Florianópolis: 10 lugares que você precisa conhecer na ilha

Em tempos de dólar alto, não dá para viajar para o exterior com a mesma frequência que antes. No entanto, existe muito lugar para conhecer no Brasil ainda. Por exemplo, você conhece os principais pontos turísticos de Florianópolis?

A capital catarinense recebe milhares de turistas todos os anos (é o 2º destino mais popular entre os estrangeiros), não só pelas praias e o calor, mas também por diversos pontos turísticos muito interessantes na Ilha.

Está planejando uma viagem para a capital catarinense? Então veja abaixo 10 excelentes pontos turísticos em Florianópolis para conhecer!

1. Santo Antônio de Lisboa

O bairro de Santo Antônio de Lisboa é um dos principais pontos turísticos de Florianópolis graças ao seus estado de conservação. Considerado um bairro histórico, ele ainda guarda muito da arquitetura típica trazida pelos imigrantes açorianos que ajudaram a popular a capital catarinense.

Muitos dos prédio locais, incluindo a igreja, são patrimônios históricos e atrações para os visitantes e turistas.

Nos fins de semana, os próprios moradores de Florianópolis costumam visitar os restaurantes do bairro especialmente por causa dos pratos de frutos do mar que são servidos.

2. Costa da Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é uma região de Florianópolis muito conhecida pelas suas opções de lazer. São atrações de todos os tipos para os moradores e os turistas.

Um dos grandes passeios da região, por exemplo, é o passeio de barco que permite que os visitantes possam contemplar cenas absolutamente maravilhosas. É um ótimo lugar para tirar algumas fotos incríveis para o Instagram, por exemplo.

3. Ilha do Campeche

Quer uma praia daquelas de filme paradisíaco? Com areia branca finíssima e águas cristalinas, um pouco de mata intocada por trás? Então você precisa conhecer a Ilha do Campeche.

Trata-se de um dos principais pontos turísticos de Florianópolis e perfeito para quem quer curtir a cidade fugindo um pouco de regiões mais badaladas da capital.

4. Dunas da Joaquina

A Praia da Joaquina é, no geral, uma das mais populares de Florianópolis e, quiçá, do Brasil inteiro. Isso porque ela é uma queridinha dos surfistas graças às altas ondas e competições oficiais que acontecem por lá.

Isso atraiu muita estrutura para o local, com barracas, hotéis próximos e muito mais para agradar aos turistas e visitantes locais.

No entanto, mesmo que você não goste de surfar, existe muita coisa a se fazer na Joaquina. Um exemplo são as suas dunas. Por lá, é comum usar um sandboard para deslizar pela areia e se divertir muito.

5. Lagoa do Peri

Muitos dos pontos turísticos em Florianópolis são focados em vistas espetaculares e muito contato com a natureza. Um exemplo disso é a Lagoa do Peri.

A região oferece uma lagoa de água bem clara e propícia para o banho ou pesca, assim como passeio de barco, caiaque e outros equipamentos.

Na prática, é um excelente local para um piquenique no domingo ou um descanso de fim de semana, além de visita obrigatória caso você seja um turista.

6. Centro Integrado de Cultura

Saindo um pouco dos passeios turísticos em Florianópolis ligados à natureza, o Centro Integrado de Cultura é uma opção artística e cultural muito interessante. O espaço é um complexo cultural que conta com diversos tipos de atrações artísticas diferentes.

Existem oficinas, artesanato, um cinema, museus, teatro e várias outras atrações. No entanto, a programação local muda com o tempo. Portanto, não há como garantir o que você verá por lá. Por isso, o ideal é pesquisar a programação antes de ir.

7. Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago é um conhecido trajeto de peregrinação europeu que reúne milhões de fiéis todos os anos entre Portugal, Espanha e França.  No entanto, há uma versão brasileira que é realizada em Florianópolis, entre os bairros de Canasvieiras e Ingleses.

São 21 quilômetros do que é conhecido como o caminho brasileiro de Santiago de Compostela, iniciando na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe e terminando no Santuário Sagrado Coração de Jesus. Além do espaço de peregrinação, o trajeto é muito bonito, bem sinalizado e cuidado pela população local.

8. Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Um dos principais pontos históricos de Florianópolis é a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Criada para defender a ilha de uma possível invasão espanhola, a fortaleza teve papel importante na História da região.

Hoje, é um espaço turístico interessante e muito visitado pelos turistas que querem conhecer um lado diferente da História do Brasil.

9. Projeto Tamar

Quem gosta de animais, mar e tartarugas não pode ficar sem visitar o Projeto Tamar em Floripa. Ele está localizado na Barra da Lagoa, no lado leste da ilha. Além de um trabalho incrível de conscientização e preservação da vida animal no Brasil, essa unidade do Projeto Tamar conserva 4 das 5 espécies de tartarugas marinhas que desovam no país. Além disso, há a possibilidade de fazer uma visita guiada muito interessante, especialmente para as crianças.

10. Ponte Hercílio Luz

Apesar de não ser um ponto turístico tradicional, a Ponte Hercílio Luz é um importante cartão postal de Florianópolis, já que liga a parte ilha da cidade com a sua região continental.

hercilio luz florianopolis

Portanto, para muitos, a ponte é um trecho obrigatório na cidade e merece pelo menos uma pausa para uma foto. E aí, gostou de conhecer esses pontos turísticos de Florianópolis? Não deixe de saber sobre outros destinos em Santa Catarina. Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Avalie