O que fazer em Santa Catarina? Melhores lugares para conhecer!

5/5 - (1 voto)

Está em busca do que fazer em Santa Catarina? Podemos dizer que essa não é uma tarefa nada complicada, já que a região possui milhares de atrativos turísticos! Por isso, a seguir no artigo iremos te mostrar as melhores opções de passeios por lá!

A região sul do país é dividida em três estados, sendo Santa Catarina um deles, para falar a verdade esse é o que mais possui belezas naturais e atrativos turísticos para os seus visitantes, por isso você não pode deixar de conhecer!

A seguir conheça um pouco mais sobre o destino e o que te espera e logo a seguir iremos te mostrar uma lista que separamos dos melhores passeios e atrações turísticas para conhecer em Santa Catarina, por isso acompanhe!

Mais sobre Santa Catarina

O que fazer em Santa Catarina? Saiba tudo!
O que fazer em Santa Catarina? Saiba tudo! Foto: Pinterest

Pois bem, Santa Catarina é um dos estados que mais possuem atrações turísticas para os seus visitantes e elas englobam todos os gostos possíveis de turistas! Por lá existem cidades históricas, praias paradisíacas, serras e montanhas convidativas á um passeio de aventura e muitos lugares relaxantes para descansar!

Você sabia que Santa Catarina foi colonizada por italianos e alemães? E que algumas cidades ainda preserva todas as tradições deixadas por eles? Isso mesmo! Para conhecer toda essa riqueza, cultural, histórica e natural, embarque em uma viagem para Santa Catarina agora mesmo!

Segurança em Santa Catarina

Para ter uma viagem tranquila e despreocupada, é importante que você saiba mais algumas coisas sobre o destino! Para começar, podemos dizer que em Santa Catarina não existem cidades gigantescas, por isso você irá se sentir bem à vontade!

Santa Catarina é considerado o segundo estado mais seguro do Brasil, você pode perguntar aos moradores, que dificilmente irão escutar tiros ou casos de violência, o que é muito mais comum em outros estados brasileiros.

Mas de qualquer forma, você não pode deixar de ter cuidado, ele deve existir em qualquer lugar do mundo, pois nunca sabemos quando um imprevisto irá ocorrer! Por isso, é sempre bom ter um seguro-viagem para as suas viagens tanto nacionais, quanto internacionais!

Quando ir a Santa Catarina?

Mulheres na praia no verão
Verão em Santa Catarina Foto: Pixabay

Para conseguir organizar a sua viagem, também importante conhecer um pouco sobre o clima da região! O estado localizado na região sul do Brasil, se encontra com uma espécie de clima subtropical úmido, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, sem contar as variações de temperaturas sazonais, que não são muito altas!

Além disso, Santa Catarina possui quatro estações bem distintas, os invernos são rigorosos, especialmente quando se trata das regiões montanhosas, as chuvas são menos abundantes no outono e inverno, nos meses entre abril e agosto! As temperaturas por lá variam muito com a altitude, nos planaltos as temperaturas são mais baixas no inverno e no verão as temperaturas máximas ficam em torno dos 23°C.

Ao longo da costa catarinense, as temperaturas são mais amenas, por exemplo em Florianópolis, as temperaturas variam entre 29°C em janeiro e fevereiro e 20°C em julho! Por isso, a melhor época para aproveitar o litoral do estado, é entre dezembro e março, e a melhor época para ver a neve é no inverno!

Veja também: Saiba tudo sobre como é morar em Santa Catarina!

Mas afinal, o que fazer em Santa Catarina?

Agora que você já sabe algumas informações importantes sobre o destino, chegou a hora de planejar a sua viagem! Acompanhe a seguir as melhores opções de passeios e pontos turísticos para conhecer em Santa Catarina, com certeza você vai se encantar com cada lugar maravilhoso para conhecer por lá!

Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do Rastro
Serra do Rio do Rastro Foto: Pixabay

Se você está organizando uma lista de passeios em Santa Catarina. Com certeza não poderia deixar a Serra do Rio do Rastro de fora do seu roteiro! Entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, está a Serra do Rio do Rastro, um dos maiores cartões postais do estado!

A serra possui mais de 15 quilômetros de estrada que parece uma montanha russa, com diversas descidas e subidas totalmente íngremes, com vista para o abismo apenas com muretas protegendo! Pir lá, não deixe de conhecer o Mirante da Serra do Rio do Rastro, a Usina Eólica e o Cânion Funil!

Urubici e a Serra Catarinense

Serra Catarinense
Serra Catarinense Foto: Pixabay

Para os amantes de frio, não poderíamos de citar esse destino encantador em Santa Catarina, outro cartão postal do estado! Para sentir o frio bem de perto, a dica é reservar uns dias na Serra Catarinense, principalmente na cidade de Urubici!

Por lá você não pode deixar de fazer um bom acampamento e partir para diversos passeios incríveis na cidade! Não deixe de se aventurar no Cânion Espraiado com uma subida de 12 km e dirigir pela famosa Serra do Corvo Branco, que são apenas alguns dos passeios pela região!

Nova Veneza

Nova Veneza
Nova Veneza Foto: G1

Nova Veneza é outro destino simplesmente encantador em Santa Catarina, foi fundada no ano de 1891, com a vinda de cerca de 400 famílias da Veneza e da Itália, até que a Colônia Nuova Venezia de emancipava de Criciúma a partir de 1958!

O local é rodeado por cadeias de montanhas e preserva totalmente os costumes, as tradições e as culturas trazidas dos imigrantes italianos, incluindo o famoso Carnavalle de Venezia. O autêntico baile de carnaval no estilo veneziano, na segunda quinzena de junho, é imperdível!

Mariscal

Mariscal
Mariscal Foto: Pinterest

Agora indo mais para o litoral de Santa Catarina, que tal um passeio pelo Mariscal, na cidade de Bombinhas? Com certeza você vai amar a cidade que abriga a famosa praia do Mariscal, é uma praia excelente e com pouco movimento!

O local da praia é muito bem estruturado, com várias opções de hospedagens, calçada para caminhada, bares e restaurantes, água limpinha e perfeita para um bom banho de mar, afinal, quem não gosta de curtir uma praia em pleno calor?

Veja também: Melhores opções de viagens baratas em Santa Catarina!

Praia de Laranjeiras e Ilha das Cabras

Praia de Laranjeiras
Praia de Laranjeiras Foto: Pinterest

Que Balneário Camboriú é uma cidade turística impecável nos já sabemos, mas você já conhece a Praia de Laranjeiras por lá? É uma das praias mais frequentadas pelos turistas da cidade, principalmente na alta temporada! A praia tem um mar super tranquilo, ideal para quem viaja com crianças!

A Ilha das Cabras é um local de preservação ambiental, por isso não é habitada, é para os que gostam de muito sossego e aventura, já que o acesso é feito somente por barco! É um local encantador, vale a pena conhecer!

Jurerê

Jurerê
Jurerê Foto: Pinterest

Ainda no litoral de Santa Catarina, você poderá encontrar essa belíssima praia, a Jurerê internacional!  Essa praia fica em uma das regiões mais nobres da cidade de Florianópolis e é uma das mais famosas de lá!

E não é para menos, pois o bairro em que a praia se localiza é muito bem estruturado para atender as todas as necessidades dos turistas, contando com ótimos hotéis, bares, restaurantes, baladas, lojas e muito mais! Quem ainda não conhece, que não perca tempo!

Beto Carrero

Castelo das Nações do Beto Carrero World
Castelo das Nações do Beto Carrero Foto: Reprodução

Aproveitando um pouco mais o litoral de Santa Catarina, que tal conhecer a cidade de Penha e aproveitar um dia incrível em família no famoso Beto Carrero? Já que esse é o maior parque temático da América Latina, não poderia ficar de fora do seu roteiro de passeios pelo estado!

O parque possui mais de 100 atrações incríveis para toda a família, com brinquedos super radicais para os aventureiros e atrações mais tranquilas para crianças, como os 7 shows ao vivo que acontecem diariamente por lá! Você pode aproveitar comprando um pacote Beto Carrero ou até mesmo passaporte para curtir por mais de 1 dia. Com certeza você não vai perder, não é mesmo?

Leia também: Como chegar no Beto Carrero?

Itapema

Itapema
Itapema Foto: Pinterest

Essa é uma das cidades mais procuradas de Santa Catarina, já que o local não brinca em serviço quando o assunto é infraestrutura! Em Itapema você irá encontrar uma das melhores estruturas turísticas, com um comércio completo.

Por lá você ficará indeciso com tantas opções de restaurantes e bares para conhecer, inclusive baladas e shoppings, com certeza Itapema não pode fugir do seu roteiro de passeios, reserve uns dias e conheça a região!

Joinville

Joinville
Joinville Foto: Prefeitura

Essa é a maior cidade que você irá encontrar em todo o estado de Santa Catarina, a cidade fica a cerca de 185 quilômetros de Florianópolis e é um destino ideal para os amantes de dança e da cultura alemã, que é bem presente por lá!

No mês de julho acontece um dos maiores festivais de dança do mundo em Joinville, que recebe viajantes de todos os países, reserva uns dias para apreciar as construções alemãs da cidade e o festival!

Veja também: Melhores destinos para passar o verão 2023!

E aí, gostou?

Agora que chegamos ao fim, aproveite para deixar um comentário abaixo nos contando o que achou desse artigo e qual desses destinos catarinenses mais lhe interessou, estamos ligadinhos nos comentários!

Acompanhe o Agora Viagem para saber mais dicas de viagens, deixe suas estrelinhas para nos ajudar, compartilhe o artigo com outras pessoas e até a próxima!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Santa Catarina

Por que viajar para Santa Catarina?

Santa Catarina é um dos estados que mais possuem atrações turísticas para os seus visitantes e elas englobam todos os gostos possíveis de turistas! Por lá existem cidades históricas, praias paradisíacas, serras e montanhas convidativas a um passeio de aventura e muitos lugares relaxantes para descansar!

Como é a segurança em Santa Catarina?

Santa Catarina é considerado o segundo estado mais seguro do Brasil, você pode perguntar aos moradores, que dificilmente irão escutar tiros ou casos de violência, o que é muito mais comum em outros estados brasileiros. Mas de qualquer forma, você não pode deixar de ter cuidado, ele deve existir em qualquer lugar do mundo, pois nunca sabemos quando um imprevisto irá ocorrer!

Quando viajar para Santa Catarina?

Ao longo da costa catarinense, as temperaturas são mais amenas, por exemplo em Florianópolis, as temperaturas variam entre 29°C em janeiro e fevereiro e 20°C em julho! Por isso, a melhor época para aproveitar o litoral do estado, é entre dezembro e março, e a melhor época para ver a neve é no inverno!

O que fazer em Santa Catarina?

·         Serra do Rio do Rastro;
·         Urubici e Serra Catarinense;
·         Nova Veneza;
·         Mariscal;
·         Praia de Laranjeiras e Ilha das Cabras;
·         Jurerê;
·         Beto Carrero;
·         Itapema;
·         Joinville;

Como é o clima de Santa Catarina?

Santa Catarina possui quatro estações bem distintas, os invernos são rigorosos, especialmente quando se trata das regiões montanhosas, as chuvas são menos abundantes no outono e inverno, nos meses entre abril e agosto! As temperaturas por lá variam muito com a altitude, nos planaltos as temperaturas são mais baixas no inverno e no verão as temperaturas máximas ficam em torno dos 23°C. Ao longo da costa, as temperaturas são mais amenas, por exemplo em Florianópolis, as temperaturas variam entre 29°C em janeiro e fevereiro e 20°C em julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *