Profissões Nômade: 5 cursos e áreas que permitem trabalhar a distância

Você já ouviu falar nas profissões Nômade? Essa é uma das grandes tendências dos últimos tempos, com cada vez mais pessoas trabalhando dessa forma e podendo viajar pelo mundo sem problemas enquanto executa o seu trabalho. No entanto, para viver esse “sonho”, é importante ter em mente que é preciso seguir uma das áreas certas para isso e tomar os cuidados necessários para ter sucesso com essa estratégia.

Dito isso, atuar em uma das profissões Nômade atualmente não é algo absurdo ou sequer impossível. É uma realidade para muitos brasileiros e poderia ser para muitos mais. Para se ter ideia, 11% da população está trabalhando em Home Office atualmente, o que já permite algum tipo de possibilidade de seguir essa área. Ou seja, poderíamos ter 11% das pessoas viajando por aí enquanto trabalham, sem pressão.

Quer saber quais são os cursos ou áreas que permitem entrar nas profissões Nômade? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Profissões nômade
Foto: Pixabay

5 cursos e áreas para trabalhar em profissões Nômade

1. Marketing Digital

O Marketing Digital é uma das áreas em que as pessoas mais trabalham como Nômades. Isso porque o trabalho é praticamente todo feito digitalmente hoje em dia. Então, não importa muito onde você esteja, desde que tenha um computador e acesso à Internet.

Além disso, a maior parte dos trabalhos de Marketing Digital hoje em dia são feitos com base em demandas e não em horários. Ou seja, muitas agências já sequer trabalham com a ideia de modelos de trabalho de 8 horas por dia, mas sim com modelo de entrega de 3, 4, 5 ou seja lá quantas demandas forem.

Por isso, há muito mais flexibilidade para trabalhar viajando pelo mundo ou pelo Brasil dentro do Marketing Digital. Algumas das principais vagas no setor em empresas como a Chili, agência especializada em SEO:

  • gestor de tráfego;
  • designer;
  • especialista em SEO;
  • copywriter.

2. Programação front-end

A programação é uma das áreas com mais déficit de profissionais hoje em dia. O que isso significa? Que há muito mais vagas do que profissionais disponíveis no mercado. Isso aumenta os salários, mas também garante que quem está no setor tenha uma liberdade um pouco maior para viajar e ser um Nômade.

A grande dificuldade, no entanto, é estar sempre disponível para atender às necessidades de programação dos clientes. Isso é especialmente verdadeiro porque muitas empresas acabam precisando de horas extras para a finalização de projetos específicos, especialmente na área de front-end (que faz a interface utilizada pelos usuários).

No entanto, ao mesmo tempo, a programação front-end pode gerar os salários necessários para viajar mais facilmente. Pelo menos os fins de semana serão aproveitáveis nas viagens.

3. Programação back-end

Além da programação front-end, a programação back-end também é uma área que permite que o profissional seja um Nômade. O contexto é mais ou menos o mesmo do front-end: o salário é muito bom, mas a carga de trabalho é significativa.

Um foco interessante é que o programador sempre precisa de bons equipamentos de trabalho. Por isso, caso ele não tenha um bom notebook para usar, pode precisar alugar coworkings focados em programação em seu destino. Isso limita um pouco os destinos a viajar.

4. Consultoria empresarial

Os consultores são os “Nômades” originais do mercado de trabalho, por assim dizer. Isso porque eles estão naturalmente cada vez em uma cidade ou país. Afinal de contas, são sempre chamados para prestar consultoria na sede dos clientes, que pode ser em qualquer lugar.

Por isso, ainda hoje se tornar um consultor empresarial é uma ótima maneira de trabalhar sempre em um projeto diferente, sempre viajando e conhecendo o mundo todo.

5. Infoprodutor

Por fim, mas não menos importante, o infoprodutor é uma das profissões em que ser nômade é mais fácil. Afinal de contas, o infoprodutor trabalha essencialmente na Internet: tendo um ponto de conexão online, ele está pronto para exercer sua função.

Só é preciso, claro, ter a estação de trabalho para fazer os seus eBooks, editar vídeos ou preparar cursos e campanhas de marketing para os lançamentos. Tendo isso em mente, ele poderá trabalhar de qualquer canto do país ou do mundo. E muitos fazem isso, usando justamente o fato de serem nômades como fator para conseguir mais vendas em seus produtos.

Pronto! Agora que você já viu essas profissões Nômade, pode começar a ver se essa é uma boa opção para você. Por exemplo, será que trabalhar viajando é uma boa para o seu contexto? Talvez seja exatamente o que você precisa! Lembre-se de que você precisa de um salário ou rendimento alto o suficiente para bancar a sua locomoção, mas também não precisará pagar aluguel ou outras contas. Só não vá pegar um hotel ou hospedagem sem uma boa internet! E aí, se interessou em atuar em uma das muitas profissões Nômade? Comente abaixo dizendo qual delas mais interessa a você!

Avalie