5 cuidados que você deve ter em casa para poder viajar

Vai sair de férias e não quer que percebam que a casa está vazia? Não quer que o medo e a insegurança atrapalhem sua viagem? 

Acredite, é enorme o número de pessoas que deixam de viajar por conta de segurança, ou melhor, insegurança em deixar a casa sem ninguém. 

O fato é que viagem deve ser sinônimo de diversão e descanso, por isso, resolvemos mostrar aqui alguns cuidados que, se não vão garantir 100% de eficácia, ao menos, vão diminuir muito o risco de ter surpresas ao voltar para casa. 

Trancar bem portas e janelas, fechar o registro do gás, confira abaixo esses e outros cuidados que deve ter para garantir uma viagem mais tranquila!

1. Comunique aos mais próximos

Antes de viajar, avise familiares, amigos e vizinhos mais próximos (caso tenha), de que estará fora por alguns dias. Vale deixar uma cópia da chave com algum familiar ou amigo, para que de tempos em tempos passe para dar uma olhada, regar as plantas, pegar correspondência. 

Aliás, aproveite para suspender a entrega de revistas ou jornais, para que não se acumulem na sua caixa de correio, deixando claro que está fora de casa. 

2. Tranque portas e janelas

Pode parecer algo muito básico, mas acredite, muita gente, por isso mesmo, acaba esquecendo de trancar todas as janelas e portas, até as internas devem ser trancadas, justamente, para o caso de um eventual arrombamento, elas se transformarem em mais um obstáculo. 

E não deixe de esconder itens de valor, como joias e valores elevados em dinheiro que, aliás, o ideal é que não sejam deixados em casa, devendo ficar em cofres e bancos. 

Caso não seja possível, a dica é, ao menos, procurar esconder esses itens da melhor forma possível. 

Cuidados com a casa antes de sair de viagem
Deixar tudo bem trancado é essencial para segurança. Foto: Pixabay

3. Desligue campainha e interfone

É preciso desligar tanto a campainha quanto o interfone, justamente, para o caso de alguém acionar um ou outro não vir a perceber que ninguém atende e, claro, constatar que a casa está vazia, e aproveitar dessa fragilidade. 

E o mesmo vale para o telefone fixo, que também deve ser deixado no silencioso para ninguém perceber sua ausência, no caso dele tocar dia e noite sem parar. 

No mais, hoje é possível encaminhar as chamadas para seu aparelho de celular.

Leia também: Dicas de como manter uma boa alimentação em viagens

4. Feche a água e o gás de cozinha

Nunca deixe o registro do gás de cozinha e da água, para evitar riscos de  vazamentos durante sua ausência. Principalmente, no caso do gás de cozinha, um simples escape pela mangueira de gás, por exemplo, pode representar sérios perigos de explosão. E se sua casa possui aquecedor de água a gás, não esqueça de desligá-lo e fechar o gás também. 

Já, no caso da água, um rompimento na tubulação pode até vir a causar alagamentos, por isso, é importante também se certificar de que as torneiras estão bem fechadas. E não esqueça de tampar ralos para evitar que insetos (como baratas ou aranhas) invadam sua casa.

5. Desplugue os eletrônicos das tomadas

E todo o cuidado é pouco com a parte elétrica, ela precisa de atenção redobrada.

Não esqueça de desplugar as tomadas dos eletroeletrônicos, para evitar superaquecimento, curto-circuito ou descarga elétrica. A dica é deixar só o disjuntor da cozinha ligado, por causa da geladeira e freezer. 

No entanto, caso a viagem seja muito longa, por várias semanas, talvez deva considerar tirar todos os alimentos e desligar tudo. 

Além de mais seguro, ainda estará economizando energia. Claro, só não deixe de fazer uma limpeza completa na geladeira, deixando as portas abertas durante esse período, para encontrar tudo em ordem quando retornar à sua casa, sem falar que estará economizando energia. 

E é isso, e não esqueça de fazer uma boa faxina antes de viajar, e se certificar de que colocou todo o lixo fora, não só vai garantir a casa limpinha e livre da visita de insetos,  como também, isso vai ajudar a ir organizando os cuidados com a segurança.

Enfim, agora é aproveitar essas dicas de cuidados que deve ter quando for viajar e curtir suas férias com mais tranquilidade e livre de estresse. Esquecemos alguma coisa? Deixe nos comentários para ajudar os demais leitores do Agora Viagem!

Avalie