O que fazer em Águas de Lindóia? 14 opções turísticas na cidade!

Avalie

Se você está organizando o seu roteiro e não sabe o que fazer em Águas de Lindóia, nós da equipe Agora Viagem vamos mostrar o que fazer e quais os pontos turísticos que a cidade reserva para você. Acompanhe a seguir!

Sobre Águas de Lindóia

Chamada de capital termal do Brasil, Águas de Lindóia fica situada no interior do estado de São Paulo e compreende um dos doze municípios que se adequam a Lei estadual sobre estâncias hidrominerais. A Lei estadual garante uma maior verba para os municípios que cumprirem os requisitos mencionados em sua redação, para assim promover o seu turismo e poder incluir junto ao seu nome, o título de estância hidromineral.

O foco no turismo pode se dizer que deu início em 1909, ano no qual seu fundador Italiano, Dr. Tozzi, investigou os possíveis rumores de uma fonte com propriedades curativas que curou um padre na cidade que originalmente era chamada de Lindóia. Após confirmar os poderes curativos da fonte, Dr. Tozzi, comprou as áreas próximo a fonte e deu início ao que ele chamava de Thermas de Lindoya.

Os rumor dessa água milagrosa se espalhou pelo Brasil e deu início a comercialização da água mineral, no qual era enviada para seus clientes através de um produtor de vinho que morava em Serra Negra. Até os dias atuais, 40% da comercialização de água mineral no Brasil, tem sua origem em Águas de Lindóia.

O sucesso repentino foi além, a nota fiscal nº 20.218 emitida no dia 02 de abril de 1969, o pedido requeria 100 dúzias de garrafas com 500 ml contendo água mineral de Águas de Lindóia para serem enviadas para Cabo Kennedy, a pedido da NASA, Três meses antes do homem chegar a primeira vez na lua.

Segundo dados informados no site da NASA, na cápsula Eagle, havia dois reservatórios de água e os motivos que faziam a NASA optar pelas Águas de Lindóia era sua baixa propriedade em acidez e uma rápida absorção pelo organismo. As águas foram a bordo com os astronautas Neil A. Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, juntos a missão Apolo 11.

Por que viajar para Águas de Lindóia

Além dos fatos históricos, a cidade proporciona uma ótima viagem para a família e oferece um bom lugar para descanso e diversão.

Águas de Lindóia proporciona uma ótima viagem para os amantes do ecoturismo, através dos seus pontos turístico, é possível incluir em seu roteiro o passeio por suas águas termais terapêuticas e em áreas rurais como as belas paisagens na serra da Mantiqueira.

O que fazer em Águas de Lindóia
Portal da cidade de Lindóia. Foto: Reprodução

Acompanhe abaixa o que fazer em Águas de Lindóia e veja opções de turismo na cidade para incluir em seu roteiro.

O que fazer em Águas de Lindóia

A cidade proporciona um ótimo passeio em família e oferece muitos lugares propícios ao descanso e diversão, a cidade oferece fazendas, mirantes e muitos parques e praças urbanas, além das famosos fontes terapêuticas, que atraem muitos turistas todos os anos para a região.

1 – Portal de Águas de Lindóia

O passeio já começa por meio do portal da cidade, a estrutura possui uma inspiração alpina e é um ótimo lugar para turbinar seu Instagram com fotos ou até mesmo guardar uma foto de recordação da cidade.

2 – Thermas Hot World

Bem próximo ao centro da cidade, o Thermas Hot World é um dos principais destinos para quem deseja visitar a cidade e proporciona o melhor que Águas de Lindóia tem a oferecer em relação a águas termais.

Por meio de suas águas climatizadas, o local oferece opção para o turismo durante o ano todo. Oferece diversão para todas as idades, contêm várias piscinas e toboáguas.

O parque oferece atividades do ecoturismo para quem esteja atrás de aventuras, através da Área adventure, o parque oferece opções desde a escalada ao arvorismo.

Thermas Hot World
Thermas Hot World. Foto: Reprodução

Vale se atentar ao seu horário de atendimento e programação, o horário de funcionamento tem início as 10h00 até as 18h00.

3 – Balneário Municipal de Águas de Lindóia

Contando com mais de 40 serviços de banheiro, massagens e piscinas de água mineral, o local oferece um espaço imperdível para você e sua família que estão buscando o que fazer em Águas de Lindóia.

O complexo de piscinas termais, oferecem seus serviços para os tratamento terapêuticos e para quem deseja buscar apenas descanso e diversão.

Por conter muita propriedade de oxigênio, as águas não somente no Balneário Municipal, mas como em outros parques, possuem belas águas azuis. O ambiente contém um ótimo visual através de seus jardins que foram projetados pelo paisagista Borle Marx.

4 – Cristo Redentor do Morro do Cruzeiro

O Cristo Redentor certamente precisa estar entre suas opções sobre o que fazer em Águas de Lindóia. A estrutura está localizada a 1,2 mil metros e proporciona uma ótima vista da cidade através do seu mirante, que fica situado no Morro do Cruzeiro.

O local proporciona uma visão 360º para quem deseja visualizar a área rural da cidade bem como a urbana.

O local recebe turistas desde o ano de 1960 e pode ser acessado de carro ou meios turísticos, a visita pode ser realizada de segunda a quinta, das 08h às 18h, entre a sexta ao domingo, o horário de funcionamento se estende das 08h às 23h.

5 – Engenho do Barreiro

Para quem gosta de cachaça artesanal o Engenho do Barreiro se torna um passeio imperdível. O local traz um ótimo ambiente para os amantes de bebidas.

O local ainda conta a história da cidade e possui um acervo com vários maquinários antigos que eram utilizados na cidade e que agregam muito valor histórico para quem visita à cidade.

6 – Praça Adhemar de Barros

Contendo o núcleo da cidade, a praça Adhemar de Barros contém diversos restaurantes, hotéis e muitos pontos turísticos.

O espaço oferece uma área propicia para a realização de atividades físicas ao ar livre bem como um belo bosque e o imperdível passeio de pedalinho. O local ainda conta com a comercialização do artesanato local e proporciona muitos eventos.

Praça Adhemar de Barros
Praça Adhemar de Barros. Foto: Reprodução

O local também foi projetado pelo paisagista Burle Marx e é ótimo para quem deseja descansar em meio a natureza com até mesmo a presença de gansos, patos, cines e outros pássaros. O ambiente pode ser acessado todos os dias a qualquer momento do dia.

7 – Represa Cavalinho Branco

Outra opção para quem deseja descansar ou até mesmo realizar suas atividades físicas em meio a natureza, é a Represa Cavalinho Branco.

O local conta com um espaço propício a caminhada e passeio de bicicleta. Através do Lago ainda é permitido andar de Jer Ski e Stand Up Paddle além de outros esportes.

O espaço funciona todos os dias da semana das 7h às 17h.

8 – Recanto dos Nefelibatas

O Recanto dos Nefelibatas é um ótimo lugar para quem deseja conhecer a gastronomia presente na cidade além de proporcionar uma exuberante paisagem.

O local possui restaurante, barzinho e um espaço para descansar em meio a natureza e é muito próximo ao centro de Águas de Lindóia.

É um lugar propício para passar com a família, possui diversos espaços com churrasqueiro ao logo do local e além de descanso, proporciona muita diversão.

9 – Passeio de Trem

Com o intuito de apresentar a cidade para os turistas que visitam a região, a cidade oferece um meio de transporte que é o trem para realizar esta funcionalidade.

Com a duração do percurso em mais ou menos 40 minutos, o trajeto se dá início pela praça Adhemar de Barros (já mencionada aqui) e vai até o Morro do Cruzeiro, no qual fica a estrutura do Cristo Redentor que atribui uma visão panorâmica de toda a cidade para quem o visita.

10 – Igreja Nossa Senhora das Graças

Repleta da arte Sacra, a Igreja possui um ambiente charmoso e que transmite muita paz. Para os amantes de história, a Igreja é um marco para a cidade e atribui muita tradição e cultura para a região.

A Igreja foi criada no ano de 1967 e contém a imagem da Virgem das Graças, que é a padroeira da cidade. Além disso, o local já foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, é um órgão responsável do governo para preservar e divulgar o patrimônio material e imaterial do país.

Igreja Nossa Senhora das Graças
Igreja Nossa senhora das Graças. Foto: Reprodução

O horário de visita a igreja de terça a sexta feira é das 08h00 às 12h00. Aos sábados o horário de atendimento da igreja é das 08h00 às 17h00, e das 08h00 às 12h00 aos domingos.

11 – Bosque Zequinha de Abreu

Outro lugar para curtir o ambiente em meio as belezas naturais que a natureza oferece é o bosque Zequinha de Abreu.

O local é apropriado para quem deseja descansar e realizar atividades físicas como a caminhada ou passeio de bicicleta.

O local também oferece a comercialização de artesanato e contém muitos objetos para a decoração além de muitos os produtos feitos pelas pessoas da região. O comércio de artesanato acontece de sábado a domingo.

12 – Circuito das Montanhas

Para os amantes de trilhas que o ecoturismo oferece, a cidade de Águas de Lindóia não deixa a desejar. Através do Circuito das Montanhas é possível realizar a trilha em meio aos principais pontos turísticos da cidade, passando pelas atrações como a Represa do Cavalinho Branco, Morro Pelado e Recanto dos Nefelibatas.

Como uma ótima opção para atividade física, a trilha pode ser realizada a pé, ou para quem preferir de carro, opte por um veículo com tração 4×4.

O passeio pela trilha do Circuito das Montanhas leva o tempo aproximado de percurso em mais ou menos 2 horas, e atribui muita diversão e visões exuberante da cidade e natureza.

13 – Morro Pelado

Assim como o morro do cruzeiro, o morro pelado está a uma altura de 1400 metros e é indispensável para quem está buscando o que fazer em Águas de Lindóia.

O local é bem próximo ao centro da cidade e por conta da sua altitude proporciona uma visão 360º para toda a cidade, incluindo as regiões rurais e urbanas.

A visita ao Morro Pelado pode ser realizada em todos os dias da semana no horário das 09h00 às 17h00.

14 – Área Rural

A cidade Águas de Lindóia possui belíssimas propriedades rurais que podem ser inclusas no seu roteiro.

Irei disponibilizar abaixo, algumas opções de pontos turísticos na zona rural. Acompanhe!

Paisagem natural exuberante em Águas de Lindóia.
Paisagem natural exuberante em Águas de Lindóia. Foto: Reprodução

Sítio Monte Alegre

O sítio Monte Alegre é um ótimo lugar para ir em família no final de semana, o local proporciona trilhas em meio a natureza e oferece contato a vários animais que vivem pela propriedade.

Para quem busca o local pela gastronomia, o sítio Monte Alegre oferece um café colonial e um restaurante com comidas típicas da região.

Atribui diversas atividades ao ar livre e é um bom lugar para quem busca descanso e paz. O sítio tem seu horário de atendimento das 12h00 às 15h30 aos sábados e domingos.

Rancho São Nicolau

Para quem busca aulas de equitação e equoterapia, o Rancho São Nicolau oferece isso e muito mais!

O local também oferece muitas opções para a prática de esportes ao ar livre. Porém, vale ressaltar que a visita a propriedade funciona somente em meio ao aviso prévio, se você deseja visitar o Rancho será necessário consultar os horários disponíveis para visita e ai então realizar o seu agendamento.

Fazenda Morro Pelado

Proporcionando muita diversão, a Fazenda Morro Pelado conta com 22 atrações e certamente é um ótimo local para você que está buscando o que fazer em Águas de Lindóia.

Com uma paisagem exuberante em meio a Serra da Mantiqueira, o espaço possui atividades como o passeio a cavalo, campo de paintball, passeio de quadriciclo além de uma tirolesa e muitas outras atividades.

O local está disponível para visitas entre as 9h00 até as 17h00 e funciona todos os dias da semana, visite seu site para consultar valores das atividades e alimentação.

Gostou?

E aí, Conseguiu encontrar o que fazer em Águas de Lindóia por meio da leitura deste artigo? Se você gostou bem como deseja incluir alguma informação sobre algum lugar que foi aqui mencionado ou até mesmo falar de outro lugar que não foi incluído no artigo, sinta-se a vontade abaixo e deixe seu feedback. Para mais conteúdos como este acompanhe nossa página principal do Agora Viagem!

Perguntas Frequentes

Qual o horário de funcionamento do Cristo Redentor do Morro do Cruzeiro aos finais de semana?

Você pode realizar a visita de sexta a domingo das 08h às 23h.

O Thermas Hot World funciona todos os dias?

Sim, todos os dias da semana com início as 10h00 até as 18h00.

Como é a culinária em Águas de Lindóia?

Aqui estão alguns elementos que você pode encontrar na culinária de Águas de Lindóia:
·         Comida Brasileira: A culinária brasileira é diversificada e inclui pratos populares como feijoada, arroz e feijão, churrasco, entre outros. Esses pratos podem ser encontrados em restaurantes locais.
·         Culinária Paulista: São Paulo, o estado ao qual Águas de Lindóia pertence, tem uma forte tradição gastronômica. Pratos típicos do estado, como o virado à paulista (arroz, feijão, couve, ovo e carne), podem ser encontrados na região.
·         Influências Regionais: Dada a diversidade do Brasil, é possível encontrar influências regionais na culinária local. Pratos típicos de diferentes partes do país podem ser oferecidos em restaurantes e estabelecimentos de Águas de Lindóia.
·         Produtos Locais: Dependendo da época do ano, é possível que você encontre pratos que fazem uso de produtos locais e sazonais. Frutas, verduras e ingredientes frescos podem ser incorporados à culinária local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *