Manutenção preventiva veicular: o que você precisa saber antes de viajar

Algo que muitas pessoas acabam esquecendo de fazer antes de viajar, por conta da ansiedade e falta de tempo, é a manutenção preventiva veicular, na qual, quando não é feita, pode trazer diversos problemas e atrasos para a sua viagem.

Tendo isso em mente, fica bem claro que é de extrema importância que você faça tal manutenção, certo? Entretanto, você deve ter diversas dúvidas sobre o que é, e como fazer da maneira correta e efetiva tal manutenção.

E pensando nessas dúvidas, nós do Agora Viagem decidimos trazer para você a resposta para todos estes questionamentos, para que você se prepare da maneira correta para as suas viagens, e possa aproveitá-las da melhor maneira.

Diversas pessoas acabam preferindo fazer uma viagem sem utilizar os seus veículos, para que não precisem se preocupar com a manutenção ou problema dos mesmos. Estas pessoas acabam optando por consórcios online ou físicos que oferecem a viagem ao destino que elas querem, entretanto, após aqui, você não terá mais que se preocupar com os possíveis problemas com o seu veículo.

O que é a manutenção preventiva veicular

Manutenção Veicular Preventiva
Foto: Pixabay

Primeiramente, é de extrema importância que você entenda completamente o conceito de manutenção preventiva veicular, para assim, poder aplicá-la na prática de maneira correta.

A manutenção preventiva veicular, se resume em práticas e revisões que irão garantir que o seu veículo esteja com tudo em ordem para poder realizar uma viagem de longa duração.

Durante a manutenção preventiva veicular, é comum analisarmos os sistemas de segurança do veículo, as tecnologias e demais funções, e até mesmo os itens obrigatórios e estepes, para que você possa evitar problemas em relação ao seu veículo em meio a viagem.

Por que fazer?

Agora que você já sabe a definição concreta do que é manutenção preventiva veicular, você já deve ter respondido por conta própria a questão “por que fazer a manutenção preventiva veicular”, certo?

Entretanto, a manutenção preventiva veicular acaba lhe oferecendo outros benefícios, além de evitar problemas que podem lhe causar dores de cabeça durante a sua viagem, dando assim, mais motivos para que você faça tal prevenção.

Um destes benefícios e motivos, é a grande redução de custos que você terá, por exemplo: digamos que fazendo uma revisão e comprando os itens necessários para garantir que o seu veículo esteja totalmente em ordem, normalmente em mercados ou oficinas, acabe lhe custe 250 reais (dependerá da situação do seu veículo).

À primeira vista, você pode achar que não houve economia nenhuma, certo? Entretanto, digamos que você não faça a manutenção preventiva veicular, e seu veículo acabe quebrando durante a viagem, normalmente, o conserto do mesmo irá lhe custar muito mais caro que somente 250 reais.

Conseguiu perceber a grande redução de custos que você acaba fazendo? Além de garantir uma viagem mais tranquila, você ainda acaba economizando, sendo assim, a manutenção preventiva veicular acaba se tornando ainda mais agradável e essencial de ser feita.

Como fazer?

Agora que você já sabe do que se trata, e por que fazer, você deve estar se perguntando como fazer a manutenção preventiva veicular da maneira correta e eficiente, certo?

Portanto, continue por aqui, pois logo abaixo serão explicados os principais cuidados que você deve ter com o seu veículo antes de partir para uma viagem, para assim, evitar problemas.

Revisão

Primeiramente, como já era esperado, é necessário que você faça uma revisão completa do seu veículo, verificando quais itens do seu veículo precisam ser ajustados ou trocados.

Um exemplo dos itens que você precisa dar prioridade à revisão são: óleo, pneus, estepes, motor, freios, embreagem, motor e demais engrenagens presentes nele.

Com isso, pode-se dizer que não é todo mundo que tem um conhecimento bom o suficiente para revisar todos estes itens, portanto, pode ser necessário que você leve o seu veículo a uma oficina para fazer tais revisões.

Lembre-se, provavelmente você acabará gastando um pouco nesta revisão, entretanto, ela é extremamente necessária para que você não acabe tendo gastos maiores ao decorrer da viagem.

Troca do óleo e filtro

Após a revisão, provavelmente um dos itens que será necessário fazer uma troca, será o óleo, por conta de que o mesmo tem uma data de validade, que não costuma ser muito longa.

Além do óleo, tente se atentar e fazer a troca juntamente com o filtro, para evitar que o motor receba alguma impureza, ou algo do gênero.

Pneus e estepe

Os pneus e estepes sempre devem ser verificados, e não somente nas viagens, entretanto, pode-se dizer que durante as viagens eles devem se tornar prioridade.

Você com certeza já ouviu alguma história, ou mesmo vivenciou, de uma viagem que foi completamente arruinada por conta de um pneu furado, certo? E isso é exatamente o que queremos evitar, portanto, verifique com cuidado e atenção os seus pneus, além de garantir que o seu estepe esteja em ordem e pronto para uso.

Equipamentos obrigatórios

Lembre-se de levar os equipamentos obrigatórios, pois os mesmos podem lhe quebrar um galho, como por exemplo: o extintor de incêndio, o triângulo, o macaco e a chave de roda.

Cuidado com o combustível

Algo que acaba acontecendo com mais frequência do que parece, é o veículo acabar ficando sem combustível no meio da viagem, portanto, durante a manutenção preventiva veicular, atente-se de calcular quanto de combustível será necessário para concluir a viagem, e sempre adicione 3 litros a mais na conta, por questão de garantia.

Avalie