Morar no Acre (AC): Conheça as principais características do estado e da capital!

5/5 - (3 votos)

Você já pensou em morar no Acre? Se você quer fugir de localizações com muita gente e está em busca de um lugar mais calmo, mas com uma riqueza de cultura, clima mais úmido e uma conexão mais próxima com a natureza, é uma região boa para você. Com uma população estimada em 900 mil habitantes (informações de 2021), é o terceiro estado com menos população do Brasil, segundo o IBGE.

Morando no Acre você vai poder desfrutar das melhores experiências naturais, já que o estado é do lado da Floresta Amazônica. Ou seja, você vai respirar um ar mais puro e, comer comidas mais frescas e saudáveis.

Além disso vamos te mostrar mais alguns detalhes sobre o Acre e principalmente Rio Branco, que é a capital e maior cidade do estado.

Capital do estado do Acre

Se você quer morar no Acre provavelmente passa na sua cabeça de morar em Rio Branco, que detém quase 50% da população. É o lugar no qual vai encontrar mais oportunidades de empregos e lá que vão existir as vantagens de morar no AC, já que a maioria do capital financeiro do estado está concentrado lá.

Além disso, o ponto forte da cidade é a educação com escolas e universidades referências do estado. Os centros universitários do Acre, principalmente os cursos mais voltados para a área da saúde. E as três melhores faculdades do Acre estão localizadas em Rio Branco: UFAC, FAMETA, IFAC.

Foto vista de cima de Rio Branco, morar no Acre
Foto vista de cima Rio Branco. Foto: Wikipédia

Rio Branco também é um grande polo comercial que dá suporte para o Acre. Com um aeroporto internacional que ajuda na parte de logística, e faz a conexão da cidade e do estado para outras regiões do Brasil e do mundo.

Veja como planejar dias incríveis para viajar no verão

O IDH de Rio Branco em AC não é dos mais altos, mas também não é dos mais baixos, batendo a pontuação de 0,754 enquanto o IDH do Brasil como um todo está em 0,765, sem muita diferença. Em relação ao IDH o Acre se encontra na posição 17 dos estados brasileiros.

Principais bairros de Rio Branco

  • Jardim de Alah
  • Bosque
  • Parque Bonsucesso
  • Jardim Europa
  • Praia do Amapá
  • Jardim Nazle
  • São Francisco

Empregos no Acre

Se você quer morar no Acre, é necessário que você saiba que o estado atualmente é o 5° estado com a maior taxa de desemprego do país com aproximadamente 14,8%, dados do IBGE. Ficando atrás somente de Sergipe, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.

Não é possível afirmar que existe uma boa oferta de emprego no estado, mas também temos que levar em consideração que acabamos de sair de uma pandemia na qual afetou muito essa questão.

Veja o Calendário das passagens aéreas mais baratas de 2022

Turismo no Acre

O ecoturismo no Acre é uma importante fonte de renda para o estado. Principalmente para áreas de turismo, construção civil, agricultura, agropecuária etc.

Os passeios em meio a natureza, com várias árvores antigas e uma enorme quantidade de animais silvestres, é o que movimenta o comércio local e a economia regional. E há muitas pessoas de fora do estado e do país que visitam o estado para conhecer suas comunidades indígenas e aproveitar a paz e a imersão com a natureza que o Acre proporciona.

Além de tudo isso um dos atrativos do Acre é a gastronomia local. A floresta amazônica fornece uma grande quantidade de temperos e, por conta de muito rios, os peixes também acabam sendo encontrados em muitos pratos típicos.

Calçadão da Gameleira, foto vista da lateral com casas coloridas
Calçadão da Gameleira. Morar no Acre. Foto: Wikipédia

Segurança para morar no Acre (AC)

O Acre, em 2020 foram cometidos 219 assassinatos. Já em 2021, foram registrados 154 crimes letais e violentos, uma redução de 29,7%.

Já em 2022 nos três primeiros meses do ano foram registrados 43 assassinatos, o que representa uma baixa de quase 30% em relação ao mesmo período do ano passado, que foram registradas 61 mortes.

E no Brasil com um todo nos três primeiros meses foram registrados 10,2 mil assassinatos, o que representa uma baixar de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Conheça os principais benefícios de morar em Santa Catarina

Principais cidades do Acre

Como já mencionamos, aproximadamente 50% da população do estado mora na capital. Mas tem algumas cidades com bastante população também, que podem ser interessantes para quem pensa em morar no Acre. Abaixo ranking das cidades mais populosas:

  1. Rio Branco com a população de 413.418
  2. Cruzeiro do Sul com a população de 89.072
  3. Sena Madureira com a população de 46.511
  4. Tarauacá com a população de 43.151
  5. Feijó com a população de 31.288

Qualidade de Vida no estado do Acre

Um estudo feito pelo IBGE mostra que o Acre foi um dos estados que mostra uma perda de qualidade de vida e no desempenho socioeconômico. Ele está em 4° pior em desempenho socioeconômico do país, e o 3° entre os que mais perderam qualidade de vida nos últimos anos.

O índice de perda de qualidade de vida acreano está em 0,238, o que significa que o estado está entre os três que mais perderam qualidade de vida no país nos últimos anos. Os valores 0 a 1, e quanto mais perto do zero, menor a perda.

Vídeo sobre o Acre. Vídeo: Divulgação

E aí, Gostou?

Agora que você já sabe mais detalhes e vantagens para se morar no Acre, não esqueça de ajudar a equipe do Agora Viagem, deixando aqui nos comentários se você moraria no Acre ou não! E deixe sua opinião relacionado ao conteúdo do artigo, e por fim vote em nossas estrelinhas, isso ajuda a nossa equipe a sempre trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Qual a melhor cidade para se viver no Acre?

Bom, atualmente Rio Branco por conta da quantidade de pessoas e oportunidades na cidade.

Qual o bairro mais perigoso de Rio Branco?

Existem dois bairros em Rio Branco considerados mais perigosos, o bairro Cidade do Povo e Belo Jardim.