4 cuidados para ter com seu carro antes de viajar

Não são todos os motoristas que tomam cuidados com o carro antes de viajar. Infelizmente, isso pode ser percebido pelo alto número de acidentes nas estradas brasileiras em períodos de férias.

Só no Ano Novo de 2020, por exemplo, foram mais de 800 acidentes e 70 mortes nas estradas brasileiras.

Grande parte desses acidentes foram causados pelo excesso de bebida e a direção (mesmo com todas as campanhas de conscientização e a pesada punição contra esse hábito na lei), mas muitos outros poderiam ser evitados com alguns cuidados com o carro antes de viajar.

Quer saber quais as melhores ações a fazer? Então siga a leitura do artigo até o fim!

cuidados carro viajar

1. Trocar o óleo e o filtro do motor é um dos cuidados com o carro antes de viajar

Um dos cuidados mais importantes e simples de fazer é, normalmente, um dos mais negligenciados também. Provavelmente por ser tão simples, muitas pessoas não tomam cuidado com o óleo do carro.

O óleo tem uma função essencial que é de garantir a lubrificação das peças do motor. Como você provavelmente sabe, o motor funciona com uma série de pistões em movimento. Para que o movimento funcione, é preciso que existam vários encaixes diferentes.

No entanto, eventualmente esses encaixes geram desgaste e as peças vão sofrendo danos. Por isso, é importante ter o óleo ali para não permitir que esse desgaste aconteça.

Dito isso, entretanto, o óleo tem um período de validade específico. Em caso de óleos sintéticos, a durabilidade é maior, mas não chega a ser períodos muito longos.

Portanto, é essencial que você troque o óleo do carro antes de viajar provavelmente porque já está na hora mesmo e para garantir que o motor não sofrerá danos durante a viagem.

Além disso, aproveite e troque o filtro do motor também, especialmente se você for viajar para o litoral, pois a maresia pode causar um dano sério no motor.

Por sorte, basta ir até uma auto peças para realizar as duas trocas sem pagar muito por isso.

2. Verificar o estado dos pneus, seu alinhamento, balanceamento e calibragem

As pessoas normalmente só lembram dos pneus quando eles furam e precisam ser trocados. No entanto, os pneus são parte essencial de um carro. Provavelmente estão entre as peças mais importantes dele.

Se você quer garantir uma experiência de direção agradável e minimizar o risco de ir de férias, é importante cuidar bem dos pneus do seu carro.

O que você terá de fazer é verificar se eles estão bem calibrados (pneus murchos forçam o motor a trabalhar mais, o que gera uma série de outros problemas), se bem alinhados e balanceados também.

Isso é necessário pois o alinhamento e o balanceamento ajudam na dirigibilidade do carro. Um automóvel desbalanceado e desalinhado, descendo a serra em um dia de chuva é uma ocasião perfeita para um acidente.

Ah, não se esqueça de ter um estepe no seu carro, claro.

3. Analisar as baterias, palhetas e suspensão do carro para garantir qualidade

Existem certos cuidados com o carro antes de viajar que não custam nada, mas são essenciais para garantir a sua segurança na estrada.

Um deles é verificar se certos sistemas essenciais para sua segurança estão em dia e funcionando adequadamente.

A primeira peça a ser analisada é a bateria. Ela pode se transformar em um problema se perder a carga em uma cidade longínqua, onde você não conhece ninguém.

As palhetas do vidro também devem ser verificadas pois uma chuva pode reduzir a sua visibilidade, o que leva a um acidente.

Além disso, fique de ouvido aberto para a suspensão do carro. Se começar a ouvir batidas constantes ou trepidações, não saia para viajar. Primeiro, vá até um auto peças para trocar a suspensão, pois ela pode colocar a sua vida e da sua família em risco.

4. Analisar se os itens de primeiros socorros e sinalização estão em ordem

Existem alguns itens que a maior parte dos motoristas acha desnecessário. Os itens de primeiros socorros e sinalização, por exemplo, são alguns deles. No entanto, essa opinião só se mantém até que a pessoa precise dos objetos.

Por isso, é importante que você faça uma revisão completa dos seus itens de primeiros socorros, de sinalização e do seu extintor.

O que você deve verificar é se está tudo em ordem, de fácil acesso, limpo e organizado e com a validade em dia.

Assim, você sabe que terá ferramentas úteis para poder resolver algumas situações antes que elas se compliquem e se tornem mais graves do que precisavam ser.

Um exemplo é você furar o pneu na estrada e esperar vir um substituto. Com o sinalizador, você diminui a chance de um acidente por estar parado no acostamento.

E aí, aprendeu quais são os principais cuidados com o carro na hora de viajar? Então siga essa rotina para poder sair de férias com tranquilidade e sem medo. Não esqueça de compartilhar este conteúdo nas redes sociais e marcar seus amigos!

Avalie