O que fazer em Portugal? Melhores cidades e pontos turísticos para visitar!

Avalie

Está em busca do que fazer em Portugal? Para te ajudar a encontrar os melhores passeios por lá, preparamos esse artigo com diversas dicas sobre o país, então se você está interessado é só continuar acompanhando!

Portugal é um destino muito procurado, já que é uma país que oferece inúmeras atrações aos seus turistas, bem como belas paisagens, ótimos museus e opções bastante variadas em restaurantes! É um país pequeno em território, mas gigante em potencial turístico!

O país com mais de 800 anos de existência oferece muita história para contar e que vai muito além das atrações óbvias e cidades mais populares como Lisboa e Porto! Portugal se destaca por vários quesitos, como vilarejos históricos, praias incríveis, riqueza cultural e muito mais!

Qual é a melhor época para visitar Portugal?

O que fazer em Portugal? Saiba tudo!
O que fazer em Portugal? Saiba tudo! Foto: Pixabay

Para começar a planejar uma viagem, é importante que você esteja por dentro de como funciona o clima da região e qual a melhor época para visitá-la! Pode-se dizer que a melhor época para visitar o país vai depender bastante da região que você deseja conhecer!

Vale destacar, que as estações em Portugal são ao contrário do Brasil, por exemplo quando vivemos o inverno, os portugueses estão no verão, na capital o inverno conta com muitas chuvas e no outono o clima já é mais seco.

No geral, pode-se dizer que a melhor época para viajar vai de maio a setembro, que são os meses mais quentes, ideal para aproveitar as praias da região. Mas se você não gosta de calor, aproveite os meses de dezembro a janeiro para esquiar e saborear queijos e vinhos!

Mas afinal, o que fazer em Portugal?

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o destino, que tal ficar por dentro das suas principais atrações e pontos turísticos? Você sabia que Portugal foi eleito o melhor destino turístico três anos seguidos? Isso mesmo, por isso já dá para imaginar tudo que há para fazer por lá, não é mesmo?

A seguir, iremos disponibilizar diversas dicas de passeios para você montar o seu próprio roteiro de passeios na região, acompanhe e não perca nenhum detalhe!

Veja também: Para viajar para Portugal precisa de visto? Saiba tudo!

Lisboa

Rua de Lisboa
Lisboa Foto: Pixabay

Para começar, nada mais justo do que falarmos sobre a capital de Portugal, o município de Lisboa! Essa é a cidade mais conhecida e mais popular do país, sendo a mais procurada pelos turistas.

Ao chegar em Lisboa, com certeza você irá encontrar muito o que fazer, as calçadas coloridas irão te encantar, os mirantes são de tirar o fôlego e a gastronomia é muito farta e típica! Alguns dos pontos turísticos mais famosos de Lisboa são:

  • Castelo de São Jorge: No ponto alto de Lisboa está o Castelo de São Jorge, classificado como Monumento Nacional desde 1910, com uma vista super privilegiada da cidade.
  • Ponte 25 de Abril: Outro ponto turístico essencial em Lisboa é a Ponte 25 de Abril, inaugurada no ano de 1966, acima do Rio Tejo, onde partiam os navios e as caravelas.
  • Praça do Comércio: Bem próximo ao Rio Tejo temos a Praça do Comércio, a maior e mais importante praça do país, onde ocorreu diversos acontecimentos importantes. Há muitos restaurantes e hotéis.
  • Martinho da Arcada: Local mais antigo de Portugal, conta com mais de 200 anos de história, frequentado por muitos artistas e escritores, contando com uma área de fotos e poemas dedicados aos autores portugueses. O local conta com comidas típicas e muitos estabelecimentos.

Coimbra

Unesco Coimbra
Unesco Coimbra foto: Pixabay

Outra cidade muito importante de Portugal é Coimbra, a cerca de 200 quilômetros de Lisboa! Coimbra está entre uma das cidades mais relevantes do país e já foi até a capital de Portugal, abrigando a primeira Universidade do país, localizada a beira de um dos rios mais importantes do país, palco de histórias trágicas!

Uma das histórias mais relevantes envolveu D. Pedro I, que se apaixonou por Inês Castro, dama de companhia de sua esposa, com quem acabou tendo casamento arranjado. Por isso, Coimbra foi palco de diversos momentos românticos do casal e de cenas tristes. Veja alguns pontos turísticos para conhecer por lá:

  • Mosteiro de Santa Clara: O local foi fundado no ano de 1283 e em 1910 foi classificado como Monumento Nacional, com uma vista privilegiada de Coimbra. As paredes da igreja são revestidas por retábulos barrocos e o espaço abriga restos mortais da rainha Isabel. Inclusive, lá se encontravam D. Pedro I e Inês de Castro, o espaço é dividido entre Mosteiro Velho e Novo!
  • Quinta das Lágrimas: Quinta das Lágrimas era um palácio do século XIX, famoso por ser o local de encontro de D. Pedro e Inês de Castro, após a morte de sua esposa, devido a crise política que o romance causava, Rei Afonso IV manda assassiná-la. Dessa forma muitas lendas foram criadas, uma delas é a Fonte das Lágrimas, a partir do choro de Inês e seu sangue, ao visitar o local pode-se perceber uma mancha avermelhada nas rochas!
  • Universidade de Coimbra: Coimbra é conhecida como a cidade dos estudantes, já eu conta com uma das universidades mais antigas do mundo, construída em 1290. O local recebe importantes nomes de diversos lugares, que podem estudar Direito, Medicina, Economia, Farmácia entre outras coisas. Esse local é outro ponto turístico importante do país!

Porto

Porto
Porto Foto: Pixabay

A cerca de 313 quilômetros de Lisboa, temos a cidade de Porto, outra região bastante famosa e procurada pelos turistas em Portugal! Os seus principais destaques, é a produção de vinhos deliciosos e pela presença de pontes imponentes. Veja abaixo alguns dos principais pontos turísticos dessa cidade encantadora!

  • Torre dos Clérigos: Esse é um dos principais pontos turísticos da cidade, um local que ganha muito destaque pela sua riqueza arquitetônica com características barrocas, do século XII e o seu interior conta com mármore e granito. Estética desenvolvida por um dos arquitetos mais importantes do país, o Nicolau Nasoni. O objetivo da torre era marcar os horários com um sino, além de orientar os navegadores e ser um ponto estratégico de combate militar.
  • Livraria Lello: Se você gosta de livros, um ponto imperdível da cidade é a Livraria Lello, bem próxima a Torre dos Clérigos. O local remete a cenários de filmes super clássicos, como Harry Potter. A livraria encanta os seus visitantes, conta com uma fachada neogótica e vitrais no teto, com livros raros espalhados. Caso seja fã de escritores portugueses, é outra razão para visitá-la!
  • Jardim das Oliveiras: Fica bem próximo aos outros pontos turísticos que citamos, é um espaço que consiste em uma grande área verde, com cerca de 4.500 metros quadrados. Em torno do jardim há pelo menos 50 espécies de oliveiras e relvas. Os arredores contam com cafés, lojas e restaurantes! É um ótimo local para descanso e socialização.

Veja também: Melhores lugares para viver em Portugal para Expatriados!

Algarve

Algarve
Algarve Foto: Pixabay

Outra região bastante famosa em Portugal é Algarve, localizada a cerca de 280 quilômetros de Lisboa! Esse é considerado um dos destinos mais belos da Europa, já que conta com belíssimas praias de águas transparentes, falésias douradas, centro histórico, trilhas costeiras e muito mais! Ficou interessado? Então confira a seguir alguns pontos turísticos por lá:

  • Faro: Essa é a capital de Algarve, onde fica o aeroporto da região, e apesar disso é um dos destinos menos atrativos de Algarve. Mas mesmo assim, é um ótimo lugar para conhecer, a cidade conta com paisagens históricas do período do Império Romano, ruínas, edifícios e muitas igrejas do século XVI. Caso goste de história e queira saber mais sobre a história local, é um destino impecável!
  • Albufeira: Se o seu objetivo é conhecer a belas praias da região, é indispensável um passeio em Albufeira! As praias do entorno não possuem encostas tão altas, já as que fazem fronteira com a Espanha são bem mais abertas e largas faixas de areia. Vale mencionar, que o Centro Histórico de lá também faz bastante sucesso, com vista para diversas praias como a Praia dos Penecos, om ótima infraestrutura.
  • Portimão: Local caracterizado pela sua excelente infraestrutura, com uma mistura de prédios históricos e super modernos, além de belas praias com faixa de areia extensa, sendo a Praia dos Três Irmãos uma das mais famosas. O local conta com formações rochosas esculpidas por erosões há milênios de anos, com um visual incrível. Outro destaque para a região é a Fortaleza de Santa Catarina, construída por volta de 1600.
  • Lagoa: Essa é uma das mais belas praias de Algarve, conhecida por ser paradisíaca, especilamnete a Praia do Benagil, na Gruta do Benagil, uma caverna a beira mar acessível por barco. Lagoa é uma cidade pequena e pouco movimentada, por isso é lugar ideal para quem busca tranquilidade!

E aí, gostou?

E aí, o que achou de conhecer um pouquinho sobre o que as cidades de Portugal tem a oferecer aos seus visitantes? Ficou interessado? Qual desses destinos você já incluiu em seu roteiro? Nos conte tudo nos comentários!

Acompanhe o Agora Viagem para ficar por dentro de todos os nosso novos artigos, deixe suas estrelinhas para nos incentivar e até a próxima!

Veja também: Saiba tudo que há para fazer em Lisboa, a capital portuguesa!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Portugal

Por que ir à Portugal?

Portugal é um destino muito procurado, já que é uma país que oferece inúmeras atrações aos seus turistas, bem como belas paisagens, ótimos museus e opções bastante variadas em restaurantes! É um país pequeno em território, mas gigante em potencial turístico! O país com mais de 800 anos de existência oferece muita história para contar e que vai muito além das atrações óbvias e cidades mais populares como Lisboa e Porto! Portugal se destaca por vários quesitos, como vilarejos históricos, praias incríveis, riqueza cultural e muito mais.

Qual é a melhor época para visitar Portugal?

As estações em Portugal são ao contrário do Brasil, por exemplo quando vivemos o inverno, os portugueses estão no verão, na capital o inverno conta com muitas chuvas e no outono o clima já é mais seco. No geral, pode-se dizer que a melhor época para viajar vai de maio a setembro, que são os meses mais quentes, ideal para aproveitar as praias da região. Mas se você não gosta de calor, aproveite os meses de dezembro a janeiro para esquiar e saborear queijos e vinhos!

O que fazer em Lisboa?

·         Castelo de São Jorge: No ponto alto de Lisboa está o Castelo de São Jorge, classificado como Monumento Nacional desde 1910, com uma vista super privilegiada da cidade.
·         Ponte 25 de Abril: Outro ponto turístico essencial em Lisboa é a Ponte 25 de Abril, inaugurada no ano de 1966, acima do Rio Tejo, onde partiam os navios e as caravelas.
·         Praça do Comércio: Bem próximo ao Rio Tejo temos a Praça do Comércio, a maior e mais importante praça do país, onde ocorreu diversos acontecimentos importantes. Há muitos restaurantes e hotéis.
·         Martinho da Arcada: Local mais antigo de Portugal, conta com mais de 200 anos de história, frequentado por muitos artistas e escritores, contando com uma área de fotos e poemas dedicados aos autores portugueses. O local conta com comidas típicas e muitos estabelecimentos.

O que fazer em Coimbra?

·         Mosteiro de Santa Clara: O local foi fundado no ano de 1283 e em 1910 foi classificado como Monumento Nacional, com uma vista privilegiada de Coimbra. As paredes da igreja são revestidas por retábulos barrocos e o espaço abriga restos mortais da rainha Isabel. Inclusive, lá se encontravam D. Pedro I e Inês de Castro, o espaço é dividido entre Mosteiro Velho e Novo!
·         Quinta das Lágrimas: Quinta das Lágrimas era um palácio do século XIX, famoso por ser o local de encontro de D. Pedro e Inês de Castro, após a morte de sua esposa, devido a crise política que o romance causava, Rei Afonso IV manda assassiná-la. Dessa forma muitas lendas foram criadas, uma delas é a Fonte das Lágrimas, a partir do choro de Inês e seu sangue, ao visitar o local pode-se perceber uma mancha avermelhada nas rochas!
·         Universidade de Coimbra: Coimbra é conhecida como a cidade dos estudantes, já eu conta com uma das universidades mais antigas do mundo, construída em 1290. O local recebe importantes nomes de diversos lugares, que podem estudar Direito, Medicina, Economia, Farmácia entre outras coisas. Esse local é outro ponto turístico importante do país!

O que fazer em Algarve?

Outra região bastante famosa em Portugal é Algarve, localizada a cerca de 280 quilômetros de Lisboa! Esse é considerado um dos destinos mais belos da Europa, já que conta com belíssimas praias de águas transparentes, falésias douradas, centro histórico, trilhas costeiras e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *