O que fazer em Berlim? Principais pontos turísticos e passeios!

Avalie

Está em busca do que fazer em Berlim? A capital da Alemanha reserva muitas opções incríveis para você, e se você ficou interessado é só continuar acompanhando esse artigo para ficar por dentro de diversas dicas sobre o destino!

Berlim para quem não conhece é a capital da Alemanha, cidade com grande destaque graças a sua história além de ser um dos destinos mais bonitos e mais visitados no mundo todo! É uma das cidades mais cosmopolitas da Europa!

Além de ser um ótimo destino para o inverno, também conta com ótimos atrativos para o verão, por isso deve entrar em sua lista de cidades para conhecer fora do Brasil! Para te ajudar a encontrar ótimos passeios por lá, preparamos esse artigo com várias dicas, acompanhe.

Mais sobre Berlim

O que fazer em Berlim? Principais pontos turísticos
O que fazer em Berlim? Principais pontos turísticos Foto: Pixabay

Com seus quase 3,5 milhões de habitantes, Berlim é a famosa capital da Alemanha! Os turistas gostam muito de visitá-la já que ela consegue ser agitada e ao mesmo tempo silenciosa para o seu tamanho, com muita arte de rua, mercados de pulgas, galerias de arte, museus e muitas outras coisas.

Vale mencionar que os amantes de história irão se encantar com Berlim, já que a cidade foi palco de alguns dos eventos mais históricos do século 20, no caso as duas grandes guerras mundiais, além da ascensão e a queda do nazismo e a construção do muro divisor por quase 30 anos. Por isso há mais de 200 museus para você escolher visitar!

Quem curte experimentar novos sabores, vai encontrar em Berlim comidas do mundo todo, quem gosta de atividades ao ar livre e natureza pode aproveitar diversos parques e espaços verdes, e muitas outras coisas!

Por que viajar para Berlim?

Ainda está em dúvida sobre sua viagem para Berlim? Fique tranquilo, pois agora vamos te dar o empurrãozinho que faltava para você planejar sua viagem e comprar sua passagem agora mesmo! Acompanhe abaixo!

  • Berlim é considerada uma das cidades mais importantes da Europa, já que é um lugar que respira muita cultura, arte e história, desde a época em que era capital do Reino da Prússia, durante a Segunda Guerra Mundial, a construção a queda do muro que dividia a capital até hoje!
  • A capital da Alemanha é uma ótima opção para quem não abre mão de viajar mesmo estando com o orçamento um pouco baixo, é considerada um dos lugares mais baratos da Europa Ocidental.
  • Os turistas são surpreendidos pela eficiência do transporte na cidade, é possível utilizar o metrô e o trem para visitar praticamente todos os pontos turísticos de Berlim, além dos ônibus turísticos e táxis disponíveis.
  • Para quem curte vida noturna, também vai amar Berlim, que conta com noites modernas e dinâmicas! Há vários bares, pubs e baladas para aproveitar, com drinks, bebidas e opções gastronômicas tradicionais incríveis!
  • E para finalizar, a capital alemã recebe programações especiais durante o ano todo, como o Festival das Luzes em outubro, que ilumina diversos atrativos de Berlim, com muita música e comida boa! E temos os mercados de Natal no final do ano, com muitas barraquinhas de comida e música!

Veja também: Melhores países da Europa para visitar no inverno, saiba todos!

Mas afinal, o que fazer em Berlim?

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o que esperar do destino e motivos para visitá-lo, chegou a hora de te apresentarmos todos os principais pontos turísticos e passeios para fazer em Berlim. Se você ficou interessado é só continuar acompanhando para ficar por dentro de tudo!

Muro de Berlim

Muro de Berlim
Muro de Berlim Foto: Pixabay

Para começar nossa lista de passeios em Berlim, impossível não citar o famoso Muro de Berlim, o principal ponto turístico da cidade! O muro foi construído no ano de 1961, dividindo Berlim entre Oriental e Ocidental, representando fisicamente o conflito ideológico entre socialistas e capitalistas.

Em 1989 ocorreu a sua queda, que marcou o fim de um período histórico, a Guerra Fria! Após isso, o local se tornou um dos pontos turísticos mais famosos do mundo todo e até hoje é possível encontrar pedaços do muro pela cidade. O local mais conhecido é o East Side Gallery, criado após 4 meses da queda, é uma galeria de arte ao ar livre com cerca de 1,3 km, às margens do Rio Spree, reunindo obras de artistas do mundo todo.

Portão de Brandemburgo

Portão de Brandemburgo
Portão de Brandemburgo Foto: Pixabay

O Portão de Brandemburgo com certeza é uma atração que não fica de fora de nenhuma lista do que fazer em Berlim! Ele foi construído entre 1788 e 1791, para servir como um dos principais marcos de acesso da capital.

Durante os anos em que o Muro de Berlim estava de pé, não era possível passar por ele e hoje é um dos grandes símbolos da reunificação da Alemanha, é essencial passar por ele e garantir aquela bela foto de lembrança.

Reichstag – Parlamento Alemão

Reichstag – Parlamento Alemão
Reichstag – Parlamento Alemão Foto: Pixabay

Esse foi o local em que ocorreu em 1918 a proclamação da república da Alemanha e logo após palco de um incêndio, no ano de 1933 que serviu de estopim para que os nazistas iniciassem a perseguição aos judeus. Se você quer saber mais sobre a história do país, é uma visita indispensável!

Para visitar basta fazer um agendamento no site oficial Bundestag com cerce a de 2 meses de antecedência. No passeio você poderá visitá-lo internamente, descobrindo fatos históricos super importantes. Mas caso não consiga um tour, vá até o local apenas para garantir umas fotos, já que o prédio é bem bonito!

Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto
Memorial do Holocausto Foto: Pixabay

Sem dúvidas esse é um dos pontos turísticos que mais impacta os seus visitantes! Esse monumento é formado por uma praça gigante, onde há mais de 2700 blocos de concreto pintados de cinza, representando as vidas perdidas de judeus durante o nazismo, é impossível não se emocionar!

Para saber mais detalhes sobre toda a história, há também um museu no subsolo que pode ser visitado! Vale destacar que esse é um local que deve ser visitado em silencio e em reflexão, já que possui um clima bem pesado e uma história triste.

Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie
Checkpoint Charlie Foto: Pixabay

Ainda falando sobre os marcos históricos da cidade, outra parada obrigatória em Berlim é o Checkpoint Charlie, um antigo posto militar entre a Alemanha Ocidental e Oriental! O local funcionava como uma das únicas passagens entre os dois lados.

Alguns alemães até conseguiram passar para o lado oposto por ela, mas apenas por algumas horas, tendo que retornar. Há diversas história de moradores que conseguiam fugir, mas dificilmente com sucesso, muitos assassinados. O local ainda abriga uma réplica do antigo cartaz que indica a entrada no setor americano, além de uma pequena barraca, vale super a pena visitar!

Veja também: Melhores destinos de viagens na Europa para férias românticas!

Alexanderplatz e Berliner Fernsehturm – Torre de TV

Alexanderplatz e Berliner Fernsehturm – Torre de TV
Alexanderplatz e Berliner Fernsehturm – Torre de TV Foto: Pixabay

Embora seja possível avistar a torre e diversos lugares da cidade, é super interessante ir até ela! Localizada em uma área central da cidade está a Berliner Fernsehturm, a Torre de TV mais alta da Alemanha.

É muito interessante ir até ela para acessar o seu topo, que oferece uma vista panorâmica da cidade super incrível, inclusive para o famoso portão de Berlim! A torre fica localizada na praça conhecida como “Alex”, onde há também o Weltzeituhr, o relógio que mostra o horário em diversos fusos. Por lá também há muitos bares, restaurantes e estabelecimentos.

Catedral de Berlim

Catedral de Berlim
Catedral de Berlim Foto: Pixabay

A Catedral de Berlim foi construída entre os anos de 1895 e 1905, chamada de Berliner Dom! Essa é a principal catedral protestante da Alemanha, além de ser uma das mais imponentes, tornando-se um ponto turístico muito visitado.

A bela construção da catedral com certeza irá chamar a sua atenção durante os seus passeios no arredores, por isso não deixe de visita-la! Um fato interessante, é que ela foi destruída em 1944 durante um bombardeio, e foi reconstruída em 2002.

Parque Tiergarten

Parque Tiergarten
Parque Tiergarten Foto; Pixabay

Se você ama lugares com bastante natureza, com certeza não poderia faltar nesse artigo um dos belíssimos parques de Berlim! Estamos falando do Parque Tiergarten, que conta com cerca de 210 hectares de área verde, sendo o segundo maior parque da cidade, conhecido como “Pulmão de Berlim”.

Para quem procura passeios em família, esse é um lugar ideal, aproveite para caminhar, andar de bicicleta, ler um livro, fazer um delicioso piquenique ou apenas relaxar enquanto respira ar puro!

Mauerpark

Mauerpark
Mauerpark Foto: Pinterest

Outro parque para você visitar com a família em Berlim é o Mauerpark, localizado no bairro Prenzlauer Berg! O local conta com ampla área verde, playground, quadra de esportes e um enorme gramado, ideal para piqueniques, brincar com as crianças ou praticar esportes ao ar livre.

Aos domingos acontece um mercado de pulgas famoso no local, onde se é possível comprar antiguidades, obras de artes, móveis, livros entre outros produtos, é super divertido, acontece até um karaokê ao ar livre!

Ilha dos Museus em Berlim

Ilha dos Museus em Berlim
Ilha dos Museus em Berlim Foto: Pixabay

Agora partindo para o lado mais histórico, passeios que não podem faltar em uma viagem em Berlim é pelos seus belíssimos museus, já que a cidade conta com mais de 200 museus para os visitantes conhecerem mais sobre a história da cidade e do país.

A Ilha dos Museus é um verdadeiro paraíso para os amantes de história, lá é possível ver desde uma coleção de antiguidades da Grécia e da Roma, a uma coleção do início do Modernismo! Sem contar as outras exposições e a bela arquitetura eles.

Confira 5 principais museus da Ilha dos Museus:

  • Altes Museum;
  • Neues Museum;
  • Alte Nationalgalerie Atenas;
  • Bode-Museum;
  • Pergamonmuseum;

Veja também: Melhores países da Europa para visitar com a família toda!

E aí, gostou?

Gostou de acompanhar esse pequeno tour por Berlim? Se sim, aproveite para deixar um comentário nos contando, aliás, quais desses passeios mais lhe interessaram? Adicione agora mesmo em sua lista de passeios!

Agora compartilhe esse artigo com outras pessoas que possam achar interessante, deixe suas estrelinhas para nos ajudar, acompanhe o Agora Viagem e até a próxima!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Berlim

Por que ir à Berlim?

Com seus quase 3,5 milhões de habitantes, Berlim é a famosa capital da Alemanha! Os turistas gostam muito de visitá-la já que ela consegue ser agitada e ao mesmo tempo silenciosa para o seu tamanho, com muita arte de rua, mercados de pulgas, galerias de arte, museus e muitas outras coisas. Vale mencionar que os amantes de história irão se encantar com Berlim, já que a cidade foi palco de alguns dos eventos mais históricos do século 20, no caso as duas grandes guerras mundiais, além da ascensão e a queda do nazismo e a construção do muro divisor por quase 30 anos. Por isso há mais de 200 museus para você escolher visitar!

Quais os pontos positivos de viajar para Berlim?

·         Berlim é considerada uma das cidades mais importantes da Europa, já que é um lugar que respira muita cultura, arte e história, desde a época em que era capital do Reino da Prússia, durante a Segunda Guerra Mundial, a construção a queda do muro que dividia a capital até hoje!
·         A capital da Alemanha é uma ótima opção para quem não abre mão de viajar mesmo estando com o orçamento um pouco baixo, é considerada um dos lugares mais baratos da Europa Ocidental.
·         Os turistas são surpreendidos pela eficiência do transporte na cidade, é possível utilizar o metrô e o trem para visitar praticamente todos os pontos turísticos de Berlim, além dos ônibus turísticos e táxis disponíveis.
·         Para quem curte vida noturna, também vai amar Berlim, que conta com noites modernas e dinâmicas! Há vários bares, pubs e baladas para aproveitar, com drinks, bebidas e opções gastronômicas tradicionais incríveis!
·         E para finalizar, a capital alemã recebe programações especiais durante o ano todo, como o Festival das Luzes em outubro, que ilumina diversos atrativos de Berlim, com muita música e comida boa! E temos os mercados de Natal no final do ano, com muitas barraquinhas de comida e música!

O que fazer em Berlim?

Há muito o que fazer em Berlim, a cidade conta com milhares de pontos turísticos e atrativos, confira alguns deles: Muro de Berlim, Portão Brandemburgo, Reichstag, Memorial do Holocausto, Checkpoint Charlie, Alexanderplatz e Berliner Fernsehturm, Catedral de Berlim, Parque Tiergarten e a Ilha dos Museus de Berlim.

O que é indispensável fazer em Berlim?

Conhecer o famoso Muro de Berlim! O muro foi construído no ano de 1961, dividindo Berlim entre Oriental e Ocidental, representando fisicamente o conflito ideológico entre socialistas e capitalistas. Em 1989 ocorreu a sua queda, que marcou o fim de um período histórico, a Guerra Fria! Após isso, o local se tornou um dos pontos turísticos mais famosos do mundo todo e até hoje é possível encontrar pedaços do muro pela cidade.

Onde visitar museus em Berlim?

Indicamos a Ilha dos Museus, que é um verdadeiro paraíso para os amantes de história, lá é possível ver desde uma coleção de antiguidades da Grécia e da Roma, a uma coleção do início do Modernismo! Sem contar as outras exposições e a bela arquitetura eles. Os principais:
·         Altes Museum;
·         Neues Museum;
·         Alte Nationalgalerie Atenas;
·         Bode-Museum;
·         Pergamonmuseum;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *