Curtindo Floripa: dicas para aproveitar mais a ilha

Você pretende viajar por Florianópolis e quer algumas dicas para aproveitar Floripa? Então nós temos exatamente o que você precisa.

Atualmente, a capital de Santa Catarina é um dos principais destinos turísticos do país. No entanto, existe muito mais do que apenas pontos turísticos na cidade. Tanto é assim que muitas das pessoas que vêm conhecer a Ilha de Santa Catarina acabam se apaixonando e começam a morar por aqui.

E aí, quer acompanhar algumas dicas para aproveitar Floripa? Então siga a leitura do artigo até o fim!

[Hotéis com Desconto]Booking | Hotel UrbanoHoteis.comAirbnb

[Passagens aéreas em promoção]: MaxMilhas | Skyscanner | Gol | Latam

[Aluguel de Carro]: Unidas | Movida | RentCars

5 dicas para aproveitar Floripa

Ponte Hercilio Luz pôr-do-sol

1. Conheça as diferentes regiões de Florianópolis

A cidade de Florianópolis, como várias outras capitais nacionais, é dividida em várias regiões diferentes. Portanto, é importante conhecê-las para poder planejar bem a sua viagem e organizar direitinho o seu roteiro.

No Norte da Ilha estão as praias que costumam ser as mais badaladas em termos de vida noturna e atividades de lazer. Nesse caso, podemos destacar Jurerê Internacional e a Praia dos Ingleses como opções válidas nesse sentido.

O Sul da Ilha era uma região com mais natureza e menos desenvolvida, mas agora tem maior integração com o restante da cidade e também conta com uma infraestrutura de dar inveja em bairro como Campeches.

Existem algumas praias de Florianópolis que são excelentes para o surf, enquanto outras são melhores para as baladas ou para um passeio em família. Existem passeios de barco, outras ilhas para visitar, trilhas de todos os tipos, restaurantes, enfim… cada lugar tem o seu perfil. Portanto, conheça as muitas regiões diferentes antes de ir.

2. Planeje sua estadia corretamente

Se você vai ficar alguns dias em Florianópolis, vale a pena organizar a sua estadia do jeito certo. Você pode ficar em um hotel, mas o mais recomendado é tentar alugar uma casa para temporada já que o custo geral é menor (até pela possibilidade de cozinhar).

Dependendo de onde você for visitar, vale a pena procurar por lugares de hospedagem próximos. Por exemplo, se o seu objetivo for aproveitar os melhores points de surf, então precisa visitar imobiliárias no Campeche para ver opções de estadia. Já se você quer se divertir em baladas, alguma coisa em Jurerê ou Ingleses é a melhor opção.

Uma das vantagens de se hospedar por temporada é ter mais autonomia para ir e vir o horário que quiser. Isso pode ser essencial dependendo do tipo de viagem que você planeja fazer.

3. Vá até a cidade na melhor época

Existem muitos períodos diferentes para viajar para Florianópolis, dependendo do que você quer e, claro, da sua disponibilidade. A alta temporada na cidade é de dezembro a fevereiro, cenário que se repete em praticamente todas as cidades litorâneas do país. Portanto, se você quer pegar o auge do verão na cidade, esse é o período para isso.

No entanto, o melhor período mesmo é depois da Páscoa até mais ou menos o fim de maio. Isso porque é o período que combina a melhor combinação de resultados. Por exemplo, é antes do inverno, o que permite escapar do frio mais intenso da região Sul. Nesse período, Floripa ainda está ensolarada e com ótima temperatura.

Outro benefício é que é uma época com poucos turistas, já que já passamos pelos principais feriados do começo do ano, como as férias de janeiro, o Carnaval e a Páscoa. Portanto, há muito menos trânsito e as praias ficam quase vazias. O mesmo pode ser dito do período pós-setembro até mais ou menos novembro, mas nessa época ainda há o risco de uma frente fria, além de chover mais intensamente.

4. Viaje de carro por Floripa

Se você viajar para Florianópolis fora do período de alta temporada, a melhor maneira de se locomover pela cidade é alugar um carro. Isso porque a ilha de Santa Catarina tem uma boa extensão e depender do transporte público para ir de uma ponta à outra é complicado e demorado. Portanto, o carro dá mais liberdade para explorar a cidade sem medo ou prejuízo.

No entanto, mesmo assim é preciso ter um pouco de paciência pois o trânsito em Florianópolis é reconhecidamente complicado. De acordo com o índice Waze, é o pior do país.

5. Curta a natureza de Florianópolis

Se você for viajar para Floripa e quer acompanhar o que de melhor a cidade tem, então precisa abraçar de vez a natureza local. Isso significa sim ir até às praias, especialmente aquelas com grandes ondas, mas também explorar outras opções.

Existem muitas ilhas, passeios de barco, trilhas e outros eventos em contato direto com a natureza em Florianópolis. Dentre as capitais nacionais, ela é uma das que têm melhor qualidade de vida justamente por causa dessa integração com a vida natural. E aí, gostou das nossas dicas para aproveitar Floripa? Se sim, então deixe um comentário abaixo revelando o que você quer visitar na cidade!

Avalie