Como cancelar passagem GOL em 2022? Aprenda o passo a passo e regras

Avalie

Você fez uma compra online, mas por algum motivo precisa realizar o cancelamento? Saiba como cancelar passagem GOL e quais os critérios para realização deste serviço!

A GOL é uma companhia aérea brasileira, a qual foi fundada em 2001. Os clientes podem realizar a compra de passagem aérea pelo site da empresa/agência de viagem online, central de atendimento, ou presencialmente nos pontos de atendimento em aeroportos e agência de viagens.

De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), os clientes podem efetuar o cancelamento da compra de forma gratuita dentro do prazo de 24 horas após a compra, desde que tenha realizado a compra com no mínimo 7 dias de antecedência da data do voo.

No entanto, os clientes também podem efetuar o cancelamento 24 horas antes do voo e pagar o valor da taxa de cancelamento (descontado sobre o valor da passagem). A seguir, explicaremos melhor como funcionam as regras de cancelamento e o passo a passo completo de como cancelar passagem GOL.

Regras para cancelar passagem GOL

Fila no aeroporto para Cancelar passagem Gol
É possível cancelar passagens no guichê do aeroporto ou no auto-atendimento online. Foto: Pixabay

Para cancelar passagem GOL é preciso saber como funcionam as regras da companhia aérea, pois em alguns casos é possível obter a gratuidade do serviço, mas para outros é necessário efetuar o pagamento da taxa que é descontado no valor da passagem já comprada. No entanto, cada empresa tem sua regulamentação.

Além disso, o cliente pode optar por receber o voucher (para usar em até 12 meses na compra de outra passagem) ou a devolução em dinheiro (de acordo com a forma de pagamento realizado).

Lembrando que, o cancelamento pode ser solicitado em pelo menos 24 horas antes do voo.

Desistência

Em casos de desistência, o cliente pode efetuar o cancelamento de sua passagem em até 7 dias após a compra. No entanto, caso solicite o cancelamento dentro do prazo de 24 horas após o pagamento, o cancelamento é gratuito. Após esse período, há cobrança de taxa.

Ao cancelar passagem GOL, você pode solicitar o reembolso através de voucher para usar em compras futuras durante o prazo de 12 meses, ou solicitar a devolução do valor (de acordo com a forma de pagamento realizada).

Casos urgentes

Em casos urgentes que impossibilite o passageiro de viajar (falecimento de ente querido ou familiar, acidente, doença, etc.), o cancelamento deve ser realizado antes do voo. A companhia aérea pode cobrar uma taxa de 5% a 10% descontada sobre o valor da passagem.

Taxas de cancelamento da passagem aérea

As políticas de cancelamento de passagem aéreas estão previstas no Código do Consumidor. O cliente tem o direito de realizar o cancelamento, no entanto, se não houver justificativas plausíveis e ultrapassar o prazo estipulado pode haver cobranças de taxa ou reembolso não realizado.

Por exemplo, o cliente pode efetuar o cancelamento no prazo máximo de 24 horas antes do voo, no entanto, se não houver justificativa comprovada mediante documentação (atestados médicos, óbito, etc.), não haverá reembolso.

Caso tenha comprado passagem de ida e volta, o valor da taxa será cobrado duas vezes, pois são duas passagens; o mesmo acontece se tiver realizado a compra de passagens para dois ou mais passageiros.

Como cancelar passagem GOL?

Mala e passaporte para fazer Cancelamento Passagem Aerea
Infelizmente arrumar as malas e o passaporte não serão necessários caso você cancele a passagem aerea. Foto: Pixabay

Para cancelar passagem GOL você pode realizar sua solicitação pelo site ou central de atendimento ao cliente.

No entanto, se a sua compra foi realizada através de agências de viagem online (123 Milhas, Kayke ou Decolar.com), será preciso efetuar o cancelamento pelo próprio site da agência. Você pode entrar em contato através do número 0800 Decolar ou central de atendimento de outras empresas se for o caso, a fim de esclarecer suas dúvidas sobre como realizar o cancelamento.

Cancelar passagem Gol pelo site

  • Acesse o site da companhia aérea;
  • Efetue o login informando os dados solicitados;
  • Localize a opção “Minhas viagens”;
  • Selecione a viagem desejada;
  • Clique em “Opções de Cancelamento”:
  • Informe o motivo e siga as instruções que aparecem na tela para concluir o serviço.

Você receberá um e-mail de confirmação informando sobre a sua solicitação, além de informações sobre o reembolso (voucher ou valor). No caso de selecionar o voucher, você terá o prazo de 12 meses para usá-lo em outra compra. O prazo para reembolso do valor (cartão ou dinheiro) é de até 7 dias contando da data do pedido.

Cancelar passagem GOL telefone

Para cancelar passagem GOL pelo WhatsApp ou central de atendimento, basta ligar para o número de telefone 0300 115 2121. É preciso ter em mãos os dados pessoais do titular da compra e dos passageiros, além de informar o código da reserva (utilizado para fazer check-in) que é enviado por e-mail após a compra da passagem e também pode ser encontrado no site ao efetuar login e acessar “minhas viagens”.

Não se esqueça de avaliar o nosso artigo e deixar o seu comentário abaixo!