Os 7 melhores lugares para viver em Portugal para expatriados

Os melhores lugares para viver em Portugal: dê uma olhada nos locais mais populares para expatriados, de Algarve a Porto. Encontre a sua localização perfeita!

Melhores países para se aposentar: Portugal

O Algarve em Portugal é um dos locais mais populares entre os aposentados expatriados.

Portugal é tão bonito e diversificado que é um desafio identificar onde estão os melhores lugares para se viver em Portugal. Mas estamos prontos para esse desafio!

Até certo ponto, tudo depende de qual é o seu ideal e do que você considera suas principais prioridades. Com isso dito, existem alguns locais de destaque em Portugal que achamos absolutamente que você deve conhecer.

Além disso, Portugal oferece uma série de programas de incentivo para morar e investir no país com programas do Golden Visa Portugal, os vistos D7, D2, vistos para trabalho, vistos tech, de estudos e algumas outras tantas opções para viver legalmente em Portugal e ter direito à cidadania após 5 anos de residência.

Vamos começar com a região mais popular e conhecida de Portugal – o deslumbrante Algarve. Depois disso, seguiremos nossa jornada por Portugal mais ao norte.

1. Algarve: favorito dos expatriados

Viver em Portugal: Praia em Algarve com pessoas na areia
Algarve é um lugar muito bonito e procurado. Foto: Pixabay

Por pura popularidade, o Algarve tem que estar no topo da nossa lista de melhores lugares para se viver em Portugal.

O Algarve foi reconhecido pela Forbes como o local mais acessível para reformados na Europa. Outras vantagens são o clima saudável cheio de sol e algumas das melhores praias da Europa.

De fato, a ensolarada região costeira do Algarve, lar de mais de 100.000 residentes expatriados aposentados, pode muito bem ser um dos melhores lugares do mundo para se viver ou se aposentar.

No entanto, há um problema – como resultado, o Algarve tem a reputação de ser um destino turístico de topo, tanto para portugueses como para outros europeus.

O Algarve é mais amado pelos expatriados britânicos em particular. Um expatriado americano observou as consequências dessa popularidade: “O Algarve está morto no inverno, congestionado no verão e recheado de britânicos em qualquer época do ano”.

Então, se você está procurando por clima quente e uma grande comunidade de expatriados (especialmente britânicos), vá para o Algarve – você encontrará o que deseja lá.

Veja também: 6 Países da Europa Ótimos Para Viajar Com a Família

2. Lagos e costa oeste do Algarve

Lagos é uma cidade fantástica no barlavento algarvio que atrai expatriados e turistas em grande número.

As partes antigas de Lagos, no Algarve, estão cheias de pequenas surpresas. Essa linda praça em mosaico é uma delas Lagos tem muito a oferecer: construída na margem do Rio Bensafrim, é uma cidade murada do século XVI muito atraente.

Suas ruas de paralelepípedos são ladeadas por casas caiadas de branco e interrompidas por belas praças de vários tamanhos. A Praça de Gil Eanes, por exemplo, costuma fervilhar à noite com espetáculos ao vivo, música ou feiras medievais de todo o tipo.

Quando Portugal está jogando futebol, ou há uma grande competição, os cafés terão telões na praça para que todos possam assistir e torcer.

A cidade está cheia de restaurantes muito bons e baratos, as praias ao redor são simplesmente deslumbrantes e, durante a temporada turística, há muita coisa acontecendo, incluindo shows ao ar livre e uma vida noturna bastante ativa.

3. Faro – a capital do Algarve

Se o ambiente movimentado e um pouco agitado do barlavento algarvio é demais para o seu gosto, vá até Faro e veja o que acha dele.

Nascer do sol cheia de barcos e iates ancorados no porto da cidade de Faro, Portugal.

Faro é bastante diferente dos seus vizinhos ocidentais. Tem um aeroporto internacional, um centro comercial moderno e prédios de apartamentos altos, por isso é fácil ter uma vibe de cidade grande morando lá.

É também uma cidade universitária, pelo que, ao contrário das zonas turísticas a oeste, Faro está cheia de vida durante todo o ano, especialmente durante o período letivo.

A mais próxima é uma vasta e arenosa praia, a Praia de Faro. Esta fabulosa praia dourada e macia estende-se por 5km ao longo de todo o lado virado para o mar da Ilha de Faro (Ilha de Faro). A melhor parte da Praia de Faro é que ela é desconhecida por turistas estrangeiros.

Faro em si é incrivelmente espetacular, especialmente dentro da antiga cidade murada e na área ao redor da marina.

4. Lisboa: uma boa capital para viver

Bondinho colorido em Lisboa capital
Bondinhos coloridos são atração em Lisboa. Foto: Pixabay

Lisboa, como seria de esperar, é uma cidade muito cosmopolita. É o local perfeito para os amantes da cultura e aqueles que desejam um estilo de vida ativo no coração cultural da Europa continental.

Vista da colina de Lisboa: casas coloridas e telhados marrons misturados com parques ao pôr do sol. Os edifícios de cor pastel de Lisboa parecem especialmente deslumbrantes ao pôr do sol. 

Comparada com outras capitais europeias, Lisboa é mais calma e menos ‘capitalizada’, e é exatamente por isso que pode ser um local perfeito para a sua aposentadoria.

Lisboa combina de forma única a infraestrutura desenvolvida e a agitada vida cultural digna de uma capital adequada com o charme tranquilo, quase sonolento, de uma cidade antiga.

Se os custos associados a viver numa capital o assustam, a boa notícia é que descobrirá que Lisboa é mais barata do que outras capitais europeias. A título de exemplo, a renda mensal de 85 m2 de alojamento mobilado numa zona média (não a mais cara) de Lisboa ronda os 900€.

O transporte público (ônibus e metrô) é barato. Isso significa que não há necessidade real de possuir um carro se você mora em Lisboa, portanto, sem custos de gasolina, seguro de carro e custos de manutenção, sem problemas de estacionamento e sem cobranças de pedágio (o que pode ser bastante alto em Portugal).

5. Cascais: Lisboa no mar

Para quem gosta de frequentar Lisboa, mas prefere uma localização mais costeira, Cascais pode ser o local perfeito.

O Farol de Santa Marta a sul do centro de Cascais é um dos locais preferidos dos moradores da vila. A 25 minutos de trem de Lisboa, esta cidade costeira possui bom clima, um custo de vida razoável, praias maravilhosas e um ótimo ambiente de entretenimento.

Cascais é a paragem final no final de uma das linhas de comboio suburbano que saem de Lisboa. Costumava ser uma pequena vila de pescadores, mas no século 20, transformou-se em uma elegante cidade de praia. 

No entanto, se vive em Cascais, pode facilmente recuperar o seu passado piscatório. Há uma abundância de barcos coloridos balançando no porto. A pesca diária ainda é leiloada na praça do porto, e os pescadores podem ser vistos remendando as redes no cais. 

Cascais é como uma continuação suburbana de Lisboa – ainda cosmopolita (leia-se: muitos aposentados expatriados), mas mais residencial, mais perto da costa e cheia de atividades para quem gosta de estar ao ar livre: golfe, vela, mergulho, ciclismo – você diga.

As praias nas proximidades são bonitas e cheias de areia macia e bonita, no entanto, ficam lotadas no verão.

6. Gostaria de viver numa Cidade Universitária? – Escolha Coimbra

A ideia de se aposentar em uma cidade universitária parece estar ganhando popularidade.

A maioria das pessoas se aproximando da idade da aposentadoria, dizem eles, tem boas lembranças de seus dias de faculdade – uma sensação de independência, antecipação e entrada na idade adulta.

Então, se você quer recriar essa experiência de ampliação de horizontes e senso de aventura ao se aposentar em Portugal, por que não optar por se mudar para Coimbra ?

Um antigo edifício universitário elegante na colina ao entardecer do outro lado do rio. 

A Universidade de Coimbra domina a cidade de todos os pontos de vista.

Como em qualquer cidade universitária, Coimbra possui uma atmosfera estimulante, uma população diversificada, uma economia estável (na maioria das vezes) e muitos restaurantes, lojas e eventos culturais. 

O lugar está vivo com esportes, atividades, entretenimento e oportunidades culturais e educacionais. 

A cidade fica a apenas 2 horas de trem de Lisboa, então você poderá visitar a capital quantas vezes quiser.

Comprar uma casa para a sua reforma é mais barato do que em Lisboa ou no Algarve. Há muitas opções de casas com terrenos e jardins ao redor de Coimbra, ou apartamentos na própria cidade.

7. Porto: para os amantes do vinho e da gastronomia

Morro em Porto com muitas casas
Porto é uma das cidades mais famosas de Portugal. Foto: Pixabay

Você sabia que Portugal tem o nome de sua segunda maior cidade, Porto, cujo nome latino Portus Cale gradualmente se tornou Portugal?

Telhados vermelhos e laranja brilhantemente coloridos das casas do Porto ao longo da margem do rio. 

O Porto é sempre brilhante, independentemente do tempo. Lisboa é movimentada e cativante, e o sul de Portugal pode muito bem ser um local de sonho para muitos de nós que sofrem de verões chuvosos pouco inspiradores, mas o Porto não deve ser esquecido ao considerar onde se aposentar em Portugal.

Sim, estamos indo ainda mais para o norte agora, e sim, chove muito no Porto de novembro a março.

No entanto, se é um clima moderado com verões quentes e ensolarados encantadores que procura, se é um apreciador de vinhos e gastronomia, e se gosta de saborear centros antigos coloridos sem ser queimado por um forte sol do sul, o Porto é o lugar certo para você.

Pode não ser o local mais quente de Portugal, mas o Porto desfruta de uma enorme quantidade de sol durante o ano.

Nem a cidade de Porto e nem de Lisboa estão atualmente passíveis para aplicação do Golden Visa Requirements, que é o programa do Governo Português de incentivo de investimento no país, em troca de residência e passaporte Português após 5 anos de estadia no país.

A cidade é definitivamente uma delícia gourmet, servindo desde caldo verde, o príncipe das sopas de repolho, até pratos de salsicha picante. É também o local que transforma os típicos bebedores de Pinot Grigio em ávidos fãs dos vinhos do Vale do Douro.

É menos refinado do que Lisboa. A vida no Porto é mais simples, despretensiosa e algumas ruas secundárias são francamente desalinhadas e sujas. Mas o encanto da cidade é irresistível e, para muitos, é impossível não se apaixonar pelo Porto.

Gostou da nossa lista? Deixe o seu comentário e deixe a sua experiência para os leitores do Agora Viagem.

Web Stories Recentes

5/5 - (2 votos)