Como planejar uma viagem de lua de mel barata

O planejamento do casamento envolve tantos detalhes que muitas pessoas acabam deixando a viagem de lua de mel por conta das agências de turismo. Não há nada de errado nisso, mas saiba que você estará gastando mais dinheiro do que gostaria, ou deveria, ou precisaria…

Você que está planejando seu casamento já deve estar ciente de que tudo que está relacionado à casamento parece que tem uma taxa extra por ser de casamento. Por exemplo, docinhos têm um preço, mas docinhos para casamento têm um preço 5 vezes maior. Mais ou menos assim, não é mesmo?

Viagem Casamento

O mesmo acontece com viagens. Se você entra numa agência de turismo querendo comprar um pacote de viagem, é um preço; mas se você diz que é uma viagem de lua de mel, os olhos do vendedor crescem e o preço do pacote também! Claro que ninguém está te roubando ou te enganando, é complicado, mas é tudo uma questão de mercado ou de cultura, sei lá.

A cultura de que o casamento é o dia mais importante na vida de uma pessoa já está estabelecida. Então os fornecedores “enfim a faca” pois obviamente, você vai pagar o quanto for pra ter tudo perfeito no seu dia perfeito; você não quer que nada saia errado, então você paga!

Só que a coisa está mudando. Com a internet, as pessoas têm maior poder de pesquisa, têm acesso à um número maior de fornecedores, o que aumenta a concorrência, possibilitando uma boa economia, se a pessoa tiver um pouco de força de vontade e pesquisar na internet em vez de deixar tudo na mão da cerimonialista; vai gastar pouco, e o melhor de tudo, não vai sair da igreja casada e com uma dívida gigantesca.

Mas voltando para a viagem de lua de mel… Esta é a melhor parte do planejamento do seu casamento, sabe por quê? Porque ela acontece depois do casamento em si, e você não precisa banca-la sozinho. Graças às cotas de lua de mel, sua viagem de lua de mel pode ter custo zero pra você e seu noivo!

DIFERENÇA ENTRE PLANEJAR UMA VIAGEM COMUM E UMA VIAGEM DE LUA DE MEL

Viagem de lua de mel barata Icasei

A diferença básica é que ao planejar uma viagem comum, você precisa ter dinheiro para pagar todas as despesas sozinho, já na viagem de lua de mel, você pode ter a ajuda de seus convidados para pagar a sua viagem, sem parecer que você está pedindo ajuda, mas como?

Alguns sites até dão a opção entre “lista de presentes virtual” ou “cotas de lua de mel”, as cotas de lua de mel seriam uma forma de dizer ao seu convidado: “me ajude a pagar a lua de mel”, o que não é tão legal. Acho que a maioria das pessoas preferem dar “presentes mesmo” em vez de ajudar a pagar alguma coisa. O legal da lista de presentes virtual é que seu convidado ficará feliz em te comprar um “jogo de jantar “e você ficará feliz em receber tudo em dinheiro no final pra pagar sua viagem de lua de mel.

GRAVATA

Não sei se é costume no país inteiro, mas a maioria dos casamentos que fui tem a hora da gravata, quando o noivo e seus amigos saem pelo salão pedindo dinheiro em troca de um pedaço da sua gravata. Isso também é de grande ajuda para sua viagem de lua de mel virar realidade!

Sites para lista de presentes e cotas de lua de mel:

Icasei

Lua de Mel Cotas

PLANEJANDO SUA VIAGEM DE LUA DE MEL

Agora que você já sabe de onde tirar o dinheiro para financiar a sua viagem, vamos ao planejamento em si.

O planejamento da sua viagem de lua de mel é como planejar qualquer outra viagem, porém com alguns detalhes, presta atenção e vai anotando tudo aí!

1º PASSO: DEFINIR O PERFIL DO CASAL

Vocês são um casal mais agitado ou tranquilo?

Isso deve ser levado em conta antes de escolher o destino da sua viagem de lua de mel, porém, pense comigo: Até mesmo os casais mais agitados devem estar querendo um descanso de todo o stress e correria do casório, não é? Por isso que os destinos preferidos para lua de mel são aqueles com praia, especialmente em resorts, onde o casal tem tudo à sua disposição, ou seja, preocupação zero!

Por outro lado, há aqueles casais que não curtem ficar parados no mesmo lugar por vários dias – e eu me incluo aí – eles têm fome de conhecer coisas novas e gostam de andar bastante por cidades com bastante informação, além do mais, já que você teve uma ajuda financeira pra pagar sua viagem, por que não aproveitar pra conhecer aquela cidade que sempre esteve nos seus sonhos, mesmo que não seja um destino tradicional de lua de mel?

2º PASSO: DEFINIR SEU ORÇAMENTO

Orçamento Casamento

Como já conversamos, utilize a sites de lista de presentes virtuais para levantar a grana para sua viagem de lua de mel.

Tente não fazer outras listas de casamento em lojas físicas. É sério, se fizer lista de presentes em loja física, a maioria dos convidados vai comprar de lá, pois muitas pessoas ainda ficam muito inseguras com compras online, ou são pessoas mais velhas que não sabem comprar pela internet. Mas sempre explique direitinho que é seguro e tal, e com certeza alguém vai ajudar essas pessoas mais velhas a comprarem, fique tranquilo!

Você deve estar se perguntando: Como eu vou comprar minha viagem de lua de mel com o dinheiro dos presentes se vou resgatar o dinheiro no dia do casamento ou depois? A dica aqui é a seguinte: compre as passagens no cartão de crédito e reserve o hotel – geralmente a reserva é feita através da cobrança da primeira diária no cartão de crédito, e o valor restante é pago diretamente no hotel (até lá você terá o dinheiro em mãos).

3º PASSO: DEFINIR O DESTINO

Tendo um ideia do seu orçamento, você pode definir se quer uma viagem cheia de atividades (o que significa gastar mais e você não sabe o quanto exatamente) ou uma viagem no Brasil, mais relax, onde você sabe exatamente quanto vai gastar, pois já está tudo pago. Veja alguns exemplos de viagens de lua de mel para diferentes orçamentos:

LUA DE MEL EM RESORTS NO NORDESTE – Se você gosta de ter controle sobre quanto vai gastar e não quer ter surpresas, sugiro ficar nos resorts all inclusive, onde todas as refeições e bebidas estão inclusas na sua diária, então você só relaxa e não se preocupa em gastar dinheiro.

LUA DE MEL EM NOVA YORK – Se você quer aproveitar a lua de mel e conhecer o destino dos seus sonhos, fazendo passeios turísticos e andanças todos os dias, almoçando e jantando fora, gastando em dólar ou qualquer outra moeda que valha mais que o real, tenha em mente que terá de ter um valor mais considerável à sua disposição pra pagar por tudo isso. Se os presentes renderam, nada mal, aproveite!

LUA DE MEL EM MONTE VERDE – Se você está no aperto, os presentes não renderam muito, e você não quer abusar pra não voltar endividado, escolha destinos próximos, onde possa chegar de carro mesmo, você gastará menos e nem por isso terá uma lua de mel menos especial.

COTAS DE LUA DE MEL DAS AGÊNCIAS DE TURISMO

Algumas agências de turismo oferecem o serviço de cotas de lua de mel em seu site. Você escolhe o seu pacote e seu convidado entra no site deles, e paga um valor para ajudar na viagem de lua de mel. Este valor vai sendo descontado do pacote que você escolheu e você paga a diferença no final. Mas é como eu disse no começo do artigo, as agências de turismo cobram pelo serviço de planejar sua viagem, por estarem te vendendo um pacote completo, e você pagará a mais por isso.

Avalie