O que fazer em Poços de Caldas? Conheça o paraíso das águas termais!

5/5 - (1 voto)

Está à procura do que fazer em Poços de Caldas? Então confira esse artigo do Agora Viagem com as melhores opções de passeios, dicas, pontos turísticos e muito mais sobre o destino!

Poços de Caldas é uma cidade do Sul de Minas Gerais, um destino encantador que oferece águas termais, uma culinária para lá de saborosa e atrações turísticas para todos os gostos, além de construções históricas e bela arquitetura!

Por isso, decidir o que fazer em Poços de Caldas pode ser uma tarefa bem difícil, já que a cidade oferece muitas opções de lazer para escolher! Essa cidade é uma das mais charmosas do Brasil, unindo modernidade e diversas tradições!

Pensando em te ajudar, desenvolvemos esse artigo com as melhores opções do que fazer em Poços de Caldas, mas antes de te apresentarmos as opções, que tal conhecer um pouco mais sobre o destino?

Mais sobre Poços de Caldas

O que fazer em Poços de Caldas
O que fazer em Poços de Caldas, veja! Foto: Pinterest

Poços de Caldas fica situada na divisa com São Paulo, no estado de Minas Gerais, no Sudeste do Brasil! A palavra ideal que define Poço de Caldas é descanso, é uma estância hidromineral de Minas, suas águas possuem propriedades alcalinas, radioativas, termais e sulfurosas, por isso banhos relaxantes são os principais atrativos da cidade!

Poços de Caldas abriga dezenas de cachoeiras, fontes e rios espalhados pela cidade, além disso, existem diversos quitutes tradicionais espalhados em cada canto da cidade, você pode encontrar por lá feirinhas de artesanato, programações culturais e muitas outras coisas!

Portanto, Poços de Caldas é um excelente destino, tanto para viajar em família, quanto para viajar a dois, por lá você irá se encantar com as paisagens bucólicas, com a bela natureza e com as famosas estâncias hidrominerais!

Fatos sobre Poços de Caldas

O início da cidade foi lá no século XVII, quando ocorreu a descoberta das fontes termais da cidade com propriedades químicas raras e além de tudo, terapêuticas!

Outro ponto importante, é que as águas de Poços de Caldas oferecem uma série de benefícios à saúde das pessoas, tanto mental quanto física! Além de aproveitar as belas fontes espalhadas pela cidade, você pode relaxar com um banho de imersão! É o verdadeiro destino para relaxar!

Por ser uma cidade serrana, o inverno de Poços de Caldas é rigoroso, é o período em que as temperaturas caem vigorosamente, por isso se você gosta do frio, viajar para Poços de Caldas no inverno é ideal! Já no verão as temperaturas são mais amenas e agradáveis, permitindo passeios ao ar livre em toda a região!

Atualmente Poços de Caldas é o destino mais escolhido por casais que desejam passar sua lua de mel, por famílias em busca de sossego, por segurança para divertir a criançada e por praticantes de voo livre e ecoturismo!

Qual é o aeroporto mais próximo de Poços de Caldas?

Para chegar até Poços de Caldas, indicamos uma viagem de avião, que é muito mais rápida e confortável! O aeroporto que se encontra mais próximo da cidade é o de Ribeirão Preto, a 145 km de distância! Mas temos também o Viracopos a 148.4 km e o de Guarulhos a 182. 3 km, todos eles em São Paulo!

Caso prefira viajar de ônibus, existem linhas regulares partindo de algumas cidades, como Belo Horizonte! Partindo de São Paulo também existem diversas companhias de ônibus, aproveitando que os preços de uma viagem de ônibus são mais baratos!

Afinal, o que fazer em Poços de Caldas?

Agora que você já conheceu alguns detalhes importantes sobre o destino, chegou a hora de te apresentarmos o que fazer em Poços de Caldas, afinal a cidade mineira possui atrações para todos os gostos, que vão desde as mais tranquilas, as mais cheias de emoção!

A seguir confira o que fazer em Poços de Caldas, segundo as opções que separamos para você, leitor!

Veja também: Viagens baratas em Minas Gerais!

Praça Pedro Sanches

Praça Pedro Sanches
Praça Pedro Sanches Foto: Reprodução

Para iniciar nossas indicações de passeios, vamos falar da Praça Pedro Sanches, um dos principais cartões postais da cidade! Foi inaugurada em 1920 e abriga o famoso Monumento Minas ao Brasil, onde acontecem apresentações musicais.

Nessa praça você também pode encontrar o Thermas Antônio Carlos, tombado como um Patrimônio Histórico, foi também o primeiro estabelecimento de águas termais no país. O que mais chama atenção para o local, é a sua arquitetura de estilo neoclássico e as salas de banho!

Serviços oferecidos nas salas de banho (Ao todo são mais de 50):

  • Banhos terapêuticos de imersão;
  • Massagens;
  • Limpeza facial e corporal;
  • Hidroginástica;
  • Sauna;
  • Pacotes Day Spa;
  • Museu do Termalismo e biblioteca!

Parque José Affonso Junqueira

Parque José Affonso Junqueira
Parque José Affonso Junqueira Foto: Alo Poços

Esse parque fica a poucos passos da praça que citamos anteriormente, é uma excelente opção para conhecer na cidade! O Parque José Affonso Junqueira foi planejado pelo paisagista Reynaldo Dieberger e por isso é muito famoso!

Lá é o lugar ideal para você aproveitar belos momentos em meio a natureza, pois existem diversas árvores centenárias e gramados! Por lá você ainda pode apreciar o acendimento das luzes da Fonte Luminosa!

Cristo Redentor

Cristo Redentor
Cristo Redentor Foto: Prefeitura

O Cristo Redentor de Poços de Caldas é outra atração imperdível na cidade, ele foi inaugurado em 1958 e está no alto da Serra de São Domingos, a cerca de 1.689 metros acima do nível do mar.

O local oferece uma bela vista panorâmica de Poços de Caldas, ideal para tirar aquela bela foto de recordação! Além disso, por lá existem lojinhas de artesanato e algumas lanchonetes, então o lanchinho da tarde e a lembrancinha estão garantidos!

Recanto Japonês

Recanto Japonês
Recanto Japonês Foto: Prefeitura

Outro ponto bastante visitado na cidade é o Recanto Japonês, que conta com belas atrações de arquitetura nipônica, como a casa de chá, a fonte dos desejos, um lago com criação de carpas no centro da propriedade!

Outro ponto bastante destacado do parque são os belíssimos jardins com vegetação oriental, além das lojinhas onde existem diversas coisas para os turistas comprarem e levarem de lembrancinha do local, vale muito a pena conhecer!

Veja também: Saiba tudo sobre morar em Minas Gerais!

Parque Walter World

Parque Walter World
Parque Walter World Foto: Flickr

Está viajando em família e com crianças, mas não sabe o que fazer em Poços de Caldas? Uma ótima opção é visitar o Parque Walter World, o maior parque do sul de Minas Gerais! NO parque há diversas atrações super divertidas, para todas as idades!

Após o dia de muita diversão no parque, você ainda pode aproveitar as exposições da Segunda Guerra Mundial e o Zoo World, macacos, répteis, monotrilho e maria fumaça! É uma excelente opção, não vai querer ficar de fora né?

Mercado Municipal

Mercado Municipal
Mercado Municipal Foto: TripAdvisor

Uma visita indispensável na cidade é a visita no Mercado Municipal de Poços de Caldas, bem no centro da cidade! Esse local atrai muitos visitantes e moradores, principalmente por possuir milhares de barraquinhas, dentre elas as mais famosas de comidas típicas da região!

Ao todo você encontra no Mercado Municipal mais de 200 lojas! Além de lojas e barraquinhas, existe um espaço cultural, no piro superior onde acontecem diversas exposições artísticas e culturais! Vale a pena a visita! Não deixe de comer um queijo e provar uma cachaça tradicional!

Igrejas em Poços de Caldas

Igrejas em Poços de Caldas
Igrejas em Poços de Caldas Foto: Canva/Reprodução

Um clássico na cidade são as suas igrejas, como muitas cidades do interior brasileiro, Poços de Caldas conta com diversas igrejas e santuários centenários, abaixo iremos citar algumas das igrejas para você conhecer na cidade!

  • Basílica Nossa Senhora da Saúde: Uma das igrejas mais visitadas da região, foi construída em 1937, substituindo a Igreja Matriz, possui estilo arquitetônico neorromântico;
  • Igreja de São Benedito: Foi construída em 1925 em homenagem a São Benedito, que representava o filho dos escravos da Etiópia, carrega também o menino Jesus;
  • Igreja Dom Bosco: Essa foi inaugurada no fim da década de 30 e foi tombada como patrimônio cultural de Poços de Caldas, possui arquitetura neoclássica;
  • Santuário Mãe Rainha: Esse santuário foi construído em 2000 e fica em uma região bucólica, em meio a áreas verdes e flores, é um belo ponto turístico religioso;

Cachoeira Véu das Noivas

Cachoeira Véu das Noivas
Cachoeira Véu das Noivas Foto: Flickr

Outro ponto turístico muito visitado na cidade, é a cachoeira Véu das Noivas, a cerca de 5 km do centro de Poços de Caldas! Existem diversas formas de chegar até ela, mas a principal é através de um divertido passeio de charrete!

A cachoeira possui uma queda de 10 metros de altura, proporcionando uma das mais belas vistas da cidade, mesclando água, vegetação e muita biodiversidade! Vale ressaltar que o banho não é permitido!

Fonte dos Amores

Fonte dos Amores
Fonte dos Amores Foto: Flickr

Veja também: Saiba a melhor época para conhecer Minas Gerais!

Agora falando em um destino mais romântico, vale a pena visitar a Fonte dos Amores em Poços de Caldas, é um local muito visitado por casais apaixonados para tirar foto ao lado da obra feita pelo escultor Giulio Starace!

A estátua da fonte é a representação de um casal que se encontrava escondido, principalmente por divergências políticas das suas famílias! A histórica conta que um dia se atiraram do alto da rocha e foram cobertos pelas águas, por isso recebe o nome de Fonte do Amor!

Reza a lenda, que quem bebe a água dessa fonte, jamais ficará solteiro, há quem acredite e quem duvide desta história, mas é bastante interessante não é mesmo?

E aí, gostou?

Se gostou desse artigo deixe um comentário abaixo nos contando, aproveite para falar qual dessas opções de passeio você mais se interessou! Deixe suas estrelinhas para nos ajudar e acompanhe o Agora Viagem para ficar por dentro de tudo!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Poços de Caldas

Qual a principal curiosidade sobre Poços de Caldas?

O início da cidade foi lá no século XVII, quando ocorreu a descoberta das fontes termais da cidade com propriedades químicas raras e além de tudo, terapêuticas!

Qual é o aeroporto que se localiza mais próximo de Poços de Caldas?

O aeroporto que se encontra mais próximo da cidade é o de Ribeirão Preto, a 145 km de distância! Mas temos também o Viracopos a 148.4 km e o de Guarulhos a 182. 3 km, todos eles em São Paulo!

Quais são as principais atrações de Poços de Caldas?

Existem diversas atrações turísticas em Poços de Caldas, dentre as mais visitadas são o Mercado Municipal, a Cachoeira Véu das Noivas, a Fonte dos Amores, o Cristo Redentor entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *