Dinheiro ou cartão? Qual a melhor forma de levar dinheiro em viagens?

Está pensando em viajar, mas não sabe se deve levar dinheiro ou cartão? Então confira agora esse conteúdo imperdível do Agora Viagem e saiba as melhores dicas para levar seu dinheiro e não ter prejuízos ou surpresas indesejadas.

Confira também a melhor forma para fazer compras em viagens internacionais e faça suas viagens ao exterior serem inesquecíveis, confira agora mesmo!

Melhor forma de viajar ao exterior com dinheiro ou cartão?

Entenda as diferenças ao fazer viagens ao exterior usando dinheiro em espécie ou no seu cartão de crédito. Veja as vantagens e desvantagens e escolha a forma mais garantida que se encaixa ao seu padrão e destino escolhido.

Dinheiro ou Cartão?
Dinheiro ou Cartão? Foto: Pexels

Cédulas de dinheiro

Para levar seu dinheiro em espécie, é fácil, você precisará apenas ir a uma casa de câmbio e comprar a moeda do país que você irá visitar, por exemplo, se você estiver indo aos Estados Unidos, deverá comprar o dólar, mas se seu destino for a Portugal, compre euros.

É importante que você faça uma pesquisa de preços das cotações, pois poderá variar dependendo da casa de câmbio que você solicitar orçamentos. O site Melhor Câmbio auxilia a fazer a procura por casas de câmbios em sua região, podendo conferir preços e escolher de forma mais simples a melhor opção para você.

Confira o passo a passo para um brasileiro ter permissão de dirigir no exterior.

Ainda que você escolha a opção de levar dinheiro no seu cartão, é importante que você tenha alguma quantia em moeda estrangeira, pois caso haja alguma emergência, ou você precise comprar algo em dinheiro vivo, não tenha problemas.

Vantagens com as moedas em espécie

Veja as vantagens para a opção de levar dinheiro vivo em viagens ao exterior:

  • Conseguir descontos ao fazer o pagamento
  • Garantia que o preço não aumentará ou diminuirá após a compra
  • Sem surpresas na fatura de um cartão
  • Garantia em casos de emergências ou imprevistos
  • Descontos no câmbio das moedas
  • Organização financeira
  • Livre das taxas de Impostos sobre Operações Financeiras – IOF
Pagamento em dinheiro
Pagamento em dinheiro. Foto: Pexels

Desvantagens com as moedas em espécie

Veja as desvantagens que levar dinheiro vivo pode trazer as suas viagens internacionais:

  • Roubo ou perda das cédulas de dinheiro
  • Não recomendado para viagens de longa duração

Cartões

Levar seu dinheiro em cartões de crédito também é uma boa opção, principalmente para viagens mais longas ou para mais países de uma só vez, garantindo maior segurança em casos de roubos ou percas, é uma escolha a ser estudada e pensada, pois para optar entre cartão ou dinheiro em viagens internacionais, você terá que avaliar o estilo e destino da sua viagem.

saiba como se preparar para a sua primeira viagem internacional!

Graças a segurança e praticidade que essa modalidade de pagamentos oferece e as milhas ou pontos para usar em futuras viagens, a opção de levar cartões em viagens era muito cogitada e escolhida á um bom tempo atrás, mas com o aumento da taxa IOF, essa é sem dúvidas a opção que mais pesará em seu bolso, e caso você esteja querendo programar uma viagem mais barata e com maior segurança econômica, o cartão poderá trazer problemas.

Vantagens com os cartões

Há vantagens bem competitivas caso você escolha o catão de crédito, podendo ser uma opção perfeita para o estilo do seu passeio, confira:

  • Segurança em casos de furtos e perdas
  • Juntar pontos ou milhas nos cartões com programas de viagens
  • Acesso a mais dinheiro em casos necessários
  • Compra de diferentes moedas com facilidade
  • Perfeito se for necessário prolongar a viagem
  • Aceito em quase todos os locais
Pagamento no cartão
Pagamento no cartão. Foto: Pexels

Desvantagens com cartões

As desvantagens com os cartões também são bem significativas, por conta do valor dos impostos e das faturas, veja a seguir:

  • Impostos sobre Operações Financeiras com taxa de 6,38% a cada compra
  • Altas faturas do cartão
  • Dificuldade de se organizar financeiramente
  • Menor controle do dinheiro
  • Apesar de aceito em quase todos os lugares, há exceções onde só aceitarão dinheiro em espécie.
  • Sem negociação de descontos
  • Preço pode aumentar devido a casos em que será cobrado o valor do câmbio no dia em que a fatura do cartão for fechada e não no dia em que você realizou a compra.

 Cartão Travel Money

Você sabia que em casas de câmbio, existem cartões pré-pagos de viagens?

Pois então, esses cartões são oferecidos como uma alternativa, para quem não está seguro em levar seu dinheiro em espécie, e você comumente verá o vendedor lhe oferecer essa opção de forma animada, pois é uma alternativa perfeita, certo?

Na verdade, não é bem assim, não se engane! Apesar de evitar o risco que haja variação cambial, ter maior segurança e ser bem mais prático, esses carões não estão isentos do IOF, que cobrará 6,38% de taxa sobre cada recarga realizada.

Ou seja, torna-se parecido com o cartão de crédito, mas não oferece programas de pontos, milhas e cashback, tornando-se uma das opções com menos benefícios e menos vantajosas para se viajar ao exterior.

Qual a melhor opção?

Como já dito, a decisão entre dinheiro ou cartão irá variar de acordo com o estilo de viagem escolhida, mas ainda assim, alguns detalhes são relevantes independente do seu destino, como pensar que o dinheiro é uma forma melhor de administrar o quanto você gastará, mas em casos de perda ou roubo, não terá o que fazer, já o cartão é uma forma mais segura, pois nesses casos, basta solicitar ao seu banco, o bloqueio imediato.

Promoção Relâmpago!! Veja as passagens aéreas baratas da madrugada!

Se você pretende economizar, sem dúvidas escolha levar dinheiro em espécie na sua viagem ao exterior, podendo negociar descontos ao comprar à vista e em dinheiro vivo, o que é mais vantajoso ao estabelecimento.

Mas se a sua viagem é longa e você levará uma quantia maior, escolha o cartão de crédito para ter a segurança que não haverá perda e em caso de furto, você poderá tomar providencias.

Cartão, dinheiro e passagens aéreas
Cartão, dinheiro e passagens aéreas. Foto: Pexels

E aí, qual você vai escolher? Dinheiro ou cartão?

Conte para nosso grupo do Agora Viagem qual opção você acha que seria mais vantajosa para o seu estilo de viajar? Caso não esteja satisfeito com nossos conteúdos, nos avise! Estamos buscando sempre melhorar, vote em nossas estrelinhas e interaja!

Perguntas Frequentes

O que é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)?

É um imposto cobrado sobre todas as operações feitas no ramo de finanças, como os câmbios, cartões de créditos e seguros, muito usados em viagens inclusive.

O que é o Cartão Travel Money? É vantajoso?

É um cartão pré-pago vendido em casas de câmbio para que você não precise levar dinheiro vivo em viagens internacionais. Porém está entre as opções menos vantajosas, por conta da altíssima taxa de IOF e de não oferecer nenhum benefício, como cashback ou programa de milhas e pontos, sendo parecido com os cartões de crédito, é ainda menos vantajoso.

5/5 - (1 voto)