Hyde Park – Conheça o maior parque do centro de Londres

Para quem busca um excelente local com área verde, o Hyde Park se mostra uma ótima opção. Localizado no centro londrino, esse parque recebe grandes eventos e vários grandes nomes da música internacional ao longo do ano. Ademais, esse parque oferece várias atividades ao ar livre para os seus visitantes.

Se você quer um local para relaxar e, ao mesmo tempo, observar a beleza de Londres, o Hyde Park é uma excelente opção. Ao longo deste texto, você conhecerá o Hyde Park, o maior parque do centro de Londres.

Hyde Park Londres
Foto: Pixabay

Recanto do Orador

Presente na parte nordeste do Hyde Park, o Recanto do Orador (Speaker’s Corner) recebe discursos públicos, o que possibilita a crítica a qualquer pessoa ou instituição. Entretanto, é proibido criticar membros do governo inglês ou da realeza britânica.

Para iniciar o discurso, o orador deve se colocar em cima de uma cadeira ou caixote. A razão para isso é que, segundo a tradição britânica, não é permitido fazer discursos pisando no solo inglês. Fazer isso significa se colocar acima da lei e das tradições da Grã-Bretanha.

Além da Inglaterra, os outros países que disponibilizam espaços para discursos livres são a Austrália, Singapura, Trinidad e Tobago, Holanda e Estados Unidos da América.

Protestos e discursos notáveis

O Recanto do Orador já recebeu vários discursos icônicos, o que trouxe ainda mais fama para o local. Por exemplo, alguns integrantes do partido socialista britânico já fizeram discursos ali. Além disso, o sociólogo Karl Marx (1818-1883) também já discursou naquele recanto.

Em 1855, o Recanto do Orador recebeu o seu primeiro grande protesto. Onze anos depois, uma organização conhecida como Liga da Reforma usou o espaço várias vezes para fazer discursos.

Ao longo do século XIX, os discursos do Recanto do Orador foram reprimidos diversas vezes pelo governo britânico. Entretanto, após a luta do movimento democrático, os discursos finalmente foram permitidos em 1872. Em 15 de fevereiro de 2003, houve uma tentativa de protestar contra a Guerra do Iraque no Recanto do Orador. Contudo, as autoridades britânicas impediram o protesto.

Hyde Park – Princesa Diana

Apesar de ter falecido em 1997, a Princesa Diana ainda é muito reverenciada pelos britânicos, com isso, o Hyde Park possui várias referências a ela. Por exemplo, logo na entrada do parque, você encontra no chão algumas placas pintadas com imagens de rosas.

Essas placas representam a Trilha da Princesa Diana (Diana Princess of Wales Memorial Walk), onde é possível relembrar alguns acontecimentos da vida da princesa. Além do Hyde Park, também é possível encontrar essas mesmas placas em outros locais do centro londrino. Ao todo, existem mais de 90 placas na Trilha da Princesa Diana.

Em 2004, houve a construção de uma fonte em homenagem à Princesa Diana (Diana Memorial Fountain). Com 545 peças de granito, essa fonte é oval e fica próxima ao lago Serpentine.

O trajeto dessa fonte faz alusão à vida da princesa Diana. As águas fluem ao ponto mais alto em duas direções, depois disso, elas encontram águas calmas em seu final.

Lago na Inglaterra
Foto: Pixabay

Hyde Park – verão

Durante o verão, o Hyde Park se transforma em uma espécie de grande “praia”. Dessa forma, os cidadãos londrinos nadam, pegam sol, andam de pedalinho no lago, entre outras coisas. Em suma, os visitantes fazem coisas que celebram a estação mais quente do ano.

O Hyde Park recebe grandes nomes da música com certa frequência. Esse parque já recebeu ícones como Queen, Elvis Costello, Madonna, Pink Floyd, entre outros.

É no verão que o Hyde Park recebe o British Summer Time, um evento que combina shows, comidas de rua e exibição de filmes. Para conhecer melhor esse evento, clique aqui e saiba mais.

Outro ponto positivo do Hyde Park é abertura do lago Serpentine ao público, o que traz vários banhistas ao local. A parte do lago que é aberta ao público chama-se Serpentine Lido.

Geralmente, o cronograma da Serpentine Lido funciona da seguinte forma: em maio, o lago abre em todos os fins de semana, nos meses seguintes, ele abre diariamente entre 1º de junho e 1º de setembro. O horário de funcionamento é sempre das 10h às 18h. Para entrar nessa piscina, o preço é £4,80 para adultos e £1,80 para crianças.

Cabine telefone Londres
Foto: Pixabay

Gostou das dicas de viagem? Tem o sonho de estudar ou trabalhar em Londres? Veja 5 lugares que você tem que visitar em Londres.

Avalie