O que fazer em Monte Sião? 7 opções de passeios na capital da malha e do tricô!

5/5 - (1 voto)

Veja agora mesmo no artigo as melhores dicas sobre o que fazer em Monte Sião, bem como pontos turísticos, passeios e ainda fique por dentro de diversas dicas de viagem importantes para o seu planejamento!

Para começar, já podemos mencionar que Monte Sião é conhecido como a capital do tricô, e é uma ótima opção de destino para quem busca viajar unindo experiências históricas, contato com a natureza  e boas compras fazendo jus ao local!

Monte Sião pode ser o destino ideal para quem procura mais sossego e um ambiente calmo, por isso não pode ficar de fora da sua lista de cidades para conhecer em Minas gerais, e para te ajudar a montar o seu roteiro de passeios por lá, preparamos esse artigo com várias dicas!

Um pouco sobre Monte Sião

O que fazer em Monte Sião? Veja gora!
O que fazer em Monte Sião? Veja gora! Foto: Pinterest

Antes de viajar, é importante que você conheça um pouco mais sobre o destino, assim chegará até ele já sabendo o que esperar! Por isso nós vamos contar algumas coisas sobre Monte Sião para você!

Aconchego e simplicidade são as palavras que definem Monte Sião, a Capital das Malhas é uma cidadezinha aninhada nos vales da fronteira entre o estado de São Paulo e Minas Gerais, consagrando-se pelos seus trabalhos de tricô e malhas.

Principalmente nos meses mais frios de inverno, a cidade fica repleta de turistas de todas as partes do Brasil, o frio das montanhas e a recepção calorosa da cidade são únicos! Além de ser famosa pela malha e pelo tricô, a cidade ainda abriga muitas fábricas de porcelanas tradicionais, com mais variadas peças!

E aí, ficou interessado em conhecer mais sobre a cidade? Então é só continuar acompanhando o artigo para ficar por dentro de mais detalhes importantes!

Onde fica Monte Sião e como chegar?

Para você que está planejando a sua viagem, saiba que a cidade de Monte Sião fica localizada a cerca de 500 km de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, na microrregião de Poços de Caldas. A cidade ainda faz fronteira com diversos outros destinos turísticos, como o estado de São Paulo, a menos de 10 km!

Chegar em Monte Sião não é nada difícil! Para quem mora na capital paulista, a distância curta e as ótimas opções de estrada são ideais para um turismo bate e volta!

  • De ônibus: O paulistano tem seu ponto de partida no Terminal Rodoviário do Tietê. Quem vem de BH ou de cidades vizinhas, também há linhas levando até Pouso Alegre, após isso você pode seguir de translado para outro coletivo. Siga viagem e finalize com um táxi ou Uber. Quem vem do Rio de Janeiro precisa pegar o ônibus da linha para a capital São Paulo e de lá seguir com as mesmas opções!
  • De carro: Se você pretende viajar de carro saindo de São Paulo, a melhor opção é pela Fernão Dias, até a cidade de Bragança Paulista, onde pode prosseguir pela BR-146. Viajando BH ou de outras partes do estado devem seguir a BR-381 sentido Sul até a MG-459 em Pouso Alegre. Após isso deve seguir pela MG-290 até Ouro Fino e BR-146 que leva ao destino. Quem vem do Rio, deve seguir pela Br-116 até Lorena e subir a Serra da Mantiqueira pela BR-459 até Pouso Alegre e de lá siga as mesmas instruções.
  • De avião: Não há voos regulares diretos para Monte Sião, quem vem do Rio de Janeiro pode usar a ponte aérea para São Paulo, com voos que partem do Galeão, o Aeroporto Internacional de Tom Jobim ou o de Santos Dumont, com opções para Congonhas em Campinas ou Guarulhos. O restante pode ser feito de ônibus! Vale para voos a partir de BH também!

Veja também: Saiba tudo o que que há para fazer em Minas Gerais agora mesmo!

Mas afinal, o que fazer em Monte Sião?

Agora que você já conheceu um pouco sobre o destino e já sabe a melhor maneira de chegar até ele para planejar sua viagem, chegou a hora de ficar por dentro de tudo que há para fazer por lá, então continue acompanhando cada detalhe!

Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa Foto: Flickr

Para começar, que tal uma visita a Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa? Lá você terá a oportunidade de conhecer a primeira igreja consagrada à Nossa Senhora da Medalha em todo o Brasil, construída em 1849. Ela está muito bem conservada e conta com um espaço amplo para visitar.

Os vitrais que estão na igreja a tornam um ponto turístico obrigatório em Monte Sião para o turismo religioso! Nas interiores da igreja há painéis descritivos com a história da igreja e da divindade, por lá também há uma pequena lojinha com artigos religiosos!

Mosteiro da Santíssima Trindade de Monte Sião

Mosteiro de Santíssima Trindade de Monte Sião
Mosteiro de Santíssima Trindade de Monte Sião Foto: G1

Aqui é o lugar certo para conhecer um pouco mais sobre a história religiosa de Monte Sião, principalmente os hábitos e costumes dos monges da Trindade! Essa torna-se uma experiência bastante profunda.

A tradição monástica prega a busca pela paz e comunhão com Deus em meio ao estudo das Escrituras e do convívio com a Natureza é incrível, uma experiência que pode ser compartilhada e vivida pelos visitantes! O local é repleto de muito verde e paisagens montanhosas!

Porcelana Monte Sião

Porcelana Monte Sião
Porcelana Monte Sião Foto: Portal Minas Gerais

Além de ser conhecida como a Capital das Malhas e do tricô, em Monte Sião também há diversas fábricas de porcelanas! As porcelanas são confeccionadas artesanalmente e seguem uma receita única com origens que remontam o fim da década de 1950!

Apesar de se inspirarem nas peças portuguesas, o estilo das peças de Monte Sião consagrou-se de forma única e se tornou uma referência no Brasil! Após 60 anos da primeira jarra montada, você pode conhecer a loja e a fábrica deste ofício!

Praça Prefeito Mário Zucato

Praça Prefeito Mário Zucato
Praça Prefeito Mário Zucato Foto: Flickr

A Praça Prefeito Mário Zucato é o ponto de encontro central de Monte Sião, é o palco em que acontece o Festival Multicultura de Inverno na cidade! A praça foi construída nos anos 1940 e tem o nome do primeiro prefeito da cidade, Por lá você poderá conhecer os melhores trabalhos de topiaria. A arte de esculpir figuras em copas de árvores e de arbustos!

Essa tradição começou na década de 1940 com o jardineiro Estevan Comune que começou a dar formas aos arvoredos com uma técnica rara. Por lá ainda há fontes e chafarizes para você apreciar, além disso, nos arredores há muitas opções de lazer, como bares, restaurantes e hospedagens.

Veja também: Melhores destinos de viagens baratas em Minas Gerais!

Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião

Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião
Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião Foto: Turismo em Monte Sião

Outro museu muito importante localizado em Monte Sião é o Museu Histórico e Geográfico! As primeiras conversas para a criação de um museu que conta a história do povo remetem a 1975, com iniciativa da Fundação Cultural Pascoal Andreta. Em 1983 o museu de Monte Sião abriu suas portas.

No museu você pode conhecer de perto muita coisa das tradições culturais de Monte Sião, tendo a oportunidade de conhecer de perto carros antigos, um projetor de cinema de 1930, a caldeira de uma locomotiva a vapor e muito mais.

Por lá ainda é possível ver uma réplica exata de uma caverna, armas e equipamentos da revolução de 1932 e aplaca de nomeação da fonte Maire Curie, a polonesa que visitou a cidade para estudar propriedades radioativas das fontes termais de Virtuosa e Virtuosinha! Vale super a pena visitar o local!

Malharias e confecções

Malharias e confecções
Malharias e confecções Foto: Canva

Impossível você visitar Monte Sião e não reservar um tempo para visitar as suas malharias e confecções! As primeiras malharias da cidade aglomeram-se em torno da loja e fábrica de porcelanas, consequência do grande fluxo de turistas na segunda metade do século XX!

Se você procura o que fazer em Monte Sião, não pode deixar de conhecer algumas das dezenas de malharias tradicionais da cidade! Aproveite para ir às compras e levar várias peças de malha e tricô para casa!

O que comprar na cidade?

Compras em Monte Sião
Compras em Monte Sião Foto: Canva

Como já deu para perceber você poderá escolher dentre muitas opções de fabricantes de malhas na cidade! Além disso há muitos outros produtos interessantes para você comprar em Monte Sião, com preços super justos!

Você pode aproveitar a cidade para comprar ótimas malhas e tricôs, já que a cidade oferece uma ampla oferta de lojas e fábricas para você visitar, facilitando bastante para que o turistas escolha preços acessíveis.

Outra opção, são as porcelanas de Monte Sião, um verdadeiro clássico na cidade! Na lojinha você pode acompanhar os processos e garantir peças lindas, como pratos, jogos de xícara, jarras, bules, caçarolas e muitas outras coisas.

Veja também: Saiba tudo sobre como é morar no estado de Minas Gerais!

E aí, gostou?

E aí viajante, já sabe o que fazer em Monte Sião? Depois das nossas dicas de passeios pela cidade ficou bem mais fácil, não é mesmo? Aproveite para deixar um comentário abaixo nos contando se você já conhece a cidade ou se pretende conhecer!

Acompanhe o Agora Viagem para ficar por dentro das melhores dicas de viagens, compartilhe o artigo com outras pessoas e até a próxima! Ah e deixe suas estrelinhas também!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Monte Sião?

Como é Monte Sião?

Aconchego e simplicidade são as palavras que definem Monte Sião, a Capital das Malhas é uma cidadezinha aninhada nos vales da fronteira entre o estado de São Paulo e Minas Gerais, consagrando-se pelos seus trabalhos de tricô e malhas. Principalmente nos meses mais frios de inverno, a cidade fica repleta de turistas de todas as partes do Brasil, o frio das montanhas e a recepção calorosa da cidade são únicos! Além de ser famosa pela malha e pelo tricô, a cidade ainda abriga muitas fábricas de porcelanas tradicionais, com mais variadas peças!

Onde fica Monte Sião?

Para você que está planejando a sua viagem, saiba que a cidade de Monte Sião fica localizada a cerca de 500 km de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, na microrregião de Poços de Caldas. A cidade ainda faz fronteira com diversos outros destinos turísticos, como o estado de São Paulo, a menos de 10 km! Chegar em Monte Sião não é nada difícil! Para quem mora na capital paulista, a distância curta e as ótimas opções de estrada são ideais para um turismo bate e volta!

O que fazer em Monte Sião?

Há muitas opções do que fazer em Monte Sião, mas confira algumas opções indispensáveis:
·         Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa;
·         Mosteiro de Santíssima Trindade de Monte Sião;
·         Porcelana Monte Sião;
·         Praça Prefeito Mário Zucato;
·         Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião;
·         Malharias e confecções;
·         Ir às compras;

O que comprar em Monte Sião?

Você pode aproveitar a cidade para comprar ótimas malhas e tricôs, já que a cidade oferece uma ampla oferta de lojas e fábricas para você visitar, facilitando bastante para que o turistas escolha preços acessíveis. Outra opção, são as porcelanas de Monte Sião, um verdadeiro clássico na cidade! Na lojinha você pode acompanhar os processos e garantir peças lindas, como pratos, jogos de xícara, jarras, bules, caçarolas e muitas outras coisas.

Como chegar em Monte Sião?

·         De ônibus: O paulistano tem seu ponto de partida no Terminal Rodoviário do Tietê. Quem vem de BH ou de cidades vizinhas, também há linhas como o Expresso Gardênia levando até Pouso Alegre, após isso você pode seguir de translado para outro coletivo da mesma empresa. Após isso siga viagem e pode finalizar com um táxi ou Uber. Quem vem do Rio de Janeiro precisa pegar o ônibus da linha para a capital São Paulo e de lá seguir com as mesmas opções!
·         De carro: Se você pretende viajar de carro saindo de São Paulo, a melhor opção é pela Fernão Dias, até a cidade de Bragança Paulista, onde pode prosseguir pela BR-146. Viajando BH ou de outras partes do estado ao norte devem seguir a BR-381 sentido Sul até a MG-459 em Pouso Alegre. Após isso deve seguir pela MG-290 até Ouro Fino e BR-146 que leva ao destino. Quem vem do Rio, deve seguir pela Br-116 até Lorena e subir a Serra da Mantiqueira pela BR-459 até Pouso Alegre e de lá siga as mesmas instruções.
·         De avião: Não há voos regulares diretos para Monte Sião, quem vem do Rio de Janeiro pode usar a ponte aérea para São Paulo, com voos que partem do Galeão, o Aeroporto Internacional de Tom Jobim ou o de Santos Dumont, com opções para Congonhas em Campinas ou Guarulhos. O restante pode ser feito de ônibus! Vale para voos a partir de BH também!

O que comer em Monte Sião?

Aqui estão algumas sugestões do que você pode experimentar ao visitar Monte Sião:
·         Feijão Tropeiro: Prato típico mineiro feito com feijão, arroz, farinha de mandioca, linguiça, ovos e temperos.
·         Tutu à Mineira: Feijão cozido com farinha de mandioca e temperos, acompanhado geralmente por arroz, couve e linguiça.
·         Frango com Quiabo: Uma deliciosa combinação de frango cozido com quiabo, típica da culinária mineira.
·         Queijo Minas: A região é famosa pelos seus queijos, então não deixe de experimentar o queijo Minas frescal ou o queijo Canastra, ambos muito apreciados.
·         Doces Mineiros: Experimente os doces tradicionais mineiros, como doce de leite, goiabada e compotas de frutas.
·         Pão de Queijo: Uma delícia mineira feita com polvilho e queijo.
·         Café Mineiro: Aproveite um café forte acompanhado de biscoitos e pães caseiros.
·         Explore os restaurantes locais que servem pratos típicos da região, proporcionando uma experiência autêntica da culinária mineira.
·         Se você gosta de cerveja, experimente algumas cervejas artesanais locais, se disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *