Está em busca do que fazer em Campo Grande? Então faça a leitura desse artigo do Agora Viagem e fique por dentro de diversas dicas sobre o destino, bem como passeios e pontos turísticos para conhecer!
Campo Grande costuma ser uma capital que passa bem despercebida pelos viajantes, mas a verdade é que a cidade reserva muitas opções de lazer para os seus visitantes, e por isso merece estar entre a sua lista de cidades para conhecer no Mato Grosso do Sul!
A capital mato-grossense tem um potencial turístico muito grande a ser explorado, já que conta com uma rica história, cultura e biodiversidade! E para te ajudar a montar um roteiro de passeios na cidade, preparamos esse artigo com várias dicas, acompanhe cada detalhe!
Mais sobre Campo Grande

Campo Grande é conhecida como a “Cidade Morena”, já que conta com um escuro solo arenítico! A cidade é o principal ponto de partida para quem deseja conhecer o Pantanal, a maior planície inundável, local rico em fauna e flora!
A capital também é bastante conhecida por ser uma das cidades mais arborizadas do Brasil, sendo a região dos parques públicos, por isso as suas principais atrações são bastante ligadas a eles, além das suas outras belezas naturais, Campo Grande é um centro de preservação da cultura pantaneira e dos povos indígenas.
Mesmo sendo um capital e contando com mais de 895 mil habitantes, Campo Grande ainda conversa um clima interiorano, capaz de agradar os gostos mais variados dos turistas!
Como chegar em Campo Grande?
A melhor maneira de chegar até Campo Grande é de avião, já que é uma das formas mais rápidas e seguras de viajar! O Aeroporto Internacional de Campo Grande fica localizado a cerca de 8 km do centro da cidade, recebendo diariamente voos vindos das principais capitais brasileiras.
Do aeroporto ao centro da cidade, o caminho pode ser feito facilmente de táxi, por carro alugado, aplicativos ou ônibus, já que há uma rodoviária em Campo Grande. A capital do Mato Grosso do Sul foi planejada e por isso conta com ruas largas, fluindo bastante o trânsito.
Quando ir à Campo Grande?
Para planejar uma viagem sem que ocorra imprevistos, é super importante que você fique por dentro sobre como funciona mais ou menos o clima da cidade! Em Campo Grande, não há tempo ruim para passear! A escolha sobre a melhor época para visitar a cidade irá depender do gosto de cada turista.
Durante o verão, as temperaturas aumentam bastante por lá e é também quando ocorre o período de chuvas na cidade. Próximo ao inverno as temperaturas ficam mais amenas e o tempo mais seco. E por isso quem deseja conhecer o Pantanal, deve levar esses fatores em consideração!
Em Campo Grande as cheias ocorrem durante a estação chuvosa sendo a época mais ideal para observar aves. A partir de abril ocorre o fim das chuvas, formando lagoas cheias de espécies de peixes para visitar. E para avistar a fauna e a flora local, a partir de julho é ideal!
Mas afinal, o que fazer em Campo Grande?
Embora a capital do Mato Grosso do Sul não conte com grandes atrações, os fãs de belezas naturais amam conhecer a região, já que as cidades da região são bem famosas pelo ecoturismo! Há muito o que fazer em Campo Grande e se você deseja conhecer um pouco mais sobre o que fazer por lá, é só continuar acompanhando o artigo!
Parque da Nações Indígenas

O Parque das Nações Indígenas é um dos principais cartões postais da cidade de Campo Grande, estando da lista dos maiores parques urbanos de todo o mundo, com 119 hectares onde não faltam opções de lazer para os seus visitantes.
Quem procura por passeios em família, vai amar conhecer o parque, que conta com locais para caminhada, quadras de esportes, espaços para andar de skate e patins, jardins lindíssimos de vegetação nativa, parque infantil e um enorme lago, com ilha e píer! O parque ainda conta com concha acústica, onde acontecem eventos e shows, além de alguns museus importantes, como o Museu Dom Bosco e o Museu de Arte Contemporânea.
Museu das Culturas Dom Bosco

Quem não abre mão de visitar lugares que remetem a cultura e história, vai amar conhecer o Museu das Culturas Dom Bosco, principalmente os que querem saber mais sobre os povos originários, já que o local dispões de um acervo repleto de objetos de cultura material indígena.
Uma das exposições de longa duração do museu, conta com artefatos de 5 narrativas diferentes, como Povos de Mato Grosso do Sul, Povo Bororo, Povo Xavante, Povo Karajá e Povos do Rio Uaupés. É uma visita muito interessante!
Veja também: Saiba tudo sobre como é morar no Mato Grosso do Sul!
Mercadão Municipal

Uma viagem à Campo Grande sem aproveitar a culinária local não é uma viagem! Por isso, quem busca opções para aproveitar um pouco os sabores e a cultura local, deverá dar uma passada pelo Mercadão Municipal.
No mercadão se é possível encontrar de tudo um pouco, como temperos, doces, ervas medicinais e diversas especiarias, além de produção artesanais e utensílios! Os preços por lá são bem bons e vale super a pena visitar!
Trem do Pantanal

Para quem procura passeios mais diferenciados, vai amar um passeio com o Trem do Pantanal, e para realizá-lo será necessário um dia inteiro! O Trem sai de Campo Grande e vai até a cidade de Miranda, que está a cerca de 220 km de distância!
Se você se interessa por atrações que remetem ao passado, o passeio de trem é ideal, já que você dá uma verdadeira volta no passado. O passeio acontece todos os sábados, e ainda é possível avistar araras azuis e diversas outras belezas naturais, leve a família toda e aproveite o passeio de trem!
Morada do Baís

A Morada do Baís foi uma das primeiras construções em alvenaria de Campo Grande, o casarão foi construído entre os anos de 1913 e 1918, tombado atualmente como Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Grande. Por lá há várias exposições e apresentações voltadas à valorização da cultura local.
O local recebeu o nome que tem hoje pois foi a residência da família do imigrante italiano Bernardo Franco Baís, que na época era um dos homens mais ricos. Dentro da casa funciona o Museu Lídia Baís, com várias exposições de objetos da família.
Feira Central

Após o pôr do sol, é quando a Feira Central ganha vida em Campo Grande, embora seja aberta desde a tarde! O local é na verdade uma feira gastronômica na cidade, ideal para os turistas que buscam o que fazer à noite na região!
É na Feira Central que você irá encontrar diversos pratos tradicionais da cidade, como o sobá, que é uma espécie de yakisoba com carne e ovo, que virou até um monumento na entrada da feira já que é tão popular. Lá você também encontra produtos caseiros como doces e temperos!
Praça das Araras

A Praça das Araras é uma das que ficam mais afastadas do centro da cidade, é um local bem característico que conta com a escultura de 3 araras, desenvolvidas pelo artista plástico Clair Ávila, no ano de 1964.
Bem próximo a Praça das Araras há diversos locais de lazer, inclusive indicamos visitar o local perto do almoço, para aproveitar um rodízio de peixe da Casa do Peixe! Leve a família toda e aproveite.
Veja também: Melhores opções de viagens baratas no estado do Mato Grosso do Sul!
Aquário do Pantanal ou Bioparque do Pantanal

O Aquário do Pantanal foi projetado para ser o maior aquário de água doce do mundo todo! Porém, a obra ficou incompleta durantes muitos anos, iniciadas em 2011 e finalizadas apenas em abril de 2022, contando com 19 mil m² de área construída.
O aquário conta com 33 tanques, sendo 8 externos e 23 internos, totalizando um volume de 5 milhões litros de água. O local ainda oferece um museu, uma biblioteca, sala de exposição, laboratórios, auditório e muito mais! Agende sua visita agora mesmo de forma totalmente gratuita!
E aí, gostou?
Caso tenha gostado de acompanhar nossas dicas de passeios em Campo Grande, interaja conosco e deixe um comentário abaixo nos contando tudo o que achou e quais desses passeios você mais se interessou.
Acompanhe o Agora Viagem para ficar por dentro de todas as novidades, deixe suas estrelinhas para nos incentivar a trazer novos artigos e até a próxima!
Perguntas frequentes sobre o que fazer em Campo Grande
Por que ir à Campo Grande?
Campo Grande é conhecida como a “Cidade Morena”, já que conta com um escuro solo arenítico! A cidade é o principal ponto de partida para quem deseja conhecer o Pantanal, a maior planície inundável, local rico em fauna e flora! A capital também é bastante conhecida por ser uma das cidades mais arborizadas do Brasil, sendo a região dos parques públicos, por isso as suas principais atrações são bastante ligadas a eles, além das suas outras belezas naturais.
Como chegar em Campo Grande?
A melhor maneira de chegar até Campo Grande é de avião, já que é uma das formas mais rápidas e seguras de viajar! O Aeroporto Internacional de Campo Grande fica localizado a cerca de 8 km do centro da cidade, recebendo diariamente voos vindos das principais capitais brasileiras.
Quando ir à Campo Grande?
Em Campo Grande, não há tempo ruim para passear! A escolha sobre a melhor época para visitar a cidade irá depender do gosto de cada turista. Durante o verão, as temperaturas aumentam bastante por lá e é também quando ocorre o período de chuvas na cidade. Próximo ao inverno as temperaturas ficam mais amenas e o tempo mais seco. As cheias ocorrem durante a estação chuvosa sendo a época mais ideal para observar aves. A partir de abril ocorre o fim das chuvas, formando lagoas cheias de espécies de peixes para visitar. E para avistar a fauna e a flora local, a partir de julho é ideal!
O que fazer em Campo Grande?
Há muitas opções de lazer em Campo Grande, confira algumas opções que não podem faltar:
· Parque das Nações Indígenas;
· Museu das Culturas Dom Bosco;
· Mercadão Municipal;
· Trem do Pantanal;
· Morada do Baís;
· Feira Central;
· Praça das Araras;
· Aquário do Pantanal;
E aproveite a gastronomia, com influência das culturas japonesa, paraguaia e da região Centro-Oeste, a gastronomia sul-mato-grossense tem pratos que podem ser muito diferentes para os visitantes.
O que fazer em Campo Grande a noite?
As noites de Campo Grande costumam ser bastante movimentadas, mas antes de buscar alguma festa por lá, que tal aproveitar para conhecer pratos típicos da culinária local? Que são uma delícia! Com influência das culturas japonesa, paraguaia e da região Centro-Oeste, a gastronomia sul-mato-grossense tem pratos que podem ser muito diferentes para os visitantes.
Qual é um dos pontos turísticos mais famosos de Campo Grande?
O Parque das Nações Indígenas é um dos principais cartões postais da cidade de Campo Grande, estando da lista dos maiores parques urbanos de todo o mundo, com 119 hectares onde não faltam opções de lazer para os seus visitantes. Quem procura por passeios em família, vai amar conhecer o parque, que conta com locais para caminhada, quadras de esportes, espaços para andar de skate e patins, jardins lindíssimos de vegetação nativa, parque infantil e um enorme lago, com ilha e píer.
Deixe um comentário