Como fazer agendamento no consulado italiano?

Realizar o agendamento do passaporte italiano é o um dos passos para emitir o documento para realizar a retirada do passaporte italiano.

No post de hoje veremos como realizar o agendamento no consulado italiano e o que é necessário para a retirada do passaporte.

Agendamento no consulado italiano

Com a grande demanda do agendamento do passaporte italiano nos consulados, ele passou a ser feito de forma remota, on-line. Porém, o site do consulado italiano acaba recebendo uma grande demanda, o que pode dificultar o processo de agendamento.

Cada consulado tem um site e uma demanda própria para os processos de emissão do passaporte. Os consulados que possuem uma maior demanda desses processos – e são os mais problemáticos para realizar o agendamento – são os Consulados Italianos de São Paulo e Curitiba.

Desde 2019, o consulado de São Paulo e Belo Horizonte mudaram seu processo de agendamento, fazendo via chamada em vídeo pelo WhatsApp. O consulado italiano de Porto Alegre também adotou um outro métido, utilizando o email para realizar o agendamento.

Agendamento via WhatsApp

Antes de mais nada é preciso adicionar o número de WhatsApp do consulado em questão – é preciso saber quais consulados italianos realizam o agendamento via WhatsApp.

De acordo com o site do Consulado Italiano, o horário de atendimento é das 8h às 14h, de segunda a sexta. É preciso ter paciência, já que as demandas de chamadas são bem alta, por isso esse processo pode levar algum tempo.

Quando for atendido, o cidadão irá realizar uma entrevista através de uma vídeo chamada com o atendente. Para isso, é preciso estar com a carteira de identidade e o passaporte italiano vencido. O atendente então irá verificar os documentos e solicitar a confirmação dos dados do A.I.R.E, para só então marcar a data para uma visita ao consulado mais perto.

O atendente do consulado irá marcar uma visita para a solicitação do passaporte italiano. Os horários podem variar entre 9h às 12h, todos os dias – a não ser terça, que funciona das 13h às 15h.

No dia marcado será necessário levar todos os documentos e formulários requeridos para a solicitação do passaporte italiano.

Requisitos para o agendamento no consulado italiano

Como fazer agendamento no consulado italiano
A Italia é um país amado por turistas. Foto: Pixabay

Para fazer o agendamento do passaporte italiano, é preciso estar com o registro civil atualizado no consulado.

Assim que o cadastro estiver atualizado e registrado, é possível seguir com o processo de agendamento do passaporte. O próximo passo será a tentativa de agendamento que seja conveniente para o cidadão e o consulado.

Veja também: Como pedir a cidadania portuguesa?

Como agendar o passaporte

Além da forma via WhatsApp, como visto acima, é possível agendar o passaporte através do site Prenota Online – é preciso monitorar as liberações de datas que estarão disponíveis no sistema do consulado, já que não há horário fixo. O agendamento online possui uma grande concorrência pela liberação das datas.

No dia que for agendado, é necessário levar os documentos que foram requeridos de forma padronizada, é preciso também ter todos os dados do cadastro atualizados. É preciso consultar o consulado mais perto de você para saber quais documentos são solicitados para a retirada do passaporte italiano.

Alguns dos consulados italianos emitem o documento no mesmo dia em que a entrevista é feita, outros já acabam exigindo que o cidadão volte em um outro dia ao consulado italiano para a retirada ou até mesmo aguardar a chegada do passaporte via Correio. Esse processo irá depender do consulado italiano escolhido por você.

Agora que já sabemos como realizar o agendamento no consulado italiano para a retirada do passaporte, é preciso apenas decidir se você irá realizar todo o processo sozinho ou se irá contratar uma empresa especializada para realizar.

Ter um profissional de confiança e especializado para auxiliar durante todo o procedimento é essencial para quem deseja fazer o processo do passaporte de maneira prática e eficiente.

Procurar uma empresa que facilite todo o processo para entrada na cidadania italiana é essencial. Ela ficará responsável por toda a burocracia enfrentada e por todos os documentos que serão necessários para realizar a retirada do passaporte europeu.

A Rotunno Immigration Solutions & Business é uma empresa especializada em processos imigratórios. Se você deseja ter dupla cidadania ou múltipla nacionalidade, pode entrar em contato com a equipe para encontrar o melhor caminho.

Avalie