O que fazer em Roma? Principais pontos turísticos da capital italiana!

Avalie

Vai viajar, mas não sabe o que fazer em Roma? A capital da Itália oferece muitas atrações para os seus turistas, e por isso nós vamos te ajudar com a indicações dos melhores passeios e pontos turísticos para conhecer por lá!

Quando falamos de Roma, estamos falando de uma das cidades mais antigas do ocidente, com milhares de anos de história, sendo um dos destinos mais procurados do mundo, são mais de 8 milhões de turistas em Roma todos os anos!

Por isso, visitar essa cidade tão história deve estar na sua lista de viagens, e para te ajudar a saber o que conhecer por lá primeiro, preparamos esse artigo com várias indicações de passeios imperdíveis, por isso acompanhe!

Mais sobre Roma

O que fazer em Roma? Saiba tudo!
O que fazer em Roma? Saiba tudo! Foto: Pixabay

Roma é um destino que encanta turistas de todas as partes do mundo, já que abriga consigo um verdadeiro patrimônio histórico, religioso e cultural, são mais de 2.500 anos de história, misturando tesouros valiosos com o charme de uma cidade cosmopolita! Por isso, em Roma você encontrará os melhores museus, diversas construções históricas e uma variedade imensa de pontos turísticos!

A capital da Itália foi fundada no ano de 753 a. C., atualmente conta com cerca de 2,8 milhões de habitantes e recebe todos os anos mais de 8 milhões de turistas, sendo um dos destinos que mais encanta as pessoas!

Por isso, saber as atrações principais da cidade e quais pontos turísticos conhecer primeiro, é extremamente importante, assim você consegue aproveitar mais a cidade! Confira a seguir todas as nossas dicas de passeios!

Veja agora: Como fazer agendamento no consulado italiano, saiba tudo!

Mas afinal, o que fazer em Roma?

Talvez organizar um roteiro de passeios em Roma não seja uma tarefa muito fácil, já que estamos falando de uma das cidades mais antigas do ocidente, com uma imensidão de pontos turísticos, por isso, você deve conhecer em uma primeira viagem os mais importantes!

Coliseu

Coliseu
Coliseu Foto: Pixabay

Impossível falar sobre os pontos turísticos de Roma, e não começar falando sobre o Coliseu, a construção histórica construída há quase 2 mil anos atras, e até hoje é um dos maiores cartões postais de Roma, recebendo todos os anos mais de 4 milhões de turistas!

O Coliseu começou a ser construído em 72 d. C. servindo como uma diversão para os romanos, sediou grandes lutas dos gladiadores e apresentação da Roma Antiga, sendo o maior símbolo do Império Romano!

Essa é com certeza uma construção impressionante, não apenas pelo seu tamanho e pelos seus blocos de pedra, mas também por toda a sua história! Faça uma visita guiada ao Coliseu, para conhecer melhor o local! E uma dica é comprar o seu ingresso antecipadamente.

Fórum Romano, Monte Palatino e Circo Máximo

Fórum Romano, Monte Palatino e Circo Máximo
Fórum Romano, Monte Palatino e Circo Máximo Foto: Flickr

Essas três construções também são de extrema importância para Roma, recebendo milhares de turistas ao longo do ano e por isso você deve aproveitar para fazer uma visita! O Fórum Romano foi o local em que se encontrava todo o centro comercial da Roma Antiga, onde os cidadãos se reuniam e falavam de negócios, direito, política e religião!

O Monte Palatino é uma das sete colinas de Roma, foi o lugar onde nasceu a cidade, segundo o mito de Rômulo e Remo, onde os gêmeos foram jogados ao Rio Tibre por um rei tirano, e encontrados por uma loba, que os levou a uma caverna e os amamentou! Cada um seguiu o seu caminho até a fundação de Roma. Por ali ficam as ruínas da Casa de Augusto, um dos imperadores do Império Romano.

E por fim, temos o Circo Máximo, outra ruína preservada, onde aconteciam as corridas de biga, reunindo cerca de 150 mil romanos para assistir! Aproveite um super passeio em família por esses pontos turísticos importantíssimos de Roma!

Fontana di Trevi

Fontana di Trevi
Fontana di Trevi foto: Pixabay

A Fontana di Trevi é a maior fonte de Roma, com 26 metros de altura, por 20 de largura! Esse com certeza é outro passeio imperdível na capital italiana, seja durante o dia ou durante a noite! O local foi cenário de muitos filmes, sendo um ícone, projetada por Nicola Salvi!

A fonte fica localizada bem no coração da capital, e por isso é um ponto turístico que sempre está bem movimentado, rendendo belas fotos aos visitantes! Vale mencionar, que uma tradição dos visitantes, é jogar de costas uma moeda nas águas da fonte, com o intuito de trazer boa sorte e retorno à Roma!

Pantheon e Praça da Rotonda

Pantheon
Pantheon Foto: Pixabay

No centro histórico de Roma, você pode encontrar o Pantheon, um antigo templo romano dedicado aos deuses e convertido em igreja, tendo o nome de Basílica de Santa Maria e Mártires em Roma. Não deixe de conhecer o local, que é impressionante!

O local impressiona pela sua arquitetura, com formato circular e com enorme pé direito, com uma cúpula singular, tendo 43 metros de diâmetro com abertura central, onde passa a luz e a chuva. Dentro dele, estão os túmulos de grandes personalidades da história italiana, como dois reis!

Como o local é uma igreja, o acesso é totalmente gratuito e fica localizado na Praça da Rotonda! No local acontecem missas que você pode participar, basta ficar atento aos horários!

Veja também: Praias da Itália que você deveria conhecer, saiba mais!

Museus Capitolinos

Museus Capitolinos
Museus Capitolinos Foto: Flickr

Os museus ficam situados em dois palácios unidos por uma passagem subterrânea, são considerados os museus mais antigos da capital italiana e por isso não de extrema importância para a cidade! São prédios construídos no ano de 1471, na Piazza del Campidoglio.

No local há um grande acervo de obras pictóricas e escultóricas romanas expostas nos palácios, inclusive há a famosa figura da Loba Capitolina, representando a narrativa da história da cidade!

Praça Veneza

Praça Veneza
Praça Veneza Foto: Pixabay

A Praça Veneza é outra incrível atração de Roma que não pode faltar no seu roteiro de passeios, já que é possível ter acesso ao Palácio Veneza, que é uma das primeiras construções renascentistas erguidas no país.

A praça situa-se no extremo da Via dei Fori Imperiali, que é uma das principais avenidas de Roma, próxima aos Museus Capitolinos que citamos anteriormente! Na Praça Veneza estão diversos monumentos muito importantes, dentre eles o Monumento Nacional a Vítor Emanuel II, homenageando ao rei da Itália! Lá você pode aproveitar a visão panorâmica 360° de Roma do elevador instalado em 2007!

Praça de São Pedro e Basílica

Praça de São Pedro
Praça de São Pedro Foto: Pixabay

A Praça de São Pedro e Basílica se encontram dentro do Vaticano, o menor estado independente de todo o mundo, que abriga a sede da Igreja Católica, viajar para Roma e não conhecer essas duas atrações é impossível, até mesmo para os não religiosos.

A Basílica foi fundada em 324, contando com inúmeros tesouros valiosos, como a cúpula de Michelangelo, com uma das mais belas vistas da cidade de Roma e o baldaquino logo acima do túmulo de São Pedro.

A Praça de São Pedro por sua vez, é uma das mais conhecidas em todo o mundo, sendo um projeto do famoso artistas napolitano Bernini, com cerca de 140 estátuas, situada à frente da Basílica, com capacidade para 300 mil pessoas!

Rio Tibre

Rio Tibre
Rio Tibre Foto: Pixabay

O Rio Tibre trata-se de uma das atrações naturais mais importantes da cidade, oferecendo vistas incríveis tanto da capital, como de outros locais emblemáticos, como Basílica de São Pedro, a Ilha Tiberina e o Castelo de Santo Ângelo.

Caminhas às margens do Rio Tibre é um passeio indispensável em Roma, já que é o lugar que simboliza a história sobre o surgimento da cidade em 753 a. C., onde os gêmeos foram abandonados segundo a história!

Castelo de Santo Ângelo

Castelo de Santo Ângelo
Castelo de Santo Ângelo Foto: Pixabay

O Castelo de Santo Ângelo foi construído para ser o mausoléu do Imperador Adriano, localizado às margens do Rio Tibre, bem próximo ao Vaticano, é outra atração muito especial para você conhecer em Roma!

O castelo é dividido em cinco andares, tendo quase 2 mil anos de existência! O turista que passar por lá, poderá ter acesso ao castelo pela ponte Vittorio Emanuelle II. Por lá é feito um tour em cada pavimento até o último andar, onde está uma das esculturas do Anjo Gabriel!

Veja também: Melhores destinos da Europa para férias românticas!

Culinária de Roma

Spaghetti de Roma
Spaghetti de Roma Foto: Pixabay

Ah e por último não se esqueça de aproveitar a culinária de Roma, já que a culinária da Itália é conhecida mundialmente como uma das mais deliciosas do mundo todo. Por isso que uma viagem para Roma deve englobar as suas excelentes opções gastronômicas. Com grande destaque para as massas, principalmente o spaghetti à carbonara, que, segundo algumas histórias, é de origem romana.

Alguns pratos para provar em Roma:

  • Supplì;
  • Spaghetti ala carbonara;
  • Filleto di Baccalà;
  • Carciofi ala Romana;
  • Polpettone;
  • Risotto;
  • Pizza entre outras!

A culinária romana tem algumas características peculiares note isso ao ver os ingredientes dos pratos típicos:

  • Grande uso de azeite, alho e ervas, principalmente louro, alecrim, sálvia e hortelã.
  • O vegetal mais usado nos pratos típicos de Roma é a alcachofra.
  • Nos séculos passados, a única carne que os pobres podiam comer eram as partes menos desejáveis, e todo o tipo de miudezas e descartes. Por isso, você encontrará ingredientes como miúdos de boi, vísceras etc.

E aí, gostou?

Caso tenha gostado de acompanhar esse artigo onde falamos um pouco sobre as principais atrações de Roma, deixe um comentário nos contando, aproveite para nos dizer quais desses passeios você já incluiu em sua lista!

Acompanhe o Agora Viagem para ficar por dentro de todas as novidades, deixe suas estrelinhas para nos incentivar a trazer mais dicas de viagens e até a próxima!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Roma

Por que ir à Roma?

Quando falamos de Roma, estamos falando de uma das cidades mais antigas do ocidente, com milhares de anos de história! Roma é um destino que encanta turistas de todas as partes do mundo, já que abriga consigo um verdadeiro patrimônio histórico, religioso e cultural, são mais de 2.500 anos de história, misturando tesouros valiosos com o charme de uma cidade cosmopolita! Por isso, em Roma você encontrará os melhores museus, diversas construções históricas e uma variedade imensa de pontos turísticos!

Como é a culinária de Roma?

A culinária da Itália é conhecida mundialmente como uma das mais deliciosas do mundo todo. Por isso que uma viagem para Roma deve englobar as suas excelentes opções culinárias. Com grande destaque para as massas, principalmente o spaghetti à carbonara, que, segundo algumas histórias, é de origem romana.

O que conhecer primeiro em Roma?

Há muitos pontos turísticos e atrações em Roma, conheça algumas das principais:
·         Coliseu;
·         Fórum Romano;
·         Monte Palatino;
·         Circo Máximo;
·         Fontana di Trevi;
·         Pantheon;
·         Praça da Rotonda;
·         Museus Capitolinos;
·         Rio Tibre;
·         Castelo de Santo Ângelo;

Qual é um dos principais pontos turísticos de Roma?

Com certeza o Coliseu! Uma construção histórica construída há quase 2 mil anos atras, e até hoje é um dos maiores cartões postais de Roma, recebendo todos os anos mais de 4 milhões de turistas! O Coliseu começou a ser construído em 72 d. C. servindo como uma diversão para os romanos, sediou grandes lutas dos gladiadores e apresentação da Roma Antiga, sendo o maior símbolo do Império Romano!

Quais pratos devo provar em Roma?

Alguns pratos para provar em Roma:
·         Supplì;
·         Spaghetti ala carbonara;
·         Filleto di Baccalà;
·         Carciofi ala Romana;
·         Polpettone;
·         Risotto;
·         Pizza entre outras!

Quais são os principais ingredientes da culinária romana?

A culinária romana tem algumas características peculiares note isso ao ver os ingredientes dos pratos típicos:
Grande uso de azeite, alho e ervas, principalmente louro, alecrim, sálvia e hortelã. O vegetal mais usado nos pratos típicos de Roma é a alcachofra. Nos séculos passados, a única carne que os pobres podiam comer eram as partes menos desejáveis, e todo o tipo de miudezas e descartes. Por isso, você encontrará ingredientes como miúdos de boi, vísceras etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *