Qual é a melhor época do ano para conhecer o estado de Minas Gerais?

Minas gerais é um dos principais lugares que chamam muito a atenção dos turistas, pois ela é repleta de opções de passeios turísticos além se sua arquitetura ser única, por isso para que haja um bom proveito em todas essas atividades, é necessário saber qual é a melhor época do ano para conhecer o estado de Minas Gerais.

Minas possui uma variedade enorme de afazeres que podem atender diversos tipos de turistas de todos os lugares, já que existem os turistas que gostam mais de esportes radicais, outros mais rurais e até mesmo o turismo urbano que é aparentemente um dos mais praticados pelos turistas.

Confira abaixo algumas informações que poderão te auxiliar mais ainda na hora de saber a melhor época para a sua visita a esse estado.

Saiba qual é a melhor época do ano para conhecer o estado de Minas Gerais

Como já foi dito acima, saber qual é a melhor época do ano para conhecer o estado de Minas Gerais é muito importante para a sua programação e planejamento pré viagem, já que toda viagem hoje em dia é considerado um investimento pois os valores aumentaram bastante.

Abaixo, você poderá conhecer Minas Gerais através das estações do ano.

Veja também: 7 destinos de viagens baratas em Minas Gerais

Conhecendo minas em estações diferentes

As estações podem te ajudar muito a desfrutar de determinada cidade de Minas  Gerais que você deseja que você escolheu visitar, já que existem diversos fatores que se forem levados em consideração podem tornar a sua experiência mais marcante.

  • Primavera

Geralmente a primavera se dá em torno de setembro a dezembro e justamente nessa estação é possível contemplar todas as árvores e flores que desabrocharam nesse período.  É importante levar em consideração que a visita a Minas Gerais nessa estação, é que a primavera geralmente acompanha chuvas e muitas vezes pode atrapalhar os passeios.

Nessas épocas, você pode fazer um planejamento para poder conhecer cidades onde o turismo urbano é mais centralizado, como Poços de Caldas, Belo Horizonte, Caxambu e muitas outras cidades que você pode estar turistando e adquirindo ótimas experiências urbanas com elas.

Uma dica boa de passeio é aproveitar para aproveitar melhor essas cidades são as visitas a parques, museus, atrações turísticas como teatros, etc.

Confira abaixo quais as cidades que você pode visitar durante o verão.

  • Verão

O verão tem início mais ou menos em dezembro, e nessa época é comum que os turistas começam a ir atrás de destinos turísticos que oferecem atividades em parques aquáticos, rios e cachoeiras, um belo exemplo disso é a cidade de Capitólio pois ela conta com grandes cânions e lagoas como a Lagoa de Furnas onde você pode passear nas lanchas, realizando os mergulhos para as vistas marinhas, etc.

Além dela, a cidade de Carrancas também oferece opções de cachoeiras  onde já foi palco de gravações de novelas bastante conhecidas.

Geralmente essas cidades turísticas oferecem uma vasta opção de turismo urbano, como os restaurantes, bares, cafeterias e muito mais opções.

Confira abaixo, como você pode aproveitar o estado de Minas Gerais no outono.

  • Outono

O outono é uma estação bem neutra para que os turistas possam se interessar pelos destinos como Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina e diversas outras cidades que são considerados patrimônios históricos de Minas Gerais.

Obras do Aleijadinho em Ponto turístico Minas Gerais
Obras do Aleijadinho em Ponto turístico de Minas Gerais. Foto: Pixabay

Para quem gosta de destinos com museus, histórias antigas e arquitetura preservada dessa época, além disso no outono é possível realizar visitas a restaurantes mais a noite pois a temperatura é bem agradável e propícia a isso.

Iremos discorrer abaixo sobre a última estação e quais são os destinos que ela favorece a visitação dos turistas.

  • Inverno

No inverno, a cidade que mais chama a atenção dos turistas em Minas Gerais é Monte Verde.

Flor em Monte Verde Minas Gerais
Além de tudo, Monte Verde também guarda belezas naturais. Foto: Pixabay

Ela é conhecida por ser considerada a Suíça Brasileira, já que sua arquitetura é muito parecida. Veja 5 coisas que você precisa saber sobre Monte Verde nesse artigo.

Além disso, existem também a cidade de Extrema, onde o ecoturismo é muito presente por envolver rotas turísticas de vinhos, cafés e azeites.

Agora que você conhece todas as cidades que mais combinam com as estações do ano, permaneça abaixo para saber qual a melhor época do ano que você pode realizar as suas visitas.

Qual a melhor época do ano?

A melhor época do do ano irá depender muito da sua disponibilidade de visitas a essa região, mas no geral todo o ano pode ser propício há algum tipo de turismo pelo estado de Minas Gerais, fora que todos os passeios, hotel, pousada, e atrações turísticas são extremamente acessíveis na grande parte dos destinos, tudo varia de acordo com a alta ou baixa temporada que você escolhe ir.

Neste artigo você pode saber informações que poderão te ajudar a decidir qual é a melhor época do ano para conhecer o estado de Minas Gerais e muitas outras informações turísticas de lá. Deixe seu comentário para complementar a experiência dos leitores do Agora Viagem!

Avalie