O que fazer em Alagoas? 5 cidades com praias incríveis!

Avalie

Considerou o litoral alagoano como destino no planejamento de suas férias? Não sabe o que fazer em Alagoas? Através deste artigo, vamos lhe ajudar a montar seu roteiro de viagem com os principais pontos turísticos do estado nordestino. Acompanhe o artigo a seguir!

Sobre Alagoas

Alagoas constitui uma das 27 unidades federativas do Brasil, faz fronteira com Pernambuco, Sergipe e Bahia. O estado é um dos menos extensos do Brasil, somente Sergipe é menor.

Sua economia gira entorno da produção de cana-de-açúcar e a comercialização de frutos do mar, além disso, o estado nos últimos anos se destacou por ser um dos lugares mais procurados por turistas, inclusive turistas estrangeiros como da Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Argentina.

O que fazer em Alagoas?
O que fazer em Alagoas?. Foto: Reprodução

A região cresce cada vez mais com o turismo, isso se dá pela melhora na infraestrutura no aeroporto de Maceió e nos grandes investimentos na rede hoteleira.

Por que Alagoas?

Alagoas é um lugar repleto de paisagens naturais incríveis, com praias almejadas por muitos turistas que encantam qualquer um que visite o estado nordestino.

Traz muitos locais ricos em belezas naturais, com praias de águas cristalinas, contendo praias tão magnificas que se parecem muito com o Caribe.

Alagoas não traz somente as suas belas praias, mas o local agrega muito com a simpatia de seu povo e seu grande legado de cultura e tradição.

Com águas cristalinas e um sol radiante o ano todo, de janeiro a janeiro, Alagoas é um ótimo local para tirar suas férias!

Afinal, o que fazer em Alagoas?

Se perguntar o que fazer em Alagoas é até fácil, difícil mesmo é decidir o que irá fazer primeiro diante tantas opções incríveis que o estado oferece.

Abaixo irei listar alguns locais imperdíveis em Alagoas que precisam estar em seu roteiro e irá te ajudar a saber o que fazer em Alagoas. Confira!

1 – Maceió

Somente a capital do estado oferece cerca de 40 quilômetros de praias com águas transparentes, piscinas naturais e areias douradas. Além disso, a cidade proporciona uma ótima gastronomia com comidas típicas do nordeste e uma rede hoteleira completa e muitos outros pontos turísticos.

Maceió também conta com um Aeroporto Internacional, no que propicia e torna a cidade um verdadeiro centro turístico no Brasil.

Capital de Alagoas, Maceió.
Capital de Alagoas, Maceió. Foto: Reprodução

Com certeza, a capital do estado precisa estar no topo da sua listinha. Confira algumas de suas praias:

Praia de Ponta Verde

Muito procurada por pescadores, a Praia de Ponta Verde é conhecida por “Praia da Sereia”, o local contém a estátua de iemanjá que leva ao apelido.

O local é cercado por belos coqueiros e possui águas calmas e cristalinas com diversas barracas em sua orla, além de algumas estruturas de restaurantes e bares próximos.

Praia da Sereia
Praia da Sereia. Foto: Reprodução

É pelas proximidades da praia que você irá encontrar a placa para tirar aquela famosa foto ao longo do cartão postal de Maceió, “Eu amo Maceió”.

Em seus arredores, o calçadão é propicio a prática de esportes ao ar livre, como a caminhada e o passeio de bicicleta contando com diversas arvores e coqueiros no local, atribuindo ao ambiente um clima muito calmo e tranquilizante.

Praia de Jatiúca

Aclamada por muitos como a praia mais bonita da região, o Mar na Praia de Jatiúca é bem calmo e muito propenso a um banho relaxante.

A região é toda urbanizada e oferece uma ótima infraestrutura para seus turistas através de bons restaurantes e quiosques próximos, oferecendo assim, boa opções para o entretenimento durante o dia quanto a noite, quando a praia é muito movimentada também.

A noite a praia se torna o principal destino dos jovens da cidade, na qual se reúnem para conversar ou praticar esportes como a “altinha” ou os tradicionais futevôlei e vôlei de praia.

Praia do Gunga

Fugindo um pouquinho de Maceió e indo para suas cidades vizinhas, lá estão ótimas praias com um litoral mais propenso ao contato com a natureza, sem a vida corrida urbana.

A Praia do Gunga apresenta um paraíso paradisíaco e fica localizada próxima a Maceió. O local traz um ambiente incrível em meio a natureza.

Ali acontece o encontro do mar com o rio e proporciona a opção de o turista escolher se ele quer tomar um banho de rio ou mar, da mesma forma de escolher se irá virar sua cadeira de praia para um ou para outro.

Além disso, ao lado direito da praia está localizado as famosas falésias, somente a 6k. O local traz uma experiencia incrível para quem o visita, trazendo consigo uma ótima energia!

Com certeza é uma das praias mais bonitas do estado nordestino e se você está buscando o que fazer em Alagoas, é uma ótima opção para incluir em seu roteiro.

2 – Praia de Barra de São Miguel

Localizada a 30km de Maceió, a Praia de Barra de São Miguel é um ótimo atrativo para quem busca um lugar para descansar e relaxar em frente ao mar com águas cristalinas.

A praia contém algumas barreiras de corais e durante a maré baixa, aparecem diversas piscinas naturais. O local também apresenta uma boa infraestrutura para seus visitantes, com alguns restaurantes, bares e quiosques em sua beira-mar. Na praia também há a comercialização de vários produtos alimentícios e de bebidas através dos vendedores que ficam alocados por lá.

Apesar de tudo que foi mencionado, vale ressaltar que a praia não possui uma grande extensão de faixa de areia e enche aos finais de semana, portanto, tente visitar o local durante um dia da semana, ou se preferir ir em um dia cheio, chegue mais cedo para pegar um lugar.

3 – São Miguel dos Milagres

Outra cidade alagoana de tirar o folego dos turistas por conta de suas belezas naturais, é São Miguel dos Milagres.

A cidade faz parte da Rota Ecológica e fica localizada ao norte de Alagoas. O local encanta com a beleza de suas praias vazias repletas de piscinas naturais e muitos coqueiros em sua volta.

Além disso, a cidade faz parte da Rota Ecológica, na qual possui 25km de extensão e abrange municípios pequenos. As praias dessas cidades possuem suas águas mornas e esverdeadas, com muita presença de piscinas naturais.

São Miguel dos Milagres
Cidade de São Miguel dos Milagres. Foto: Reprodução

O local ainda não é muito explorado pelo turismo, no que traz todo um clima de interior, que não deixa a desejar nada em infraestrutura para a recepção de turistas, da mesma forma, possui diversos restaurantes e bares em sua beira-mar.

Confira abaixo algumas praias que estão neste paraíso de cidade.

Praia do toque

Se você estava buscando o que fazer em Alagoas, acho que não é mais uma preocupação né?! Não falta opção de coisas para fazer no estado com diversas praias de águas cristalinas e piscinas naturais. Um delas é a Praia do Toque em São Miguel dos Milagres!

A Praia do Toque possui algumas barreiras de recifes no mar, ficam aproximadamente 1km de distância da orla, além disso, através de suas piscinas naturais de águas cristalinas, é possível visualizar os peixes ao fundo e tirar belas fotos.

Por sua orla ainda é possível a realização de algumas atividades físicas ao ar livre, como a caminhada, corrida além dos tradicionais esportes praticados na praia, como o futevôlei e o vôlei de praia.

Praia Porto da Rua

Um pouco mais próxima a região urbana, a Praia Porto da Rua tem suas águas agitadas, por ser uma praia mais vazia e com ótimas condições de ondas, o Surf é muito praticado.

O local também é bem propício ao passeio com a família, visto que possui alguns estabelecimentos em sua beira-mar gerando o entretenimento tanto durante o dia quanto nas noites em São Miguel dos Milagres.

Em sua orla, também há muitos coqueiros, no que gera um bom clima para as pessoas realizarem suas atividades aeróbicas, como a caminhada ou a corrida.

Praia do Riacho

Para quem deseja fugir da agitação da vida urbana, a Praia do Riacho oferece um ótimo local para quem busca isso através de suas águas cristalinas e calmas.

O local é bastante visitado durante a alta temporada, quando o turismo em Alagoas está no auge, muitas pessoas optam por este destino para recompor suas energias e obter paz.

Passeio pela Rota Ecológica

O passei realizado por meio de Jangada, permite o turista conhecer todas as praias ao longo de seus 20km de extensão, a rota passa pelos municípios de São Miguel dos Milagres, Camaragibe e Porto das Pedras.

A rota oferece a oportunidade de conhecer belas praias que não são tão conhecidas e almejadas no turismo. O trecho conta com uma ótima rede hoteleira, com boas opções de restaurantes com preços justos, e também, a parte do litoral mais tranquila de Alagoas.

Não deixe de fora de sua listinha o passeio de Jangada pela Rota Ecológica. É uma ótima opção para quem está buscando o que fazer em Alagoas.

4 – Praia do Patacho – Porto de Pedras

Constantemente presente em várias listagens pelo Brasil que denominam as melhores praias do país, a Praia do Patacho é muito bonita e com certeza, faz por merecer!

Com águas calmas e cristalinas, o local apresenta uma bela paisagem unindo o mar com sua vegetação local presente na praia. A praia ainda conta com algumas piscinas naturais que permitem a visualização de peixes ao fundo delas, alvo de muitas fotos pelos turistas.

Por conta de suas águas calmas, o local oferece a possibilidade da prática de esportes náuticos, como o stand-up paddle e o passeio de caiaque, além dos esportes tradicionais em sua orla, como o futevôlei e o vôlei de praia.

A praia é propicia ao mergulho utilizando o Snorkel, visto as condições de suas águas transparentes.

5 – Maragogi

Reconhecida como Caribe Brasileiro por seus visitante e residentes, Maragogi, sem dúvidas, é um dos melhores destinos para quem busca o que fazer em Alagoas, sendo um dos melhores locais para visitar no Nordeste.

Praias em Maragogi
Praias em Maragogi. Foto: Reprodução

A cidade possui suas principais atrações voltadas para o mar, para suas praias de águas transparentes e suas belas piscinas naturais. Por ser uma cidade pequena e não possuir muitas atrações turísticas, a cidade é alvo de muitas pessoas que desejam descansar e aproveitar suas belas praias.

Confira 3 praias em Maragogi

Praia de Maragogi

Localizada ao centro da cidade, a Praia de Maragogi é a principal, é lá onde estão localizados os melhores restaurantes e quiosques.

A praia no geral, não é muito visita por turistas e não apresenta o que a região tem a oferecer de belezas naturais. Porém, serve como ponto de partida para as principais piscinas naturais da cidade.

Vale se atentar que os tours até as piscinas naturais não acontecem durante a maré alta, é preciso se atentar a este fato para organizar o seu planejamento da viagem.

Pode servir como uma ótima opção para buscar um hotel ou pousada perto, mas não é lá seu principal destino em Maragogi.

Praia de Antunes

O principal ponto de destino na cidade é a Praia de Antunes, com uma bela paisagem paradisíaca, a praia contém suas águas calmas e suas belas piscinas naturais transparentes.

Um fato curioso dessa praia é que durante a maré baixa, alguns bancos de areia são formados.

Praia de Xaréu

Mais distante no cetro de Maragogi, aproximadamente 8 km, a Praia de Xareú não é muito visitada e não possui uma infraestrutura para quem deseja visitá-la

Por outro lado, a praia é repleta de belezas naturais assim como suas vizinhas, e por não ser muito movimentada, traz um ambiente calmo e tranquilizante, ótimo para quem busca descanso.

O mar é bem tranquilo e super propicio para levar as crianças, além de conter muitos corais no local.

Vale ressaltar que por não haver nenhum comercio próximo, é necessário levar sua alimentação e o que for beber.

Gostou?

E aí, descobriu o que fazer em Alagoas? Conseguiu incluir alguma dica em seu roteiro? Se ainda deseja incluir alguma informação sobre um local aqui citado ou acrescentar um que faltou, deixe seu feedback abaixo!

Para mais dicas de viagem como essa, acompanhe a página principal do Agora Viagem!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Alagoas

Onde está localizado a estátua de Iemanjá?

Está situada na cidade de Maceió na Praia de Ponta Verde, na qual também é referida como “praia da sereia”.

Qual praia é mais próxima a Maceió?

A Praia do Gunga é a mais próxima, lá fica situado o encontro do mar com o rio e as famosas falésias.

Qual cidade é reconhecida por suas praias como “Caribe brasileiro” em Alagoas?

A cidade de Maragogi é onde estão situadas estas belas praias referidas por Caribe Brasileiro, aproveite a bela paisagem na Praia de Antunes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *