e ficar longe de possíveis imprevistos, é importante que você saiba um pouco sobre o clima da cidade e qual a época mais adequada para visitá-la! Em Vitória raramente faz frio, por isso é um destino que pode ser visitado durante o ano inteiro.

No verão o fluxo de turistas na cidade fica bem maior, já que o litoral capixaba conta com ótimas praias para lazer! As temperaturas no verão variam entre 23°C e 30°C, já no inverno elas ficam entre 18°C e 26°C. Vale destacar também, que o período chuvoso ocorre de outubro a janeiro.

Pode te ajudar: Telefone e demais contatos da Rodoviária de Vitória!

Mas afinal, o que fazer em Vitória?

Agora que você já conferiu algumas informações importantes sobre o destino, chegou o momento de falarmos sobre o que ele tem a oferecer aos seus visitantes, bem como áreas de lazer, atrações turísticas e passeios! Se você quer ficar por dentro de tudo isso, é só continuar a leitura!

Vale destacar que as praias da cidade estão entre as suas principais atrações, mas além disso há atrações históricas, parques, museus, praças, construções e muitas outras coisas. Acompanhe!

Praias de Vitória

Praia de Camburi
Praia de Camburi Foto: Pinterest

Para começar, nada mais justo do que citarmos as belas praias de Vitória para incluir em seu roteiro de passeios na cidade! Vitória é cercada pelo mar, já que estamos falando de uma ilha e por isso conta com praias para todos os estilos.

A praia mais extensa da capital é a Praia de Camburi, marcada pelo Píer de Iemanjá e pelo belo calçadão, onde estão localizado ótimas opções de quiosques! Outras praias bastante populares é a Praia Curva, com mar calmo e variedade de barracas pé na areia e as Praias da Ilha do Boi, um dos bairros mais chiques de Vitória! Outras praias para aproveitar em Vitória:

  • Praia do Canto;
  • Curva da Jurema;
  • Ilha dos Frades;
  • Praia das Castanheiras;

Centro Histórico de Vitória

Centro Histórico de Vitória
Centro Histórico de Vitória Foto: Flickr

Na lista de coisas que você não pode deixar de fazer em Vitória, inclui-se também dar um passeio pelo seu belo Centro Histórico, que reúne patrimônios extremamente importantes para a cidade, como o Teatro Carlos Gomes, o Palácio Anchieta, a Catedral Metropolitana e o Museu de Artes do Espírito Santo. Há um City Tour em Vitória onde você pode conhecer cada detalhe do seu Centro Histórico!

Catedral Metropolitana de Vitória

Catedral Metropolitana de Vitória
Catedral Metropolitana de Vitória Foto: Pixabay

Localizada no Centro Histórico de Vitória está a famosa Catedral Metropolitana, que teve sua construção iniciada no ano de 1920 e finalizada na década de 70! A construção ocupa o lugar da antiga Matriz da cidade, a Igreja Nossa Senhora da Vitória.

A nova construção da igreja conta com arquitetura eclética e estilo gótico, destacando os seus lindíssimos vitrais coloridos em suas paredes! Foi tombada em 1984 pelo Conselho Estadual de Cultura e hoje é um dos cartões postais de Vitória!

Talvez você esteja procurando: Telefone e demais contatos do Aeroporto de Vitória!

Palácio Anchieta

Palácio Anchieta
Palácio Anchieta Foto: Facebook

Como citamos anteriormente, o Palácio Anchieta está localizado no Centro Histórico de Vitória, e é onde fica a sede do governo do estado do Espírito Santo! A construção é uma das mais antigas sedes de governo do Brasil, iniciada em 1551 e concluído em 1935.

Por isso, é considerada um patrimônio cultural do estado, não deixe de fazer uma visita em família ao local, aproveite para fazer com um guia que lhe contará a história do palácio.

Píer de Iemanjá

Píer de Iemanjá
Píer de Iemanjá Foto: Wikipédia

Outro ponto turístico bastante famoso de Vitória é o Píer de Iemanjá, localizado entre o Rio Santa Maria e o canto direito da Praia de Camburi, com cerca de 350 metros de extensão com belíssimas paisagens!

O local é bastante procurado para a pesca, a devoção religiosa, caminhadas ou apenas para sentar e apreciar a bela paisagem da região! Por lá você pode avistar tartarugas marinhas e no fim uma estátua de Iemanjá!

Projeto Tamar

Projeto Tamar
Projeto Tamar Foto: Terra Capixaba

O Projeto Tamar é outra visita super interessante que você não pode deixar de fazer em Vitória, especialmente se estiver viajando com crianças! O local conta com dois tanques de 30 mil litros de água para os visitantes observarem tartarugas marinhas, por lá você ainda pode presenciar palestras sobre a vida e a preservação dos animais.

O centro fica localizado a Ilha do Papagaio em uma área adjacente à Praça do Papa, os tanques abrigam filhotes e espécies adultas de tartarugas marinhas, como tartarugas verdes, cabeçuda e oliva, vale super a pena visitar! No local também há espaço temáticos, lojinha e um mirante com vista lindíssima!

Paneleiras de Goiabeiras

Paneleiras de Goiabeiras
Paneleiras de Goiabeiras Foto: Flickr

As Paneleiras de Goiabeiras é uma associação em Vitória onde são produzidos um dos principais símbolos da cultura capixaba, as famosas panelas de barro! A fabricação das panelas ultrapassa gerações e é considerada patrimônio cultural e imaterial do Espírito Santo, onde é servida a típica Moqueca Capixaba!

É uma visita super interessante se você está em busca do que fazer em Vitória, inclusive é uma boa opção para comprar uma autêntica panela de barro, com ótima qualidade e preços acessíveis.

Veja também: Melhores opções de viagens baratas no estado do Espírito Santo!

Parque Pedra da Cebola

Parque Pedra da Cebola
Parque Pedra da Cebola Foto: Flickr

Outra opção bastante interessante para visitar em Vitória é o Parque Pedra da Cebola, local que abriga um dos maiores cartões postais da cidade, um pedra enorme em formato de cebola, originando o seu nome!

Além disso o parque abriga lagos, um belíssimo jardim e espaços ótimos para fazer piqueniques, é o lugar ideal para quem busca passeios em família! O Parque Pedra da Cebola está entre os bairros de Jardim da Penha e Mata da Praia!

Feirinha da Praça dos Namorados

Feirinha da Praça dos Namorados
Feirinha da Praça dos Namorados Foto: Prefeitura

Para quem quer aproveitar a cidade para fazer uma comprinhas e aproveitar a gastronomia tradicional de Vitória, não perderá um passeio pela Feirinha da Praça dos Namorados, na Praia do Canto, todos os sábados e domingos a partir das 18 horas.

Por lá você encontrará dezenas de barraquinhas vendendo os mais variados produtos, como bordados, roupas, acessórios, objetos decorativos, bijuterias e claro, muitas delícias típicas da região! Vale super a pena visitar!

Moqueca Capixaba

Moqueca Capixaba
Moqueca Capixaba Foto: Prefeitura

Viajar para Vitória e não se deliciar com uma tradicional Moqueca Capixaba é um verdadeiro crime! A moqueca vai muito além de um prato típico, ele faz parte de toda a cultura do Espírito Santo, envolvendo uma série de tradições, como a famosa panela de barro!

Um lema do estado é “Moqueca é Capixaba, o resto é peixada”, já que é um dos pratos típicos mais famosos da região! O prato conta com o uso de apenas temperos naturais, como o coentro! Há vários estabelecimentos que servem a tradicional Moqueca Capixaba, aproveite!

  • Vale destacar que a moqueca é um ensopado à base peixe ou frutos do mar, temperada com pimentas e outras ervas, no caso da capixaba, totalmente com temperos naturais, e de origem indígena, como tomate, cebola, coentro e urucum!

Antes de ir embora, veja também: Vantagens de morar no Espírito Santo

E aí, gostou?

E aí viajante, gostou de acompanhar esse artigo que o Agora Viagem preparou para você? Aproveite para deixar um comentário abaixo nos contando, estamos sempre de olho por lá! Acompanhe nosso site, deixe suas estrelinhas para nos ajudar e até a próxima!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Vitória

Por que ir à Vitória?

Vitória é um lugar repleto de belezas naturais e atrativos incríveis, sendo em sua maioria ao ar livre e totalmente gratuitos, por isso os seus visitantes costumam encontrar ótimas opções de lazer durante várias épocas do ano! Por lá você pode escolher entre praias, museus, centro históricos, parques e diversas outras coisas! Ah e não podemos deixar de mencionar a sua culinária, de dar água na boca!

Quais as principais curiosidades de Vitória?

Você sabia que Vitória é uma das três ilhas capitais do Brasil? Isso mesmo, juntamente com Florianópolis e São Luís, sendo a segunda capital menos populosa, atrás somente atrás de Palmas! Vale destacar também, que a cidade possui um dos melhores IDH dentre as capitais do Brasil todo.

Quando ir à Vitória?

Em Vitória raramente faz frio, por isso é um destino que pode ser visitado durante o ano inteiro. No verão o fluxo de turistas na cidade fica bem maior, já que o litoral capixaba conta com ótimas praias para lazer! As temperaturas no verão variam entre 23°C e 30°C, já no inverno elas ficam entre 18°C e 26°C. Vale destacar também, que o período chuvoso ocorre de outubro a janeiro.

Qual é o prato típico mais famoso de Vitória e do estado?

Viajar para Vitória e não se deliciar com uma tradicional Moqueca Capixaba é um verdadeiro crime! A moqueca vai muito além de um prato típico, ele faz parte de toda a cultura do Espírito Santo, envolvendo uma série de tradições, como a famosa panela de barro! O prato conta com o uso de apenas temperos naturais, como o coentro! Há vários estabelecimentos que servem a tradicional Moqueca Capixaba, aproveite

Como é a base da Moqueca Capixaba?

Vale destacar que a moqueca é um ensopado à base peixe ou frutos do mar, temperada com pimentas e outras ervas, no caso da capixaba, totalmente com temperos naturais, e de origem indígena, como tomate, cebola, coentro e urucum!

O que fazer em Vitória?

Há muito o que fazer em Vitória, algumas das coisas que você não pode deixar de fazer é conhecer as suas belas praias, passear pelo seu Centro Histórico, conhecer a Catedral Metropolitana, visitar o Palácio Anchieta, o Projeto Tamar, o Parque Pedra da Cebola, a Feirinha da Praça dos Namorados entre outras coisas!

Há muito o que fazer em Vitória?

Com certeza! Vitória tem muito a oferecer aos seus visitantes, bem como áreas de lazer, atrações turísticas e passeios variados, vale destacar que as praias da cidade estão entre as suas principais atrações, mas além disso há atrações históricas, parques, museus, praças, construções e muitas outras coisas. Se você precisava de um empurrãozinho para organizar a sua viagem para Palmas, chegou a hora! Acompanhe o artigo e fique por dentro de diversas dicas importantes sobre o destino!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *