História de Fortaleza: os principais fatos sobre a capital cearense

A história de Fortaleza, capital do Ceará, inicia em 1654, quando foi desenvolvida próximo ao rio Pajeú, ao redor da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção.

Com 2,687 milhões, a cidade se destaca entre as praias nordestinas devido às belezas naturais existentes na região. E isso a tornou um dos principais destinos turísticos no país.

Mas nem só de belas praias vive a cidade de Fortaleza. Com uma grande riqueza cultural e gastronômica, além de curiosidades, o destino tem ótimas atrações para o visitante conhecer as características positivas da capital. Conheça mais sobre a história de Fortaleza e outros fatos da capital cearense em nosso post, que tem detalhes!

Praias de Fortaleza Ceará
Praias maravilhosas não faltam em Fortaleza. Foto: Pixabay

Qual a história de Fortaleza?

Como foi abordado no início deste texto, a história de Fortaleza começou em 1654. Antes, houve a chegada dos primeiros europeus na região, os holandeses e os franceses, que travaram uma disputa pelas terras.

Após a expulsão dos holandeses, o forte construído por eles na região, que antes se chamava Schoonenborch, foi rebatizado de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção.Assim se deu a origem do nome Fortaleza.

Assim, a partir de 1669 foi criada a primeira vila do Ceará. Em 1799, a então vila de Fortaleza passa a ser a capital da província do Ceará.

O passo inicial para modernizar a capital ocorreu apenas em 1860, quando iniciou a exportação de algodão através do porto de Fortaleza

Mas até o ano de 1923, a Fortaleza cidade ainda era pouco desenvolvida. Porque ficava longe das áreas produtoras da província e os produtos não eram exportados. Até meados do século XIX, Aracati, Icó e Sobral eram os principais centros urbanos do Ceará.

Além disso, a cidade nordestina também sofreu uma grande influência da euforia europeia, principalmente da França. No fim do século XIX para início do século XX ocorreu a chamada “belle époque”, com mudanças que alteraram a cidade e também o modo de viver da população.

História de Fortaleza Prédios
Prédios em Fortaleza/CE – Foto: Pixabay

Curiosidades sobre Fortaleza

Além de importantes fatos, a história de Fortaleza também reúne curiosidades interessantes da famosa terra do sol.

E essas curiosidades são um reflexo da origem de Fortaleza, e das características únicas da cidade e de seu povo.

Veja a seguir algumas curiosidades que reunimos sobre Fortaleza.

Fortaleza é a quinta capital mais populosa do Brasil

De acordo com o IBGE, Fortaleza soma quase 2,7 milhões de habitantes, abrigando um terço da população do estado.

Por causa desta grandeza, a cidade ocupa a quinta posição no ranking entre as mais populosas do Brasil. A grande concentração ocorreu devido à expansão da cidade, que se tornou centro industrial e de turismo.

Ganhou bondes elétricos em 1913

A história de Fortaleza teve mais uma mudança a partir de 1913, quando os bondes elétricos começaram a circular. Eles substituíram os bondes puxados por animais, tornando- se a mais nova opção de transporte da população.

Eles funcionaram normalmente até 1947, quando começaram a ser retirados em 1948. Mas alguns deles ainda circularam por mais alguns anos.

Em 24 horas mais de mil pessoas morreram em Fortaleza

Entre os anos de 1877 e 1879, Fortaleza viveu uma grande seca, devido aos reservatórios de água da cidade terem secado, o que causou graves efeitos para a população.

No dia 10 de dezembro de 1878, mais de mil pessoas morreram por conta de uma epidemia de varíola, que atingiu os sertanejos da região.

Os nomes das ruas foram iniciativa da população

As ruas de Fortaleza foram nomeadas por iniciativa da população. Em 18 de março de 1817 foi aprovada, em sessão realizada na Câmara, uma decisão de se colocar letreiros que indicavam os nomes das vias. E as tabuletas para identificar as ruas tiveram sua construção em 1861, após a aprovação na. A primeira via a ganhar um nome foi a Rua do Rosário.

Estádio Castelão

Torcida no Estádio Castelão em Fortaleza
Estádio Castelão em dia de jogo. Foto: Pixabay

A história de Fortaleza também envolve o futebol, uma grande paixão entre os moradores. E como a capital foi escolhida para receber a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014, motivou-se na construção de um grande estádio para os jogos.

Assim, iniciou-se as obras da Arena Castelão, em homenagem ao ex-governador cearense Plácido Castelo. Com capacidade de até 63.903 telespectadores, o estádio se tornou o quarto maior do país.

Maior parque aquático da América Latina

O parque aquático Beach Park é uma diversão garantida e fica perto de Fortaleza! Na Praia do Porto das Dunas, o famoso local tem 20 mil metros quadrados com resorts, lounges e restaurantes.

E ele é o maior parque aquático da América Latina, localizado bem próximo da capital do Ceará, a apenas 27 km de distância.

Capital da risada

O bom humor do cearense é conhecido em todo o Brasil e por isso Fortaleza é conhecida como a capital da risada. Afinal, lá nasceram grandes humoristas como Chico Anysio, Tom Cavalcante e Renato Aragão.

Inclusive há um teatro totalmente voltado só para ohumor, o Teatro do Humor Cearense, que realiza apresentações semanais.

Pontos turísticos

O turismo é o carro chefe em Fortaleza e não é para menos! Arte, cultura e gastronomia não faltam na cidade, que oferece ainda aos visitantes suas belezas naturais e a hospitalidade de seu povo.

Entre os pontos turísticos que se destacam estão:

  • Ponte dos Ingleses e Espigão de Iracema
  • Catedral Metropolitana de Fortaleza
  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
  • Mercado Central de Fortaleza
  • Estátuas de Iracema
  • Mercado dos Peixes
  • Fortaleza Nossa Senhora da Assunção
  • Praça dos Mártires
  • Museu do Ceará
  • Teatro José de Alencar
  • Feira de Artesanato
  • Espaço Cultural UNIFOR
  • Mercado dos Pinhões
  • Itapariká – Parque Aquático
  • Centro de Turismo do Ceará

Assim, você viu que a história de Fortaleza e sua cultura são marcantes, tanto para os visitantes quanto para os moradores da região. Viajar para a capital é uma boa pedida para quem deseja conhecer mais a rica região do Nordeste.

Avalie