O que fazer em Ponta Grossa? Atrativos naturais e pontos turísticos!

Avalie

Em busca do que fazer em Ponta Grossa? Então faça a leitura deste artigo do Agora Viagem e receba as melhores dicas sobre o destino, bem como passeios e atrações turísticas! Acompanhe e não perca nenhum detalhe!

Você sabia que não precisa ir muito longe para aproveitar bons espaços na natureza? Isso mesmo, Ponta Grossa é um destino que reserva muitos atrativos naturais para os seus visitantes, bem como cachoeiras, espaços verdes, além de bons restaurantes e hotéis.

Por isso, é um destino turístico que não pode ficar de fora da sua lista de cidades para conhecer no Paraná! E para te ajudar a montar um roteiro de passeios opor lá, preparamos esse artigo com diversas dicas imperdíveis!

Mais sobre Ponta Grossa

O que fazer em Ponta Grossa? Saiba tudo!
O que fazer em Ponta Grossa? Saiba tudo! Foto: Pinterest

Ponta Grossa é uma das principais cidades do estado do Paraná, mais especificamente a principal da região dos Campos Gerais do Paraná, com grande destaque para os seus atrativos naturais!

A cidade situa-se em cima de uma colina, fazendo com que seus prédios se destaquem no horizonte. A parte turística da cidade fica nos arredores, principalmente a Leste! Ponta Grossa recebe tanto destaque principalmente pelas suas cachoeiras e formações rochosas, como os arenitos do Parque Estadual de Vila velha.

Mas a cidade ainda conta com ótimos bares, restaurantes, estabelecimentos, hospedagens entre outras coisas, visando maior comodidade aos turistas! Se ficou interessado em saber mais sobre a cidade, é só continuar acompanhando!

Pode te ajudar: Telefone e demais contatos da Rodoviária de Ponta Grossa!

Motivos para ir à Ponta Grossa

Está precisando de um empurrãozinho para a sua viagem para Ponta grossa? Pode deixar que nós te ajudamos, iremos mencionar alguns dos motivos para você conhecer a cidade caso esteja em dúvida! Acompanhe:

  • Ponta Grossa é o destino perfeito para quem gosta da natureza, por isso não faltam opções de passeios para conhecer as belezas naturais da região;
  • Conhecer o Parque Estadual de Vila Velha é essencial, visitar os arenitos é surpreendente, a trilha até as faunas e a lagoa dourada também valem a pena;
  • No Distrito de Itaiacoca estão outras atividades incríveis para você fazer, como ir até o Buraco do Padre, que é um passeio diferente e interessante;
  • Quem gosta de pesca, piscinas naturais e uma boa caminhada na natureza, vai amar o Recanto Botuquara;
  • E para quem gosta de turismo religioso, Ponta Grossa também é uma cidade super interessante, com uma catedral de cair o queixo e outros patrimônios;
  • Em Ponta Grossa também não faltam opções de hospedagens, bons restaurantes e bares!

Quando ir à Ponta Grossa?

Agora que você já está mais preparado sobre o que o destino oferece aos seus visitantes e já sabe os motivos para visitá-lo, também é importante que saiba um pouco sobre como funciona o clima da região e a melhor época para viajar.

A boa notícia, é que Ponta Grossa é um destino que pode ser visitado durante o ano inteiro, a cidade conta com temperaturas agradáveis durante o ano inteiro. As temperaturas mínimas diárias no inverno ficam por volta de 11°C, dificilmente caindo para abaixo de 5°C ou ultrapassando os 16°C.

Por isso, se você considera aproveitar as cachoeiras e piscinas naturais da cidade da melhor maneira possível, é preferível viajar nos meses de verão, de dezembro a março!

Mas afinal, o que fazer em Ponta Grossa?

Após já estar por dentro de algumas informações importantes sobre Ponta Grossa, chegou a hora de te contarmos tudo que há de melhor para fazer na cidade, como principais pontos turísticos para conhecer a atrativos naturais! Se ficou interessado, continue a leitura do artigo!

Parque Estadual Vila Velha

Parque Estadual Vila Velha
Parque Estadual Vila Velha Foto: Pinterest

Para começar, que tal um passeio pelo principal ponto turístico de Ponta Grossa? O Parque Estadual de Vila Velha é dividido em três principais atrativos, as formações rochosas de arenitos, a Lagoa Dourada e as Furnas.

O parque conta com uma boa infraestrutura, com centro de visitantes, banheiros, lanchonete, estacionamento e loja de souvenires. Com o ingresso para a entrada no local, você terá direito de visitar as três atrações do parque.

  • Arenitos: Uma das atrações mais famosas, o parque conta com formações areníticas bem variadas, como o camelo e a taça. O local conta com duas trilhas entre as pedras, a trilha do Bosque e a trilha dos Arenitos, juntas dão 2 km de caminhada formando um circuito ao redor dos arenitos.
  • Furnas: As furnas são grandes poços de desabamento com vegetação e águas vindas de um lençol subterrâneo. O local tem cerca de 100 metros de profundidade e metade está submersa, situa-se a 6 km dos arenitos.
  • Lagoa Dourada: Por fim temos a Lagoa Dourada, belíssima! Ela fica com a coloração dourada quando reflete a luz do sol, localizada a 2 km das Furnas.

Buraco do Padre e Fenda da Freira

Buraco do Padre
Buraco do Padre Foto: Pinterest

Outra atrações super famosa em Ponta Grossa é o Buraco do Padre! Esse local é uma verdadeira falha geológica, um grande buraco onde cai uma cachoeira formando uma vista incrível para se apreciar.

O acesso ao interior da furna ocorre através de uma trilha de passarelas de madeira que acompanha o leito do Rio Quebra-Pedra por um pequeno cânion, em seu interior há muitas andorinhas!

A Fenda da Freira é outra atração que fica no mesmo parque, sendo acessível por uma trilha paralela, que leva ao topo do Buraco do Padre, é basicamente uma fenda estreita e profunda entre rochas, proporcionando um belo cenário. O parque conta com estacionamento, churrasqueiras, banheiros e lanchonete, além de local para tirolesa e escalada.

Veja também: Melhores destinos de viagens baratas no Paraná!

Cânion São Jorge e Cachoeira do Rio São Jorge

Cânion São Jorge
Cânion São Jorge Foto: Flickr

Que tal visitar agora a Unidade de Conservação Municipal da região? O Cânion de São Jorge! O local conta com diversas cachoeiras e destaca bastante a cachoeira de São Jorge, que tem 30 metros de altura.

O local conta com área de banho e penhascos ideais para praticar rapel para se aventurar! O parque possui estrutura boa, com estacionamento, banheiros, área de camping, restaurante e lanchonete.

Cachoeira da Mariquinha

Cachoeira da Mariquinha
Cachoeira da Mariquinha Foto: Pinterest

Uma cachoeira muito famosa em Ponta Grossa é a Cachoeira da Mariquinha que conta com 30 metros de altura e um poço que forma uma belíssima piscina natural para banhar. A cachoeira fica localizada entre árvores, possui clareira e um solo arenoso, a tonando uma prainha.

O local da cachoeira fica em uma fazendo, conta com área de camping, banheiro e lanchonete, há também um estacionamento, onde você deixa o veículo e passa por uma trilha de 900 metros entre a mata nativa.

Capão da Onça

Capão da Onça
Capão da Onça Foto: Flickr

Está em busca de um lugar para relaxar, que tal aproveitar um dia no Capão da Onça? É um balneário composto por diversas quedas d’água e a maior delas conta com 6 metros de altura. Além de contar com cachoeiras, há corredeiras e piscinas naturais incríveis.

Esse local é muito procurado não só pelos turistas, mas como também pelos moradores, já que é um ótimo local para se refrescar nos dias quentes de verão. Em dias de semana o lugar fica bem mais calmo e ideal para ir com a família! Há estacionamento, quiosques, lanchonete e banheiros.

Furnas Gêmeas – Furnas do Passo do Pupo

Furnas Gêmeas
Furnas Gêmeas Foto: Refúgio das Curucacas

As Furnas Gêmeas são chamadas também de Dolinas Gêmeas, as famosas formações rochosas situadas lado a lado uma da outra! São dois buracos de vegetação entre as rochas em seu interior, há até uma araucária.

Recentemente elas receberam o nome de Furnas do Passo do Pupo e fazem parte do Refúgio das Curucacas, local com outras atrações bastante visitadas, como a Furna Grande e a Pedra da Onça. O local fica a cerca de 27 km do centro da cidade.

Atrações urbanas

Catedral Sant’Ana
Catedral Sant’Ana Foto: Flickr

Além das belíssimas atrações naturais que Ponta Grossa possui, ela também conta com algumas atrações urbanas apara os seus visitantes conhecerem! Separamos as principais dela para você, confira:

  • Praça Barão do Rio Branco: Localizada bem ao centro de Ponta grossa, é a praça central, um ótimo lugar para descansar entre as árvores e aproveitar o movimento de turistas e moradores;
  • Estação Saudade: Foi construída no ano de 1900 e foi uma elegantíssima estação de trem, que tem até os dias atuais seu prédio conservado;
  • Catedral Sant’Ana: Essa é a principal igreja de Ponta grossa, se tornou um ponto turístico da cidade pelo seu estilo super diferente e formas arredondadas;
  • Igreja Sagrado Coração de Jesus: Foi construída em 18989 e ficou conhecida como a Igreja dos Polacos, já que tem uma história bastante ligada a imigração polonesa;
  • Casa da Memória: É um museu que conta toda a história do munícipio de Ponta Grossa, localizado onde estava uma antiga estação de trem e em sua frente há uma velha Maria Fumaça;

Veja também: Saiba tudo sobre como é morar no Paraná!

E aí, gostou?

Se você gostou de acompanhar esse artigo do Agora Viagem e ficar por dentro das principais atrações de Ponta Grossa, deixe um comentário abaixo nos contando, aliás, qual desses passeios você já incluiu na sua lista?

Acompanhe nosso site para receber mais conteúdos como esse e dicas de viagens, deixe suas estrelinhas para nos ajudar e até a próxima!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Ponta Grossa

Como é Ponta Grossa?

Ponta Grossa é uma das principais cidades do estado do Paraná, mais especificamente a principal da região dos Campos Gerais do Paraná, com grande destaque para os seus atrativos naturais! A cidade situa-se em cima de uma colina, fazendo com que seus prédios se destaquem no horizonte. A parte turística da cidade fica nos arredores, principalmente a Leste! Ponta Grossa recebe tanto destaque principalmente pelas suas cachoeiras e formações rochosas, como os arenitos do Parque Estadual de Vila velha.

Quais são os motivos para visitar Ponta Grossa?

·         Ponta Grossa é o destino perfeito para quem gosta da natureza, por isso não faltam opções de passeios para conhecer as belezas naturais da região;
·         Conhecer o Parque Estadual de Vila Velha é essencial, visitar os arenitos é surpreendente, a trilha até as faunas e a lagoa dourada também valem a pena;
·         No Distrito de Itaiacoca estão outras atividades incríveis para você fazer, como ir até o Buraco do Padre, que é um passeio diferente e interessante;
·         Quem gosta de pesca, piscinas naturais e uma boa caminhada na natureza, vai amar o Recanto Botuquara;
·         E para quem gosta de turismo religioso, Ponta Grossa também é uma cidade super interessante, com uma catedral de cair o queixo e outros patrimônios;
·         Em Ponta Grossa também não faltam opções de hospedagens, bons restaurantes e bares!

Qual a melhor época para ir à Ponta Grossa?

Ponta Grossa é um destino que pode ser visitado durante o ano inteiro, a cidade conta com temperaturas agradáveis durante o ano inteiro. As temperaturas mínimas diárias no inverno ficam por volta de 11°C, dificilmente caindo para abaixo de 5°C ou ultrapassando os 16°C. Por isso, se você considera aproveitar as cachoeiras e piscinas naturais da cidade da melhor maneira possível, é preferível viajar nos meses de verão, de dezembro a março!

O que fazer em Ponta Grossa?

Há muito o que fazer em Ponta Grossa, mas a maioria das suas atrações são relacionadas a natureza, confira algumas delas:
·         Parque Estadual Vila Velha;
·         Buraco do Padre;
·         Fenda da Freira;
·         Cânion São Jorge;
·         Cachoeira do Rio São Jorge;
·         Cachoeira da Mariquinha;
·         Capão da Onça;
·         Furnas Gêmeas;
·         Atrações urbanas;

Quais são as atrações urbanas de Ponta grossa?

• Praça Barão do Rio Branco: Localizada bem ao centro de Ponta grossa, é a praça central, um ótimo lugar para descansar entre as árvores e aproveitar o movimento de turistas e moradores;
• Estação Saudade: Foi construída no ano de 1900 e foi uma elegantíssima estação de trem, que tem até os dias atuais seu prédio conservado;
• Catedral Sant’Ana: Essa é a principal igreja de Ponta grossa, se tornou um ponto turístico da cidade pelo seu estilo super diferente e formas arredondadas;
• Igreja Sagrado Coração de Jesus: Foi construída em 18989 e ficou conhecida como a Igreja dos Polacos, já que tem uma história bastante ligada a imigração polonesa;
• Casa da Memória: É um museu que conta toda a história do munícipio de Ponta Grossa, localizado onde estava uma antiga estação de trem e em sua frente há uma velha Maria Fumaça;

Qual é o principal ponto turístico de Ponta Grossa?

Com certeza o Parque Estadual de Vila Velha, ele é dividido em três principais atrativos, as formações rochosas de arenitos, a Lagoa Dourada e as Furnas. O parque conta com uma boa infraestrutura, com centro de visitantes, banheiros, lanchonete, estacionamento e loja de souvenires. Com o ingresso para a entrada no local, você terá direito de visitar as três atrações do parque.

O que tem no Parque Estadual da Vila Velha?

·         Arenitos: Uma das atrações mais famosas, o parque conta com formações areníticas bem variadas, como o camelo e a taça. O local conta com duas trilhas entre as pedras, a trilha do Bosque e a trilha dos Arenitos, juntas dão 2 km de caminhada formando um circuito ao redor dos arenitos.
·         Furnas: As furnas são grandes poços de desabamento com vegetação e águas vindas de um lençol subterrâneo. O local tem cerca de 100 metros de profundidade e metade está submersa, situa-se a 6 km dos arenitos.
·         Lagoa Dourada: Por fim temos a Lagoa Dourada, belíssima! Ela fica com a coloração dourada quando reflete a luz do sol, localizada a 2 km das Furnas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *