Como funciona um intercâmbio?

5/5 - (1 voto)

Se você quer saber como funciona um intercâmbio, o nosso conteúdo com certeza pode te ajudar. Para isso, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre os tipos de intercâmbio, bem como os custos para se estudar inglês no exterior.

Dessa forma, vai ser muito mais simples escolher o tipo de intercâmbio mais indicado para as suas necessidades.

Quer saber tudo o que precisa sobre como funciona um intercâmbio? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!

Os tipos de intercâmbio

Como funciona um intercâmbio
Como funciona um intercâmbio. Foto: Freepik

A primeira coisa que você precisa saber sobre como funciona um intercâmbio é que existem vários tipos de intercâmbios para escolher. Então, vamos explicar cada um deles para você entender melhor sobre cada tipo e qual a melhor opção de acordo com o que você quer vivenciar no exterior.

Programas acadêmicos

Os programas acadêmicos são um tipo de intercâmbio para quem quer estudar inglês e, ao mesmo tempo, estudar no exterior. Os principais tipos de programas acadêmicos são:

  • Ensino médio: onde o aluno do ensino médio ingressa em uma escola no exterior para aprender inglês de forma imersiva e fica hospedado em uma casa de família ou em um campus escolar;
  • Graduação: envolve fazer o curso de graduação em instituições de ensino superior fora do Brasil, seja ele completo ou apenas por um período de tempo;
  • Pós-graduação: intercâmbio para quem quer fazer especializações fora do país, porém, exigem um nível de inglês já avançado para conseguir uma vaga;
  • Curso técnico: alguns países como o Canadá e a Nova Zelândia oferecem cursos técnicos em conjunto com o intercâmbio, de forma a conseguir mão de obra especializada para trabalhar no país. Porém, em vários casos a fluência no inglês é necessária.

Programas culturais

Os programas culturais são aqueles que envolvem o aprendizado de idiomas em outro país. São o tipo mais comum de intercâmbio, uma vez que geralmente não exigem conhecimento prévio no idioma escolhido para estudo.

Os programas culturais de intercâmbio mais comuns são:

  • Idiomas: consiste em fazer cursos de idiomas de forma totalmente imersiva no exterior. O tipo mais conhecido e mais procurado de intercâmbio para quem quer aprender um novo idioma;
  • Idiomas por idade: são intercâmbios específicos para idades diferentes. Atualmente, alguns dos mais comuns são: kids, para crianças a partir de 7 anos, teens, para adolescentes com mais de 11 anos, 30+ e 50+ para adultos;
  • Idiomas para profissionais: são intercâmbios com foco no mundo profissional, de forma a aumentar seu nível de inglês na sua área de atuação profissional;
  • Preparatório para testes: são os intercâmbios que possuem foco no preparo do aluno para os vários testes de certificação internacional, como o IELTS, o TOEFL ou Cambridge e muitos outros.

Programas de trabalho

Os programas de trabalho, como o próprio nome diz, são aqueles que envolvem trabalhar no exterior durante o aprendizado de um novo idioma. Os programas mais conhecidos são:

  • Work and travel: um intercâmbio onde você pode trabalhar no exterior por um curto período de tempo e aprender um novo idioma na prática;
  • Au pair: um programa de intercâmbio com duração entre 6 meses e um ano, onde a pessoa se hospeda em uma casa de família e atua como babá ou cuidadora para cobrir os custos da viagem e aprender inglês de forma imersiva;
  • Work and study: é um programa de intercâmbio de média duração, que permite que o intercambista trabalhe no país durante o período do intercâmbio. Porém, nem todos os países aceitam esse tipo de intercâmbio.

Os custos de um intercâmbio

Os custos de um intercâmbio variam bastante dependendo do tipo de intercâmbio que você vai fazer, a duração do intercâmbio e também o país de destino. Além disso, o tipo de acomodação escolhida durante o seu intercâmbio também afeta o custo final.

Então, o ideal é fazer vários orçamentos em empresas confiáveis para ficar por dentro de todas as suas opções e os custos em cada uma delas.

Agora você já sabe como funciona um intercâmbio, então que tal começar a se preparar agora mesmo para fazer um intercâmbio no exterior e se tornar fluente em um segundo idioma?

Não esqueça de acompanhar o Agora Viagem, para não ficar por fora de nenhuma novidade.

Perguntas Frequentes

Quanto custa um intercâmbio?

Os custos de um intercâmbio variam de acordo com o tipo de programa, duração, destino e acomodação escolhida. É importante fazer orçamentos em empresas confiáveis para obter informações precisas sobre os custos.

Preciso ter conhecimento prévio do idioma para fazer um intercâmbio?

Isso depende do tipo de programa. Alguns programas acadêmicos exigem um nível mínimo de proficiência no idioma, enquanto programas culturais geralmente não exigem conhecimento prévio do idioma escolhido.

Quais são os tipos de intercâmbio mais comuns?

Os tipos mais comuns de intercâmbio incluem programas acadêmicos (ensino médio, graduação, pós-graduação, curso técnico), programas culturais (cursos de idiomas, programas específicos por faixa etária, preparatório para testes) e programas de trabalho (work and travel, au pair, work and study).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *