9 itens essenciais para levar quando for fazer uma trilha

Não importa se você já fez uma trilha antes ou se é a primeira vez: sempre é possível ficar em dúvida com relação ao que levar.

Afinal, é um ambiente hostil e deve-se ter tudo o que é fundamental para passar pela trilha da forma mais segura possível, cuidando sempre da integridade física.

Atualmente, fazer trilha se tornou passatempo de um número crescente de pessoas; trata-se de gente que gosta de estar um pouco longe da civilização e até de testar a capacidade de sobrevivência, dependendo do quão remota é a trilha escolhida.

E aí, você quer saber quais são os itens essenciais para levar quando for fazer uma trilha?

Itens essenciais para Fazer uma trilha
Foto: Pixabay

Continue lendo para saber todos eles.

Capa de chuva

É sempre possível encontrar uma chuva intensa pelo caminho e, se for uma trilha muito longa, será bastante desconfortável ficar com a roupa molhada por tanto tempo.

Inclusive, se a trilha for realizada em lugares mais frios, ficar com a roupa encharcada pode resultar até em um mal-estar, mesmo que ele apareça horas depois.

Por isso, o ideal é que você leve uma capa de chuva: ela pode ser simples, desde que você garanta que estará 100% coberto com ela.

Meias específicas

Com as meias específicas, é possível proteger os pés de diferentes agressões durante a trilha. Assim, elas se juntam aos sapatos e se tornam uma forma ainda mais eficiente de evitar lesões por galhos, mordidas de animais e coisas do tipo.

Headlamp

Apesar de muita gente levar lanternas comuns para as trilhas, elas atrapalham porque é preciso ocupar sempre uma das mãos para segurá-las.

Por isso, a headlamp, ou lâmpada de cabeça, é essencial para quem deseja ter mais mobilidade enquanto está fazendo a trilha, mas conseguir a devida iluminação também.

Elas ficam presas a um capacete especial e, dessa forma, é possível segurar as coisas sem impedimentos.

Canivete

É possível substituir o canivete pelo facão também, apesar de o primeiro ser mais simples de carregar.

Com ele, fica mais fácil abrir frutas, por exemplo, além de embalagens e até de cortar alguns galhos pequenos para que a trilha fique mais fácil.

É importante ficar atento para o fio de corte do canivete ou do facão: é necessário que ele esteja satisfatoriamente afiado.

Mochila personalizada

A mochila já é, por si só, uma coisa indispensável em qualquer trilha; afinal, é nela que todas as coisas necessárias são transportadas.

No entanto, uma mochila personalizada ajuda ainda mais a identificar os trilheiros: se um grupo de pessoas fazendo trilha acaba se distanciando, é mais fácil encontrar o parceiro quando a mochila tem um fator diferencial.

Além disso, a personalização da mochila evita que o próprio trilheiro confunda a sua mochila com a de outras pessoas, uma vez que muitos usam mochilas bem semelhantes.

Vale dizer que a mochila pode ser personalizada de diferentes formas, usando-se uma sigla favorita, um material especial, fotos, etc.

Celular

Por mais que fazer trilha seja visto como uma oportunidade para se conectar apenas à natureza, é muito importante ter um celular com sinal de internet ou, ao menos, que esteja com alto nível de bateria.

Isso é extremamente necessário para o caso de algum trilheiro passar mal, de ocorrer um acidente ou de alguém se perder.

Para que o celular em questão traga mais segurança, também se deve verificar se ele demora a descarregar: se a sua bateria acabar fácil demais, o risco de o trilheiro acabar sem nenhuma forma de se comunicar é muito alto.

Kit de primeiros socorros

Mesmo os trilheiros mais experientes podem se machucar enquanto estão na natureza, além dos riscos também de algum mal-estar.

Sendo assim, ninguém deve ir para uma trilha sem ter um kit de primeiros socorros e que esteja devidamente abastecido.

É importante ter gaze, ter soro fisiológico, analgésicos e todas as coisas necessárias para acudir o trilheiro que não se sentir bem. Inclusive, vale a pena ter também um termômetro nesse kit, o que vai ajudar a acompanhar se o trilheiro está com febre.

Isotônico ou água

A hidratação pode ser facilmente perdida quando se está em uma trilha, ainda mais se ela é longa. Caso ela aconteça, os trilheiros acabam tendo a sua integridade comprometida e, para não permitir isso, é preciso ter isotônico e água em grande quantidade.

Se possível, o melhor é levar algum isopor térmico para que tanto o isotônico quanto a água estejam gelados.

É importante ainda levar mais de uma bebida para cada um dos trilheiros: assim, não é preciso ficar revezando e consegue-se garantir que todos estejam hidratados.

Pronto! Você já sabe de todos os itens indispensáveis para fazer uma trilha com segurança.

Gostou da lista do Agora Viagem? Então deixe o seu comentário!

Avalie