Morar em Santa Catarina: conheça os principais benefícios

Você já pensou em morar em Santa Catarina? Caso tenha dado uma olhada nos índices de IDH, de desemprego e de segurança do estado, com certeza sim. Se ainda não viu, então vale a pena conferir para ter certeza de que o estado pode ser a principal opção para morar, especialmente se você pretende formar uma família e criar seus filhos em um ambiente seguro e de boa qualidade.

No entanto, é claro que não é tão fácil mudar de estado. Afinal, quando somos criados em uma região e ter que deixar tudo para ir morar em outro lugar pode ser muito assustador. Especialmente em um país de proporções continentais, como é o caso do Brasil. Mudar de Pernambuco para Santa Catarina, por exemplo, é mais longe do que ir de Pernambuco para os EUA. É assustador, não é mesmo?

No entanto, para ajudar a acalmar você, existem vários benefícios de morar em Santa Catarina. Quer ver alguns deles? Então siga a leitura abaixo!

A capital do estado é um dos grandes benefícios de morar em Santa Catarina

Se você pretende morar em Santa Catarina, provavelmente vai querer morar em Florianópolis, já que a capital é uma espécie de “joia” do estado. Floripa tem um pouco de tudo que alguém pode querer: é uma capital, por isso tem vantagens econômicas e práticas, e por ser considerada uma cidade pequena, então tem um clima de cidade menor.

Morar em Santa Catarina
Ponte Hercílio Luz em Florianópolis é o maior cartão postal do estado. Foto: Pixabay

Uma das grandes vantagens de Florianópolis é o seu IDH. É o 3º maior do país e o maior dentre as capitais. Também pudera: a cidade tem uma veia econômica muito forte, com excelentes escolas, hospitais e grande segurança, além de um estilo de vida que privilegia quem gosta de liberar o estresse na praia.

Para completar, a cidade aceita todos os tipos de pessoas, desde aqueles que querem morar em imóveis de luxo até aquelas pessoas que buscam por casas mais modestas, passando por quem gosta de praia até aqueles que são fissurados no trabalho.

O estado tem excelentes opções para os finais de semana

Para quem gosta de passear por perto nos finais de semana, certamente vai gostar muito de Santa Catarina. Para os amantes de praias, Balneário Camboriú e Florianópolis são as principais opções.

Para quem gosta do interior, existe a rota da cerveja no Vale do Itajaí, a Serra Catarinense (o lugar mais frio do Brasil!), as cachoeiras no Oeste, as águas termais de Piratuba… enfim, o que não falta em Santa Catarina são opções de lazer para um fim de semana prazeroso na região.

Há bastante emprego em várias áreas no estado

O estado de Santa Catarina é a unidade federativa com a menor taxa de desemprego do país, com 6,9%. Ela está bem abaixo dos seus vizinhos do Sul, Paraná (9,6%) e Rio Grande do Sul (9,4%), ou seja: há sim o fato de que o Sul tem uma taxa de desemprego menor que a média do país, mas ainda assim Santa Catarina se destaca nesse sentido.

Portanto, é seguro afirmar que existe uma boa oferta de emprego na região, uma vez que vivemos praticamente no pleno emprego (taxa de desemprego abaixo de 5%). Isso porque falamos em uma situação de crise econômica no país, com desemprego acelerado por causa da pandemia do novo coronavírus.

A segurança é um dos principais motivos de morar em SC

Além de ter alto nível de empregabilidade, Santa Catarina também se destaca no índice de violência. O Estado é um dos que tem melhor posição no Atlas da Violência, ficando novamente na frente dos seus colegas do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

Morar em Santa Catarina é mais seguro do que morar em praticamente todo o resto do país, já que acontecem menos crimes violentos por aqui.

A qualidade de vida, no geral, é excelente em todo o estado

A qualidade de vida em Santa Catarina é muito boa e bem igualitária por todo o estado. Não existe nenhuma cidade que venha a aumentar bastante a qualidade de vida, deixando o resto do estado para trás. Praticamente todos os municípios apresentam um alto valor na qualidade de vida.

É por isso que Santa Catarina tem IDH de 0,808, comparável ao do Uruguai, e fica em terceiro lugar no ranking nacional, atrás apenas de Brasília e de São Paulo. No entanto, ambos os estados perderam qualidade de vida na última leitura, enquanto Santa Catarina ganhou.

Pronto! Agora que você já sabe quais as vantagens de morar em Santa Catarina, já deve estar se imaginando naquela vida de acordar cedo e apreciar o Sol nascendo no oceano da sacada do seu apartamento em Florianópolis.

Depois de trabalhar o dia todo, pegar algumas ondas com os filhos no fim da tarde; no fim de semana, ir para as praias de Balneário Camboriú ou percorrer a rota da cerveja no Vale do Itajaí; no inverno, passar alguns dias na Serra Catarinense – nada mal, não é mesmo?

Se você ficou com vontade de se mudar para o estado de Santa Catarina, então envie este artigo para a sua família para amadurecer a ideia e começar a discutir sobre o assunto! Caso queira apenas fazer turismo, conheça as viagens baratas para SC que elencamos nesse artigo.

Web Stories Recentes

5/5 - (1 voto)