Morar em Alagoas (AL) vale a pena? As 7 melhores cidades para viver no estado

5/5 - (1 voto)

Deseja morar em Alagoas? Será que vale a pena? Conheça as melhores cidades para morar em Alagoas.

Alagoas é um estado do nordeste brasileiro com 27.768km², o que o coloca como o segundo menor estado do Brasil e ao mesmo tempo, o quarto maior em densidade demográfica, com mais de 3.337.357 habitantes. E como é morar em Alagoas? Veja mais detalhes a seguir!

Composto de 102 municípios, sua principal atividade econômica tem sido o turismo com destaque também para a extração petrolífera, estimulada a partir dos anos 60, na agricultura e a cana de açúcar é uma figura com grande importância também.

Morar em Alagoas: o estado com as praias mais lindas de água cristalina.
Morar em Alagoas: o estado do nordeste com praias encantadoras, de água cristalina. Foto: Pixabay

Famosa por suas águas mornas na tonalidade turquesa, além de também ser uma ótima sugestão para quem deseja morar à beira-mar, com ótimo custo-benefício, em comparação às outras capitais brasileiras.

Além disso, o estado oferece cidades com uma excelente qualidade de vida, com boas oportunidades de trabalho, opções de lazer, cultura e gastronomia.

No texto abaixo falamos um pouco mais das melhores cidades para morar em Alagoas!

Maceió

Praia localizada na cidade de Maceió
Vista pro mar de Maceió, paisagem com coqueiros. Foto: Pixabay

Você sabia que a capital alagoana está entre uma das que proporcionam os melhores salários do Brasil?

Maceió está em um ótimo momento econômico, com crescimento alto, além de investimentos em infraestrutura. Embora o turismo cresça fortemente no mercado de trabalho, há também muitas vagas em outros setores, por exemplo, nas indústrias de produtos químicos, de transformação e de borracha.

Os gastos mensais com manutenção da moradia também têm um bom valor, o custo com gás e eletricidade fica em torno de 390 reais para 2 pessoas em um imóvel de 85m2, vale lembrar que Maceió tem uma ótima mobilidade por ser menor em relação às outras capitais, o que faz tudo ficar perto.

Em relação a alimentação, muitos turistas se surpreendem positivamente na cidade, é possível comer muito bem tendo pouco custo, por ser uma região litorânea, os pratos com peixes e frutos do mar são os mais comuns, além de sobremesas com coco e frutas da região.

O que fazer em Maceió? Confira algumas opções

A cidade se localiza próxima de diversos lugares, possui uma ótima estrutura turística e é famosa por possuir uma das melhores orlas do nordeste brasileiro, em Maceió você encontra praias incríveis! Além disso, você encontra vários passeios pela região, que passam por cidades e vilas paradisíacas. 

Praias de Maceió

A paisagem das praias de Maceió é encantadora, formada por coqueirais, faixa de areia extensa e as águas dos mares são clarinhas. A orla de Maceió oferece opções para todos os gostos, desde os mais aventureiros até os mais reservados que preferem um passeio tranquilo.

Passeio à praia do Gunga

Localizada no Sul de Maceió, o passeio acontecerá por uma travessia de barco, tendo saída com destino a Barra de São Miguel. No caminho, você apreciará uma paisagem incrível com a beleza natural da Lagoa do Roteiro e ao chegar no destino você terá de o dia incrível, que essa praia proporciona.

Maragogi – O caribe brasileiro

Praia de Maragogi, vista pro mar com coqueiros e vasta faixa de areia.
Praia de Maragogi, bela vista considerada o Caribe brasileiro.

De acordo com a maré, você pode realizar o passeio de Catamarã para conhecer as piscinas naturais, que vai pelas praias ao norte de Maragogi até um banco de areia, onde são realizadas aulas de hidroginástica no mar, esses passeios duram em torno de duas horas e trinta minutos, a cidade possui diversas praias, como Xaréu, Peroba, Dourado, Antunes, dentre outras.

Dunas de Marapé

Um paraíso localizado no litoral Sul, entre a Praia de Duas Barras e o Rio Jequiá, Marapé é dona de uma beleza exuberante. O um manguezal em volta da orla é abrigo para muitas espécies de peixes, crustáceos e moluscos. Além de apreciar essa criação natural, você pode apreciar os passeios do Circuito Pau de Arara e da Trilha dos Caetés.

Catedral Metropolitana

Parte da frente da Catedral Metropolitana com pessoas passeando.
Catedral Metropolitana de Maceió, um dos principais pontos turísticos históricos. Foto: Pixabay

A catedral Metropolitana fica localizada bem no centro de Maceió, possui uma arquitetura impressionante do período neoclássico. Conta com um peso histórico muito relevante para o nosso país, pois foi construída em 1821. Além de conhecer a Catedral você ainda vai poder aproveitar para almoçar e passear pela região próxima, que oferece muitos bares e restaurantes. Aproveite também para conhecer os restaurantes típicos de açaí e tapioca, que ficam super animados nas noites de alta temporada.

Como é a cultura e quais as comidas típicas de Alagoas

Um estado cheio de cultura, tem uma mistura de influências indígenas, africanas e europeias, essa grande influência é percebida nas festas, no artesanato e na culinária do estado.

Entre as formas de manifestação cultural mais populares no estado estão os trabalhos manuais, como os bordados, e o artesanato realizado com matérias-primas, como fibra de bananeira, cascas de coco, palha, madeira etc.

O artesanato e a culinária têm forte influência do mar nas áreas litorâneas, sendo alimentos típicos alagoanos peixes e frutos do mar, assim como o coco e a mandioca.

Com pratos que trazem os sabores do mar e das redondezas do lugar, os pratos típicos são: Sururu ao coco, Sururu no capote, Siri mole ao coco, Arrumadinho de feijão, Bolinhos de goma de Maragogi, Pudim de tapioca…

Praias de Alagoas

Alagoas possui praias tão paradisíacas que muitas delas são chamadas de “Caribe brasileiro”, as belas praias de Alagoas são visitadas por turistas de todas as partes do mundo, tendo águas transparentes, dunas, falésias, corais e outros recursos naturais que marcam bastante o passeio de qualquer visitante.

Praia de Ipioca

É localizada a pouco mais de 20 quilômetros do centro de Maceió, a praia de Ipioca tem águas esverdeadas e cristalinas e em algumas áreas são formadas piscinas naturais. É um destino ideal para quem prefere lugares mais calmos, entre os coqueiros e o mar, a praia tem alguns bares e restaurantes, que são indispensáveis!

Praia de Antunes

Fica entre as praias de Barra Grande e Dourado, está localizada no litoral de Maragogi, uma das principais características da praia de Antunes, são os bancos de areia, que se formam durante a maré baixa. Nestes momentos, é possível caminhar mar adentro. Com um mar quente e tranquilo, é uma ótima opção para quem quer momentos de descanso.

Praia do Dourado

Considerada pequena, não é das mais populares de Maragogi, enquanto para muitos o lugar passa despercebido, para quem mora na região é uma praia usada como fonte de renda. Muitas pessoas pegam mariscos no período de maré baixa, esse trecho da orla mantém as águas claras típicas dessa região, além de coqueiros ao longo da orla. Conta com uma boa faixa de areia clara, o mar é calmo, de águas cristalinas, parecendo uma lagoa.

Morar em Alagoas trás todas essas vantagens citadas acima, as cidades oferecem boas opções de lazer com valores acessíveis para todos que desejam.

Conheça também, opções de viagens baratas em Alagoas

Segurança

Alagoas não tem nenhuma cidade entre as 30 mais violentas do país, o Anuário da Segurança Pública ainda mostrou uma queda de 14,8% no número de mortes violentas em 2021. Também existem programas Ronda, que consiste numa iniciativa de policiamento de proximidade, auxiliando a manter a segurança tanto na área turística quanto em suas proximidades, aumentando a qualidade e a segurança de vida da população.

Juntando todos os índices com a qualidade de vida do lugar, podemos dizer que é um excelente lugar para se morar!

Gostou desse conteúdo? Deixe o seu comentário para contribuir com o Agora Viagem!

Perguntas frequentes

Qual é a cidade mais tranquila de Alagoas?

De acordo com os dados pelo TNH1 à Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), as campeãs em tranquilidade são, Belo Monte, Monteirópolis, Olho d’Água Grande, Palestina, Pindoba, São Brás, e Tanque d’Arca etc.

Quais os melhores bairros em Maceió para morar com a família?

Pajuçara, Jatiúca, Farol, Tabuleiro do Martins, Barro duro, contam com boas opções de lazer e segurança.