Viajar preparado: 7 itens que não podem faltar na mochila

Um dos maiores desafios antes de uma viagem é arrumar a mala. Para algumas pessoas, esse momento é um tédio, não é mesmo? Para trazer mais praticidade, desenvolvemos um checklist com todos os itens que não podem faltar na sua mochila. 

Após a leitura deste artigo, você terá mais facilidade para organizar a mala, tanto em viagens internacionais como nacionais. 

Itens que não podem faltar na mochila

Duvida?

Então, continue lendo este texto do Agora Viagem e tire todas as suas dúvidas. 

1- Documentos 

Vamos iniciar a nossa lista falando sobre a importância dos documentos. Eles são essenciais em qualquer viagem, seja aqui no Brasil ou no exterior. Para evitar futuros problemas, recomendamos enviar uma cópia dos papéis por e-mail. Dessa forma, você ficará mais tranquilo em caso de perda ou furto. 

Nas viagens fora do país, você deve ter atenção com as regras de cada localidade. Os Estados Unidos, por exemplo, exige dos turistas um passaporte válido, visto americano, seguro viagem, formulário 6059B Customs Declaration, comprovante de hospedagem, comprovantes financeiros e passagem de volta. 

Já na Europa, os documentos obrigatórios são: passaporte válido, seguro viagem, comprovantes de hospedagem (ou carta-convite), comprovações financeiras e passagem de retorno. 

Nas viagens nacionais, o turista deve levar um documento de identificação com foto, que pode ser RG, passaporte, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. É fundamental deixar claro que as crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas e com carteira de identidade, passaporte ou certidão de nascimento.

2- Remédios 

Sabemos que imprevistos acontecem em qualquer viagem. Então, lembre-se de levar remédios nas mochilas. A lista deve ter analgésicos, antialérgicos, anti-inflamatórios, antiácidos, pastilhas digestivas e band-aids. Dessa forma, você pode aproveitar o roteiro com mais tranquilidade. 

3- Tomadas 

Grande parte das pessoas esquecem esse objeto. Um adaptador de tomada é essencial em sua lista. Caso contrário, terá dificuldades de ligar um aparelho eletrônico no hotel. 

Existem diversos tipos de tomadas. No Canadá, Ilhas Cayman, Costa Rica, México e Aruba, o modelo utilizado é o A. Já no México, Ilhas Virgens Americanas, Venezuela, Montserrat, o padrão é B. 

A tomada do tipo C é mais comum no Egito, Eritreia, Etiópia, Gabão, Guiné, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Ilhas Canárias, Líbia e Madagascar. O tipo D é utilizado no Índia, Iraque, Jordânia, Líbano, Macau, Madagascar, Maldivas, Myanmar, Nepal, Paquistão, Qatar, Sri Lanka, Emirados Árabes e Iêmen.

Uma dica interessante é investir em um adaptador universal. Assim, você não terá dificuldades durante a sua viagem.

4- Cadeados e cabos 

Não importa se você se hospedará em um hostel ou hotel. Um cadeado é muito importante para deixá-lo seguro. 

O cabo USB tipo C também é uma ótima opção para recarregar os eletrônicos durante a viagem. 

5- Lanches rápidos 

A emoção é inevitável em viagens. Durante alguns momentos, o turista esquece da alimentação. Se esse for o seu caso, é melhor redobrar a atenção. O jejum pode trazer sérios problemas para a sua saúde, entre os quais: desidratação, atividade mental comprometida, dificuldade de concentração, ansiedade e irritação. 

Para lembrar da alimentação, você deve colocar um alarme em seu celular de três em três horas. Assim, terá mais disposição ao longo do dia. 

Na mochila, o viajante pode colocar alguns lanches rápidos, como: barrinhas de cereal, misto-frio enrolado em papel alumínio, bolacha recheada e fruta.

6- Capa de chuva 

Não deixe que uma chuva estrague a sua viagem. Uma capa pode salvar o seu dia. O mais interessante é que ela não ocupa muito espaço na mochila. 

7- Cantil d’água

A hidratação é fundamental em uma viagem. Um cantil d’água ajuda a administrar a sede com bastante praticidade. Outro ponto positivo é que você pode economizar, uma vez que um copo de água mineral é comercializado com um valor acima da média. 

Aqui, mencionamos os itens mais importantes em qualquer viagem. Eles podem ajudá-lo em situações normais do dia a dia e até nos fatos inesperados. Anote o checklist e tenha uma viagem tranquila. 

Após conhecer os itens que não podem faltar na mochila de viagem, siga-nos nas redes sociais e descubra outras dicas interessantes para turistas.

Avalie