Vai viajar, mas não sabe o que fazer em Belém? Fique tranquilo, pois nesse artigo do Agora Viagem iremos disponibilizar as melhores dicas sobre o destino e tudo que há para fazer por lá, por isso acompanhe e não perca nenhum detalhe!
Belém é uma cidade com muita história para contar, localizada no norte do país, com um grande centro comercial e cultural, região rica em arquitetura, gastronomia e fé, com diversos pontos turísticos para você montar um roteiro!
Por isso, é um destino que não pode ficar de fora quando o assunto é conhecer cidades históricas do Brasil, e para te ajudar a encontrar os melhores passeios por lá, preparamos esse artigo com várias dicas, acompanhe!
Mais sobre Belém

Belém é uma das capitais mais interessantes da Amazônia para se conhecer, é uma cidade que foi moldada pela mistura das culturas dos negros escravizados, com indígenas e europeus, região conhecida por conter a festa do Círio de Nazaré, que é uma das maiores manifestações religiosas do mundo todo.
A capital ainda oferece sabores únicos, belezas amazônicas incríveis, muita história e muita cultura, além de diversos pontos turísticos e passeios maravilhosos, é claro! Belém é uma cidade rica em história, arquitetura e gastronomia, fundada em 1616 por Francisco Caldeira Castelo Branco, com o objetivo de povoar o interior do país e barrar a invasão de povos europeus.
Como é o clima? Como chegar?
Para planejar uma viagem adequada, também é bastante interessante que você saiba um pouco sobre o clima da região, dessa forma irá evitar possíveis imprevistos! Belém é uma região que possui um clima quente e muito úmido, típico das regiões que ficam próximas à linha do equador.
Pelas influências da floresta amazônica, também ocorrem por lá muitas chuvas, por isso prepare a sua mala com roupas frescas para o dia a dia, roupas de banho e alguns casaquinhos para a noite! E nos períodos de seca, as temperaturas chegam a ultrapassar os 35°C.
A principal porta de entrada para Belém é o Aeroporto Internacional de Belém Val-De-Cans, que recebe voos diretos das principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife entre outras.
Veja também: Telefone e demais contatos da Rodoviária de Belém!
Mas afinal, o que fazer em Belém?
Agora que você já conferiu algumas dicas importantes sobre o destino, chegou a hora de ficar por dentro das melhores atrações turísticas para se conhecer e os melhores passeios em Belém, por isso não deixe de acompanhar cada detalhe!
Centro Histórico de Belém

Para começar, nada mais justo do que um passeio pelo Centro Histórico de Belém, já que a região conta com as principais atrações turísticas da capital, como o famoso Forte do Presépio, além da Catedral Metropolitana de Belém, que foi erguida no século XVIII, partindo o tradicional Círio de Nazaré.
Na praça da catedral você encontra ainda o Museu da Arte Sacra de Belém e vários outros pontos turísticos interessantes! Além disso, o local chama bastante a atenção dos seus visitantes pela arquitetura diferenciada, que foi inspirada na Belle Époque!
Feira do Açaí

Que tal viajar para Belém na época em que acontece a tradicional Feira do Açaí? Isso mesmo, a feira é um dos mercados mais tradicionais ao ar livre da capital, que demanda muita disposição, já que ela acontece em plena madrugada, próximo ao Mercado Ver-o-Peso.
No local acontece a descarga do açaí, que chega em Belém pelo rio e representa a grande importância do fruto por lá, responsável por movimentar a economia da região, assim como a gastronomia! O ideal para visitar a feira, é estar no local por volta das 5 horas da madrugada.
Mercado Ver-o-Peso

Como citamos anteriormente o Mercado Ver-o-Peso, achamos interessante também o incluir em nosso roteiro de passeios, já que ele é o coração pulsante de Belém desde o ano de 1626. O mercado fica localizado no Boulevard Castilhos França, na Campina, na baía de Guajará.
Era ali que funcionava a Casa do Haver-o-Peso, um importantíssimo entreposto fiscal que servia para medir o peso das mercadorias e os impostos à Coroa Portuguesa. Com o passar do tempo, se tornou um dos maiores mercados a céu aberto de toda a América Latina, além de ponto turístico, vale super a pena visitar!
Estação das Docas

A Estação das Docas é o antigo porto da cidade, construído no século XIX. O local foi totalmente restaurado e hoje funciona como um grande complexo turísticos e gastronômico da cidade de Belém, à beira da Baía do Guajará, erguida onde foi construído em 1665 o Forte de São Pedro Nolasco, e suas ruínas podem ser visitadas até hoje!
Além de toda a sua importância e história, na Estação das Docas é possível encontrar ótimas opções de lazer e gastronomia, com preços bem bons! O local ainda possui um grande destaque para o seu pôr do sol, que é sem dúvidas inesquecível!
Forte do Presépio

Também chamado de Forte do Castelo de Belém, o Museu do Forte do Presépio é um dos pontos turísticos mais importantes e mais visitados da capital, com uma localização super privilegiada na cidade velha. O forte foi erguido em 1616, revitalizado e transformado em museu no ano de 2002, com o título de primeira construção de Belém, fundando a cidade.
O Forte do Presépio faz parte do complexo Feliz Lusitânia, uma região que concentra os principais pontos turísticos de Belém, sendo a parte mais antiga da cidade!
Veja também: Saiba tudo sobre como é morar no estado do Pará!
Mangal das Garças

Quer conhecer um pedacinho da floresta amazônica em Belém? Então você não pode deixar de fazer uma visita ao Mangal das Garças, um enorme parque ecológico localizado na cidade! O parque conta com:
- Museu Amazônico da Navegação;
- Viveiro de Pássaros;
- Borboletário;
- Orquidário;
- Farol de Belém;
O local é ideal para um passeio em família super divertido, numa visita você pode aproveitar para passar um tempo caminhando pelo lugar, apreciando a vista do rio, ou ainda assistir as iguanas tomando sol. O parque conta com restaurante e lojas, com certeza não pode ficar de fora da sua lista de passeios!
Theatro da Paz

O Theatro da Paz em Belém foi construído no auge da Era da Borracha, que marcou fortemente a história da cidade, assim como o Teatro Amazonas na cidade de Manaus. O local foi fundado em 1878, com estilo neoclássico e capacidade para abrigar 900 pessoas.
O Theatro da Paz recebeu esse nome pelo fim da Guerra do Paraguai na época, e atualmente é palco de peças, concerto e diversos shows populares, sendo em sua maioria gratuitos! Vale a pena visitar!
Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré

A Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré é considerada um patrimônio histórico do estado do Pará, sendo um dos templos católicos mais celebrados do Brasil. Para lá segue a procissão do Círio de Nazaré todos os anos, no segundo domingo do mês de outubro, sendo o maior evento religioso do país.
A Basílica foi construída no ano de 1909 e finalizada somente após a Segunda Guerra Mundial, no local onde foi encontrada pelo caboclo Plácido José de Souza a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Praça Batista Campos

A Praça Batista Campos é um dos diversos oásis urbanos que existem em Belém, na capital do estado do Pará! A praça contém 3 mil metros quadrados e já foi até eleita uma das mais belas do Brasil.
A Praça Batista Campos foi construída no século XIX, mas passou por reformas e revitalização no ano de 2008. O seu nome é uma homenagem, a uma das maiores personalidades da Cabanagem, o Cônego Batista Campos. Se está em busca de passeios mais sossegados, vai amar o local!
Veja também: As melhores viagens baratas no Pará
Aproveite a culinária paraense

É impossível viajar para Belém e não reservar um tempo para aproveitar a deliciosa gastronomia da região, a culinária paraense é uma verdadeira atração! Há uma variedade enorme de delícias do Pará para provar em Belém, se jogue nos diferentes sabores, dos sorvetes Cairu, aos pratos típicos do Pará, como o famoso tacacá!
Alguns lugares para comer bem em Belém são:
- Lacitatá- tudo feito sem nenhum agrotóxico, pelos produtores paraenses, com pratos bem variados;
- Remanso do Bosque- possui foco nas comidas típicas da região e releituras sofisticadas, valorizando os sabores regionais da Amazônica;
- Tacacá do Renato- o tacacá é um famoso prato típico do Pará e você não pode deixar de provar o do Renato, com tucupi sem conservantes feitos pelos mesmos;
- Amazon Beer- é a maior cervejaria artesanal da região, produzindo rótulos com produtos locais em sua composição, como o Bacuri;
- Lá em Casa- fica na Estação das Docas, é um estabelecimento com comida regional deliciosa, com prestos típicos que você não pode perder!
Veja também: Melhores dicas sobre onde passar o verão!
E aí, gostou?
Se você gostou das nossas dicas sobre a cidade de Belém, aproveite para deixar um comentário abaixo nos contando, aliás qual desses passeios mais lhe interessou por lá? Comente abaixo!
Deixe suas estrelinhas para nos incentivar a trazer novos conteúdos para você, acompanhe o Agora Viagem para receber todas as nossas dicas de viagens e até a próxima!
Perguntas frequentes sobre o que fazer em Belém
Por que ir à Belém?
Belém é uma das capitais mais interessantes da Amazônia para se conhecer, é uma cidade que foi moldada pela mistura das culturas dos negros escravizados, com indígenas e europeus, região conhecida por conter a festa do Círio de Nazaré, que é uma das maiores manifestações religiosas do mundo todo. A capital ainda oferece sabores únicos, belezas amazônicas incríveis, muita história e muita cultura, além de diversos pontos turísticos e passeios maravilhosos!
Como é o clima em Belém?
Para planejar uma viagem adequada, também é bastante interessante que você saiba um pouco sobre o clima da região, dessa forma irá evitar possíveis imprevistos! Belém é uma região que possui um clima quente e muito úmido, típico das regiões que ficam próximas à linha do equador. Pelas influências da floresta amazônica, também ocorrem por lá muitas chuvas!
Como chegar até Belém?
A principal porta de entrada para Belém é o Aeroporto Internacional de Belém Val-De-Cans, que recebe voos diretos das principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife entre outras.
O que fazer em Belém?
Há muito o que fazer por lá, confira algumas opções imperdíveis:
· Centro Histórico de Belém;
· Feira do Açaí;
· Mercado Ver-o-Peso;
· Estação das Docas;
· Forte do Presépio;
· Mangal das Garças;
· Theatro da Paz;
· Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré;
· Praça Batista Campos;
· Culinária Paraense;
Por onde começar a conhecer Belém?
Para começar, nada mais justo do que um passeio pelo Centro Histórico de Belém, já que a região conta com as principais atrações turísticas da capital, como o famoso Forte do Presépio, além da Catedral Metropolitana de Belém, que foi erguida no século XVIII, partindo o tradicional Círio de Nazaré. Na praça da catedral você encontra ainda o Museu da Arte Sacra de Belém e vários outros pontos turísticos interessantes! Além disso, o local chama bastante a atenção dos seus visitantes pela arquitetura diferenciada, que foi inspirada na Belle Époque!
Além de atrações turísticas, o que fazer em Belém?
É impossível viajar para Belém e não reservar um tempo para aproveitar a deliciosa gastronomia da região, a culinária paraense é uma verdadeira atração! Há uma variedade enorme de delícias do Pará para provar em Belém, se jogue nos diferentes sabores, dos sorvetes Cairu, aos pratos típicos do Pará, como o famoso tacacá!
Onde comer em Belém?
Alguns lugares para comer bem em Belém são:
· Lacitatá- tudo feito sem nenhum agrotóxico, pelos produtores paraenses, com pratos bem variados;
· Remanso do Bosque- possui foco nas comidas típicas da região e releituras sofisticadas, valorizando os sabores regionais da Amazônica;
· Tacacá do Renato- o tacacá é um famoso prato típico do Pará e você não pode deixar de provar o do Renato, com tucupi sem conservantes feitos pelos mesmos;
· Amazon Beer- é a maior cervejaria artesanal da região, produzindo rótulos com produtos locais em sua composição, como o Bacuri;
· Lá em Casa- fica na Estação das Docas, é um estabelecimento com comida regional deliciosa, com prestos típicos que você não pode perder!
Deixe um comentário