O que fazer em Bertioga? Opções de praias + 11 atrações!

5/5 - (1 voto)

Se você está pensando na possibilidade de visitar Bertioga e não sabe o que pode colocar em seu roteiro para realizar na viagem, neste artigo, nós da equipe Agora Viagem vamos mostrar o que fazer em Bertioga e quais os pontos turísticos e demais atividades que a cidade reserva para você. Acompanhe a seguir!

Índice do Conteúdo

Sobre Bertioga

Localizada na região metropolitana na baixada santista no estado de São Paulo, o município de Bertioga é uma das 15 cidades consideradas estâncias balneárias pelo estado de São Paulo.

A cidade é repleta de história e cultura, o início de sua povoação começou em 1531 através de colonizadores portugueses que exploravam o lugar. Os portugueses sofriam constantes ataques dos índios tupinambás de regiões próximas, e então, se viram na necessidade de construir um forte para se defender. O forte teve as presenças ilustres dos padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, que ficaram hospedados 5 dias a fim de tentar tranquilizar os índios através da catequização.

Ao passar dos anos e o fim do Brasil colonial, a cidade foi se libertando dos portugueses e começou a se desenvolver, na qual na década de 40, se tornou oficialmente um distrito de Santos. Após movimentos que visavam a emancipação da cidade, Bertioga conquistou sua autonomia no dia 19 de maio de 1991 se separando de Santos.

O município de Bertioga se enquadra na Lei estadual sobre Estâncias Balneárias pelo fato de cumprir todos os dispositivos presentes em sua redação. Sendo assim, a cidade recebe status que garante uma maior verba para promover o seu turismo e recebe o direito de incluir o título de Estância Balneária em seu nome.

Afinal, o que fazer em Bertioga?

Conhecida por conter muita história e cultura, a cidade também proporciona um ótimo lugar para descanso e conexão com a natureza.

Em Bertioga estão as estruturas das primeiras capelas que foram construídas no Brasil, além de conter uma aldeia indígena na região que é muito visitada por turistas que desejam conhecer um pouco mais da rotina indígena bem como sua história e costumes.

O que fazer em Bertioga?
O que fazer em Bertioga? Foto: Reprodução

Para o descanso, a cidade oferece suas praias com seus belos cenários litorâneos e outros locais repletos de trilhas, cachoeiras e algumas piscinas naturais. Não falta o que fazer né?!

Confira abaixo, algumas opções para você que está buscando o que fazer em Bertioga incluir sem seu roteiro. Continue lendo!

1 – Praias

Com certeza, uma das principais atrações da cidade de Bertioga são suas belas paisagens litorâneas proporcionadas por suas praias. A cidade oferece cerca de 33 km de faixa de areia, contando com praias para agradar qualquer gosto, sejam elas mais calmas ou mais agitadas.

Praia da Enseada

Com destaque para a sua areia bem clara, a praia contém seu mar bem calmo e proporciona uma ótima visão para as montanhas da região.

Porém, vale ressaltar que por ter o mar calmo, a praia possui diversos barcos atracados em sua orla, eles ficam mais próximos ao Canal de Bertioga, no qual você terá que se atentar em caso de crianças.

O local ainda oferece algumas opções de restaurantes, quiosques e outros estabelecimentos, na praia acontece a comercialização do aluguel de cadeiras para quem precisar.

Praia do Indaiá

Localizada próxima a Praia da Enseada mencionada anteriormente, a Praia do Indaiá também é uma ótima opção para o descanso. Contando com águas cristalinas e calmas, a praia é propicia para a realização de vários esportes que visam a diversão, assim como o passeio de caiaque e o stand up paddle.

A praia é muito procurada por ser um ótimo destino para os mergulhadores, contém uma exuberante fauna marinha. Através da praia é possível ter uma visão das belas ilhas vitória e de búzios, nas quais são ótimos lugares para visitar se você estiver pela região.

Praia Riviera de São Lourenço

Com certeza, a Praia Riviera de São Lourenço é a mais procurada cidade, seja por seus turistas ou pelos habitantes de Bertioga. A praia conta com excelentes estabelecimentos de restaurante e bares próximos.

Vista exuberante da Praia Riviera de São Lourenço.
Vista exuberante da Praia Riviera de São Lourenço. Foto: Reprodução

A paia durante a noite é muito movimentada por jovens, que constantemente visitam a praia para conversar ou realizar a prática de esportes como o futevôlei ou até mesmo o vôlei de praia. Além de conter diversas baladas próximas que se torna outro grande por boa parte deles.

Praia de Itaguaré

Além das outras praias que foram citadas aqui, Bertioga ainda possui uma praia que oferece um contato maior com a natureza, ótimo para quem deseja descansar, obter paz e renovar suas energias.

A praia de Itaguaré, apesar do contato com a natureza é deserta e não possui muitos estabelecimentos próximos devido a este motivo. A praia é muito alvejada por surfistas da região e turistas, oferece ótimas ondas para a prática do esporte.

Praia de Guaratuba

Com águas cristalinas e com uma grande extensão de faixa de areia, a praia de Guaratuba certamente é um dos destinos que precisam estar em seu roteiro na passagem pela cidade.

Mesmo não contendo muitos estabelecimentos de restaurantes e bares que melhoram a experiência do turismo, vale a pena levar seus alimentos e bebidas para curtir o dia nesta praia maravilhosa.

Por conta da sua grande extensão de faixa de areia que se aproxima a 8km, a ´praia é muito propicia para a prática de esportes, como por exemplo a “altinha”, futevôlei e o vôlei de praia.

2 – Calçadão centro de Bertioga

Após a revitalização em sua orla no ano de 2012, o centro de Bertioga apresenta um ótimo calçadão com uma vista exuberante de suas praias bem como a possibilidade de praticar esportes como a caminhada, correr, passear de bicicleta entre outros.

O calçadão contém diversos estabelecimentos ao seu redor como restaurantes, quiosques e espaços com eventos, proporcionando assim uma ótima opção para realizar uma caminha ou corrida no fim da tarde deslumbrando o pôr do sol e a vista pro mar.

3 – Skate Park Bertioga

Se você gosta de andar de skate ou aprecia o esporte, constantemente no Skate Park Bertioga acontece alguns eventos e proporciona todo um espaço para você que gosta de praticar o esporte.

O espaço também contém um espaço para a prática do basquete de rua ou até mesmo chamado de streetball, além disso, há um espaço destinado para a patinação.

É um ótimo lugar para o lazer, se você é habituado a praticar estes esportes e estava procurando o que fazer em Bertioga em relação a prática deles, pode incluir o Skate Park Bertioga em seu roteiro de viagem.

Além disso, há vários estabelecimentos como restaurantes e bares próximos.

4 – Canal de Bertioga

Além de suas belas praias, a cidade possui o Canal de Bertioga no qual é cercado por belezas naturais e contem cerca de 30 km e separa o Guarujá do continente, assim, forma a ilha de Santo Amaro.

O Canal é ótimo para realizar passeios através de um barco e contemplar as belezas naturais em suas redondezas, através do passeio é possível realizar a visita em pontos turistas localizados ali próximos, como por exemplo a Ilha de Santo Amaro e visitar cidades próximas como o Guarujá. Do mesmo jeito, é possível visualizar outros pontos turísticos da cidade como: Forte São João, as marinas e manguezais, foz do Rio Itapanhaú e a balsa que realiza a travessia dos veículos saindo de Bertioga e indo até o Guarujá ou vice-versa.

Canal de Bertioga
Canal de Bertioga. Foto: Reprodução

Próximo ao Canal ficam localizados muitos comércios de frutos do mar, além de restaurantes e quiosques.

5 – Canoagem

Sendo um alvo muito forte de turistas na região, a canoagem é muito prática por quem visita o local e muito conhecida na região.

O passeio de canoagem pode se realizado de forma individual ou em grupos e realiza seu percurso através dos rios Itaguaré e Jaguareguava.

Se você deseja realizar a prática da canoagem, você pode encontrar os equipamento para alugar na Barra do Rio Itaguaré, terá 4 horas para utilizar.

6 – Forte de São João

O forte de São João foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no ano de 1940, o IPHAN é uma autarquia federal do Governo do Brasil que busca preservar e divulgar o patrimônio material e imaterial do país.

Forte São João
Forte São João. Foto: Reprodução

A fortificação português foi construída no ano de 1560, durante o tempo em que ocorria o Brasil Colônia. Ficava localizada ao extremo oposto da Fortaleza de São Felipe com qual cruzava fogos para proteger o acesso ao canal do Rio Bertioga.

O Forte após reformado ainda mantém a sua ideia original e possui os mesmos traços iniciais, possui uma bela arquitetura com muitas paisagens naturais ao seu entorno. Nele estão expostos vários itens que foram utilizados pelos portugueses.

7 – Parque dos Tupiniquins

O Parque foi construído próximo ao Forte São João e recebeu o nome de Parque dos Tupiniquins em homenagem as diversas batalhas ali travadas entre índios e portugueses.

Parque dos Tupiniquins
Parque dos Tupiniquins. Foto: Reprodução

Por ser ao lado do Forte São João, o Parque dos Tupiniquins era o local aonde chegavam os primeiros colonizadores da região. Atualmente o Parque contém muitas belezas naturais e serve como um lugar de descanso para quem decide visitar o local, o espaço conta com diversos itens e artefatos históricos e estátuas dos principais líderes contra a invasão portuguesa.

8 – Aldeia dos Índios Guaranis

O local abriga cerca de um pouco mais de 300 Índios tupi-guarani, por meio desta aldeia, você irá conhecer um pouco da história e cultura dos primeiros habitantes do Brasil.

O sustento dos índios vem através da produção de palmito e da comercialização de seus artesanatos e das suas plantas ornamentais na Rodovia Rio-Santos.

Para visitar o local, é necessário estar acompanhado de um guia turístico local que tenha autorização por meio da FUNAI.

9. Ruínas da Igreja de Santo Antônio de Guaibê

Local de extremo valor histórico e cultural, foi um dos lugares utilizados para realizar a catequização dos índios, ainda no Brasil colônia na chegada dos português ao país. A Igreja foi construída no ano de 1560 no século XVI, é uma das igrejas mais antigas do Brasil.

A catequização era feita pelos jesuítas, no qual o Padre José de Anchieta estava incluso e acabou se tornando famoso por ser o fundador de cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro.

Atualmente a Igreja conta com sua estrutura dominada parcialmente pela vegetação local.

10. Parque Estadual Restinga de Bertioga 

Para os amantes do ecoturismo, Bertioga não deixa a desejar. O Parque Estadual Restinga de Bertioga contém um espaço para a preservação da fauna e flora da cidade e disponibiliza duas trilhas para seus visitantes.

Trilha d’ Água

Através desta trilha devido a sua localização, é possível visualizar o processo de mudança na vegetação da mata atlântica.

Trilha do Guaratuba

A trilha mais buscada no parque é a Trilha da Guaratuba, ela contém diversas paisagens naturais como rios, riachos e cachoeiras. A trilha proporciona um ótimo local de paz e contato com a natureza.

11. Usina de Itatinga

Construída no ano de 1910, a cidade de Bertioga possui uma rua na qual reúne cerca de 70 casas destinadas aos funcionários da Usina de Itatinga, que se tornou a primeira usina hidrelétrica do Brasil. Apesar de não ser tombada por nenhuma autarquia, a usina constantemente é referida como patrimônio histórico do Brasil, mas acerca disso, há o estudo sobre todos os documentos da história da usina para realizar o feito.

O local é cercado por montanhas e para chegar até o local é necessário realizar uma travesse de balsa e andar de bondinho elétrico bem como caminhar por algumas trilhas e poder desfrutar do banho em algumas cachoeiras que estão na região.

https://www.youtube.com/watch?v=0wMjMfk8kLw

Gostou?

E aí, gostou das dicas sobre o que fazer em Bertioga? Se você quiser atribuir alguma informação sobre algum ponto turístico aqui mencionado ou sobre algum que ficou de fora, deixe seu comentário abaixo. Para mais dicas de viagens como essa, acesse a Página principal do Agora Viagem e acompanhe nosso conteúdo!

Perguntas Frequentes

Bertioga tem alguma praia direcionada para o Surf?

A praia de Itaguaré localizada em Bertioga, pelo fato de ser deserta e oferecer diversas ondas radicais, é o principal foco dos surfistas.

Qual praia contém maior estrutura para turistas?

Todas as praias aqui mencionadas valem a pena a visita, porém, a Praia Riviera de São Lourenço contém a maior estrutura em relação a estabelecimentos de restaurantes e quiosques. Sendo assim, é a praia mais badalada da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *