O que fazer em Amparo? 12 opções turísticas + onde se hospedar!

Avalie

Se você está pensando na possibilidade de conhecer Amparo e não sabe quais locais pode colocar em seu roteiro para conhecer na viagem, neste artigo, nós da equipe Agora Viagem vamos mostrar o que fazer em Amparo e quais os pontos turísticos que a cidade reserva para você. Acompanhe a seguir!

Sobre Amparo

Localizada na Serra da Mantiqueira no estado de São Paulo, o município de Amparo compreende o que está disposto na Lei estadual sobre estâncias hidrominerais. A Lei estadual garante uma maior verba para os municípios que cumprirem os requisitos dispostos em sua redação, para assim promover o seu turismo e poder incluir junto ao seu nome, o título de estância hidromineral.

Criada no ano de 1829, a cidade é um grande patrimônio cultural, no qual possui mais de 400 edificações históricas, que datam desde o período colonial até o republicano. A cidade era próspera no cultivo do café e a maior parte de sua economia girava ao redor dos grandes produtores.

Em 1945 a cidade ficou conhecida por conter suas fontes de água que curavam problemas como o asma, bronquite e diabetes, por conta disso, a cidade atraia muitos turistas que queriam ver de perto esse poder curativo presente em suas águas. A cidade acabou se tornando a primeira estância hidromineral do estado paulista.

Atualmente, o município de Amparo é o terceiro principal destino turístico do Estado de São Paulo e seu principal atrativo é em relação a suas águas juntamente com seu patrimônio histórico e seu carnaval no início do ano, que acaba sendo referência na região.

Onde se hospedar em Amparo

Abaixo vamos disponibilizar algumas opções de locais para manter estádia durante sua passagem pela cidade, acompanhe abaixo!

Casa Capelinha

A casa proporciona um ambiente em meio a natureza e uma experiencia única. O local é centenário e conta com uma piscina em meio a diversas belezas naturais, churrasqueira, cachoeiras, gramados e uma varanda com uma ótima vista.

A Casa Capelinha está disponível para reserva e fica localiza em Amparo.

Casa em Antiga Cachoeira

Na mesma fazenda em que está localizada a Casa Capelinha, a Casa oferece uma estrutura moderna em meio a natureza e conta com uma suíte, uma grande cozinha além de sala de cinema para o seu entretenimento e uma linda vista para as belezas naturais das montanhas.

A Casa Antiga Cachoeira está disponível para reserva e fica localizada em Amparo.

Capela Catalã

Datada de 1950, a Capela Catalã é uma ótima opção para se hospedar em Amparo, oferecendo uma experiência única o local traz todo um ambiente de luxo para a época e totalmente charmoso.

O local conta com uma decoração religiosa e contém piscina, cachoeira e churrasqueira além de incluir um ótimo café da manhã. A Capeta Catalã está disponível para reserva e fica localizada em Amparo.

O que fazer em Amparo?

Após conhecer um pouco da sua história e cultura, vamos ajudar você que está buscando o que fazer em Amparo, acompanhe abaixo alguns pontos turísticos na cidade que precisam estar em seu roteiro. Continue lendo!

O que Fazer em Amparo?
O que Fazer em Amparo? Foto: Reprodução

1 – Fazenda Benedetti

Desde o ano 1929, com forte influência na produção do café até os anos 20, a fazenda Benedetti passou a ter seu foco na produção de cachaça a partir dos anos 30 e acabou se consolidando no mercado.

A fazenda é um patrimônio histórico da cidade durante o ciclo do café e com certeza precisa estar em seu roteiro. Na fazenda você rá encontrar a degustação das cachaças bem como sua comercialização, além de cafeteria, bar e alguns produtos como doces, pimentas e o artesanato local.

2 – Fazenda Atalaia

Outra opção do turismo rural que a cidade oferece é a visita na Fazenda Atalaia na qual também teve muita influência no ciclo do café na região.

A fazenda se dedicou a produção de café até o ano de 1929, ano no qual os efeitos da crise chegaram e prejudicaram muito a sua produção. Atualmente o grande enfoque da fazenda é em relação a produção de queijos, no quais alguns já foram premiados, trazendo grande visibilidade e consolidação para a fazenda.

A fazenda está aberta para visitas turísticas a fim de conhecer um pouco mais de sua história, como era no ciclo do café e como foi esta migração para a produção de queijos. Vale a pena conhecer!

3 – Vinícola Terrassos

Para quem é apaixonado por vinho, a cidade não irá deixar a desejar. Isso tudo se dá pela grande história da Vinícola Terrassos que iniciou suas atividades no ano de 2003 com uma simples plantação de vinhedos, atualmente, a empresa já conta com mais de 20 espécies de uvas e seus vinhos são produzidos no clima propicio para a produção que a altitude da Serra da Mantiqueira oferece.

A Vinícola oferece a visita para os turistas que desejam conhecer um pouco mais de sua história e como sua história de sucesso teve origem. Através da visita, você irá poder degustar algumas opções de vinhos bem como se gostar, adquirir eles.

4 – Polo Astronômico de Amparo

Localizado a 1000 metros de altitude, longe das luzes e de toda a poluição da cidade, Amparo oferece um Polo Astronômico que é um espetáculo e um ótimo atrativo para você que não sabe o que fazer em amparo.

Através do Polo, é possível visualizar o céu repleto de estrelas, oferecendo uma visão diferente para quem mora na cidade.

Polo Astronômico em Amparo
Polo Astronômico em Amparo. Foto: Reprodução

O Polo oferece vários equipamentos para visualizar melhor as estrelas e os demais astros, assim como, a estrutura contém um planetário que constantemente são realizadas algumas simulações.

Com certeza, se você fica encantando com estas coisas e está buscando o que fazer em amparo, é um destino que você não pode perder.

5 – Catedral Nossa Senhora Do Amparo

Repleta de história, a Igreja deu o nome que a cidade carrega nos dias de hoje. Através de uma imagem da Nossa Senhor de Amparo que veio diretamente de Portugal para esta Igreja, a cidade acabou se nomeando como Amparo.

Fundada ao fim do século XIX, a igreja foi criada pela doação de terras de José Bueno da Cunha, ele foi um dos primeiros moradores da cidade, sua construção seguiu o estilo Neoclássico, no qual era um estilo inspirado em estruturas da arquitetura greco-romana. A Igreja representa um dos principais marcos históricos e culturais da cidade.

6 – Museu Bernardino De Campos

A cidade reserva mais história para você que é apaixonado e deseja conhecer um pouco mais, construído no ano de 1885, o Museu Bernardino de Campos já foi moradia do coronel Luiz de Souza Leite e já foi sede da prefeitura da cidade.

Tombado por sua importância cultural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT. O Museu Bernardino de Campos remonta o fim do século XVIII.

Museu Bernardino de Campos
Museu Bernardino de Campos. Foto: Reprodução

Com uma visita ao Museus, você poderá ver seus mais de 18.000 objetos presentes em seu interior, no qual incluem diversos objetos que remontam o passado da cidade, assim como: peças de roupas, instrumentos feito de porcelana, alguns artigos, documentos e muito mais. O Museu Bernardino de Campos é considerado um dos mais completos de São Paulo e até mesmo do Brasil.

7 – Praça Pádua Salles

Contendo mais um pouco do passado da cidade, a Praça Pádua Salles traz vários pontos turísticos que você precisa conhecer, como o Museu dos Expedicionários e o Obelisco que marca o ano Centenário da Independência do Brasil e apresenta uma estação ferroviária que foi fundada no ano de 1875.

Infelizmente a estação ferroviária não funciona mais, mas sua estrutura abriga a Pinacoteca, o Centro de Informações Turísticas e Culturais e a Casa do artesanato, que com certeza, valem a sua visita.

8 – Museu Da Cultura Africana E Negritude Brasileira

O Museu da Cultura Africana e Negritude brasileira está localizado em uma antiga estrutura que era direcionada para o cultivo do café no século XIX.

O espaço se condiz com um acervo para mostrar a importância da cultura negra presente no Brasil além de valorizar o trabalho de diversos artistas brasileiros.

Casarão antigo em Amparo
Casarão antigo em Amparo. Foto: Reprodução

9 – Parque Ecológico e Orquidário Dr. Paulino Recch

Outra opção para você que está buscando o que fazer em Amparo, O Parque Ecológico e Orquidário Dr. Paulino Recch oferece um ótimo espaço para passar em família, além de proporcionar um ambiente em contato com a natureza.

Se você gosta de trilhas, o Parque oferece algumas além de alguns riachos para a contemplação. Além disso, o Parque contém um acervo que realiza suas apresentações em relação ao meio ambiente, contendo muitas amostras de orquídeas.

10 – Cristo Redentor de Amparo

Inspirada no monumento do Cristo Redentor localizado no Rio de Janeiro, essas estruturas vêm se multiplicando pelas cidades no Brasil, Amparo tem o seu também!

O Local pode ser acessado através de uma rampa ou escada e oferece uma ótima visão de toda a cidade de Amparo, propicio a tirar muitas fotos e turbinar o seu Instagram. O local disponibiliza um espaço para lazer com aparelhos de ginastica e playground destinado as crianças.

11 – Rua XV De Novembro

Para quem deseja conhecer mais do passado da região, a Rua XV de novembro é repleto de estruturas históricas que remontam como era a cidade antigamente.

Rua XV de Novembro
Rua XV de Novembro. Foto: Reprodução

A renomada Rua XV de Novembro, traz antigos casarões de nomes inesquecíveis da história presente na região. Atualmente estas estruturas funcionam como restaurantes e bares.

12 – Br Ride Bike Club

Outra opção visando satisfazer os apaixonados por trilhas e muita aventura, o Br Ride Bike é uma atração à parte!

O espaço inclui 8 trilhas diferentes modalidades envolvendo esportes por meio da bicicleta, estes esportes são: Downhill, Enduro, Dirt Jump e Pump Track.

O local oferece um passeio guiado para conhecer todas as atrações que o parque oferece, além de um apoio veicular para subir com as bicicletas até o topo das trilhas. Além disso, é possível pegar uma bicicleta no local através do pagamento de uma certa taxa além de seus equipamentos de segurança, também são prestados serviços de coaching para inexperientes e o espaço conta com restaurantes e bares.

O espaço está disponível para todos, desde o inexperiente até o mais experiente.

Gostou?

E aí, curtiu as indicações sobre o que fazer em Amparo? Se desejar incluir alguma informação sobre um local aqui mencionado ou sobre outro que ficou de fora, deixe seu feedback abaixo. Para ter acesso a mais dicas de viagens como essa, entre na Página principal do Agora Viagem e acompanhe nosso conteúdo!

Perguntas Frequentes

Onde está concentrado as construções antigas em Amparo?

Boa parte do patrimônio histórico da cidade está localizado na rua Quinze de novembro.

Tem algum local em amparo destinado a degustação e comercialização de cachaças?

Realizando a visita a Fazenda Benedetti, você irá ter acesso a uma variedade de opções de cachaças bem como sua degustação e opção de compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *