Como montar uma agência de turismo online

Abrir e ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. A liberdade de ser o próprio patrão, flexibilidade de horários e, claro, a questão financeira são atrativos para todos.

Sendo assim, muitos se perguntam como montar uma agência de turismo online, já que esse ramo tem crescido cada vez mais e tem se tornado uma boa fonte de renda para muitas pessoas.

Sabendo disso, separamos para você algumas dicas de como começar esse tipo de negócio e alavancar sua empresa no setor. Confira!

Vantagens de montar uma agência de turismo online

Antes de entender quais são os principais passos para criar a sua empresa, vale entender o porquê de esse tipo de negócio ser tão vantajoso.

A grande questão é que atualmente quase todos os modelos de negócio tradicionais, que contavam com lojas físicas, hoje possuem sua versão online.

De fato, com a crescente onda da internet, a democratização do empreendedorismo cresce também, tornando a abertura de uma empresa algo bem mais acessível.

Agência Viagem Online

Economia de tempo e investimento

Para abrir um negócio físico é necessário investir muitas horas por dia e ter um bom capital acumulado. Isso porque a burocracia envolvida no processo torna tudo muito caro e demorado.

Encontrar um espaço exige custo com aluguel e manutenção. Além disso, caso você deseje tomar conta de todo atendimento, deverá estar no estabelecimento em horário comercial.

Com uma agência de turismo online nada disso é necessário. Com apenas algumas horas do seu dia você consegue acompanhar seu site e suas vendas, bem como responder os clientes.

Além disso, o investimento com a criação de conteúdo e hospedagem é muito menor quando comparada aos custos de uma sede física.

Divulgação mais forte

Contar com a internet para a divulgação é muito importante. Se você possui uma loja física, criar um marketing forte o suficiente para fazer seu cliente ir até sua unidade e conhecer sua marca é uma tarefa bem difícil.

Porém, caso você esteja hospedado online, o consumidor encontrará tudo que precisa com apenas um clique.

Além disso, as redes sociais são plataformas gratuitas e ajudam muito a impulsionar a marca. Se usadas da maneira correta e com a frequência necessária, elas podem ser grandes aliadas.

Disponibilidade de atendimento 24 horas

Esse talvez seja o maior diferencial das agências de turismo online. Ao contrário das lojas físicas, onde o consumidor precisa comparecer em horário comercial, as agências online fazem suas vendas em todos os horários do dia.

Já pensou acordar pela manhã e perceber que vendeu 3 pacotes de viagem durante a madrugada? Com uma marca bem divulgada e um software desenvolvido, essa pode se tornar a sua realidade.

Qual modelo escolher para montar a agência de turismo online

Quando se trata de agência de viagens, existem diferentes modelos de negócio a serem abordados. Desde franquias, plataformas terceirizadas ou plataformas próprias.

Sendo assim, vale entender um pouquinho sobre cada um desses nichos para entender qual se adequa melhor aos seus planos.

Franquias de agência de turismo online

As franquias atraem muitas pessoas por serem uma opção mais rápida e barata para quem quer saber como montar uma agência de turismo online.

A grande vantagem delas é que você conta com todo suporte fornecido pelo franqueador, que vai desde um site estruturado, fornecedores e até treinamentos de venda.

Plataformas terceirizadas de agência de turismo online

Este modelo é bem parecido com o anterior, porém não se trata de uma franquia e sim de um modelo SAAS (Software as a Service). Ou seja, você opta por alugar o sistema da empresa, que oferece a plataforma para a venda online e também os serviços a serem prestados pela sua agência.

Plataformas próprias de agência de turismo online

As plataformas próprias, como o nome já diz, são quando o empreendedor cria sua própria marca e site para fazer a comercialização.

A grande vantagem desse modelo é não depender de nenhum sistema pré-criado e não ter que pagar nenhuma porcentagem dos seus lucros.

Porém, vale ressaltar que trabalhando dessa forma, o seu custo com marketing será bem maior e você demorará certo tempo para se consolidar no mercado.

Uma grande dica, caso você opte por essa possibilidade, é contar com a ajuda do WordPress. Um sistema para criação de sites que possui funções bem democráticas e que criam uma plataforma bem organizada.

Como montar uma agência de turismo online: Escolha o seu nicho

Por mais que você pense em vender pacotes de maneira geral, é sempre válido estabelecer um público alvo e entender o que mais se encaixa com ele. Ao escolher um nicho inicial para a sua empresa, você cria um caminho a ser seguido, o que facilita o crescimento e escolha dos próximos passos. Os segmentos mais comuns no mercado são:

  • Turismo de negócios;
  • Turismo de aventura;
  • Ecoturismo;
  • Turismo cultural e religioso;
  • Turismo de estudos e intercâmbio;
  • Turismo litorâneo.

Conhecendo um pouco dessas áreas, você consegue criar pacotes mais especializados e atrativos para os clientes. Sendo assim, vale dar aquela pesquisada e definir o que se encaixa mais com seus objetivos.

Como montar uma agência de turismo online: Primeiros passos práticos

Agora, se você está procurando entender como montar uma agência de turismo online e a burocracia envolvida, vamos aos passos necessários.

É claro que cada negócio possui a sua particularidade, porém, existem alguns passos práticos que devem ser seguidos para que não existam complicações com a legislação no futuro. São eles:

  1. Fazer o registro do seu CNPJ
  2. Fazer a solicitação da sua Inscrição Estadual
  3. Fazer a solicitação de um Alvará de Licença
  4. Criar um registro na Secretaria Municipal de Fazenda
  5. Fazer a matrícula INSS
  6. Registrar-se na Cadastur

Esses são os passos básicos e, na maioria das vezes, podem ser concluídos em pouco tempo, apresentando a documentação necessária. Porém, já que você está buscando entender como montar uma agência de turismo online, também vale dar uma olhada nas seguintes leis:

  • Lei nº. 11.771/2008
  • Lei n°. 12.974/2014
  • Lei nº. 8.623/93

Elas dispõem tanto sobre as agências quanto sobre a profissão de guia de turismo e são fundamentais para entender mais sobre seu modelo de negócio.

De fato, as possibilidades são muitas, bem como os nichos a serem trabalhados. Com o crescente interesse (principalmente do público jovem) em viajar nacional e internacionalmente, o ramo tende a crescer cada vez mais.

Sendo assim, agora que você já sabe como montar uma agência de turismo online e quais são os principais passos a serem seguidos, vale considerar as opções.

Com toda a certeza esse ramo vai te ajudar a atingir a autonomia financeira e o sonho do negócio próprio!

Avalie