O que tem para fazer em Angra dos Reis?

Paraíso de águas cristalinas, Angra dos Reis é conhecida como Costa Esmeralda. Em sua baía encontram-se 365 ilhas, cerca duas mil praias espalhadas pelo litoral, que são a maior atração turística da região, sendo a maior delas, Ilha Grande.

A cidade está localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, rodeada pela terra e pelo mar. A região foi descoberta no dia 06 de janeiro de 1502, no dia dos Reis magos, como homenagem à data, a enseada recebeu o nome de Angra dos Reis.

Apesar de as belas praias serem o maior atrativo, Angra dos Reis possui várias atividades que encantam os seus visitantes, como trilhas, gastronomia e um city tour no centro histórico.

Você já esteve lá? Aproveite o próximo verão para fazer uma visitinha.

Principais passeios em Angra do Reis

As principais atrações turísticas estão relacionados ao mar, que encantam todo visitante que chega ao local. Os passeios de escuna, lancha e mergulho fazem sucesso na região e você, com certeza, vai querer conhecer todas as belezas dessa bela enseada.

Angra dos Reis

Passeio de escuna

Obrigatório, esta opção é uma das mais tradicionais de Angra dos Reis, é considerada a terceira atração mais visitada do estado do Rio de Janeiro, ficando atrás somente do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. Muitas pessoas vão ao local exclusivamente por ele, o famoso bate e volta, que faz toda diferença no seu final de semana.

O passeio de escuna em Angra dos Reis é ideal para quem estar viajando em família ou em grupos maiores. O barco possui capacidade média para 150 pessoas. A maioria oferece serviço de bar, aluguel de snorkel, e muita música.

Entre as principais atrações visitadas durante o passeio de escuna estão:

Passagem por Ilha de Cataguás: considerada uma das mais belas, de areia branquinha, água cristalina em tons verde esmeralda, rodeada de pitangueiras e águas calmas, ideal para crianças.

Mergulho na Lagoa Azul: com águas transparentes, ela fica entre duas ilhas, formando uma piscina natural, ideal para fazer snorkel. Acesso relativamente fácil as ilhas, que presenteia os aventureiros com uma bela vista, ótimo lugar para registrar aquela selfie.

Praia do Araçá: onde é possível fazer uma trilha de 5 minutos até a Igreja da Freguesia de Santana.

Por último, temos a também bela Praia de Japariz: onde é realizada a parada para o almoço e o encerramento do passeio, que tem duração média de 6 horas.

Passeio de lancha em Angra dos Reis

Caso você queira algo mais tranquilo e exclusivo, vale a pena investir no passeio de lancha, mesmo sendo um pouco mais caro. A experiência será incrível!

Por ser uma embarcação menor, a lancha tem um deslocamento mais rápido, facilitando que se alcance pontos mais distantes em um mesmo dia, assim o turista pode aproveitar com mais tranquilidade as paradas.

Muitas agências são abertas a negociar o trajeto com o cliente, desta forma você pode criar o seu próprio roteiro. Você tem a possibilidade de alugar uma lancha com skipper em Angra dos Reis, para quem não saber, skipper é o nome dado ao piloto da lancha 🙂

O roteiro mais famoso é o das Ilhas Paradisíacas, que leva os turistas para Ilha de Cataguazes, Ilhas Botinas (cartão postal de Angra dos Reis), Ilha da Gipóia, Praia das Flechas, Praia da Fazenda e Praia da Piedade, com duas paradas para banhos e a oportunidade de fazer fotos da Igreja de Nossa Senhora da Piedade e da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

Outra sugestão de passeio de lancha em Angra dos Reis é a badalada praia do dentista, destino mais procurado pelos jovens no verão.

Outras atrações em Angra dos Reis

Calma, até agora só falamos de opções para curtir no mar, mas se você prefere ficar em terra firme, Angra dos Reis também tem boas experiências na natureza.

Trilhas

Um dos atrativos mais famoso é o Pico do Frade, para trilheiros mais experientes, pois, exige um nível de conhecimento e esforço físico maior, 1500 metros de altura.

Há outras opções mais acessíveis, como a trilha Banqueta (nível de dificuldade média) e Perequê, indicada para iniciantes, ambas com uma vista espetacular e percurso que pode levar cerca de duas horas de duração.

Cachoeira

E para os amantes de água doce, que tal conhecer a cachoeira do Bracuí. Possui 5 quedas d’água, que chegam a medir aproximadamente 1.100 metros. O poço de banho ainda presenteia o visitante com uma vista magnífica do mar. Você vai se apaixonar 🙂

Mergulho

Angra dos Reis é um dos destinos mais procurados para mergulho no Brasil, com águas cristalinas e uma rica fauna marinha, o lugar é o cenário perfeito para os apaixonados por essa prática, seja com o uso de cilindro ou snorkel.

No roteiro dos passeios de barco pelas ilhas há excelentes pontos para mergulho, como as ilhas Botinas e Comprida.

Conheça o centro histórico

O city tour histórico não é um dos passeios mais procurados, mas se você possuir um tempinho livre, vale a pena incluí-lo no seu roteiro. Com mais de 500 anos, Angra dos Reis é uma das cidades mais antigas do país, e possui suas relíquias.

Caminhar pelas ruas históricas de Angra é como fazer um passeio pelo túnel do tempo…

O roteiro inclui obras arquitetônicas como da Igreja e Convento do Carmo, a Praça General Osório, projetada por Burle Marx, a Rua do Comércio, a primeira de Angra dos Reis, a Igreja de Santa Luzia, construída em 1632, a Travessa de Santa Luzia, que ainda mantém seu piso original, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição entre outros pontos interessantes.

Aproveite para fazer muitas fotos e curtir cada momento da sua viagem à Angra dos Reis!!!

Avalie