Santa Felicidade: conheça um dos bairros mais charmosos de Curitiba

Você já ouviu falar do bairro Santa Felicidade, em Curitiba? Não?! Então continue a leitura e conheça um pouco desse bairro com a gente.

Santa Felicidade é um bairro típico italiano. Formado em 1878, a antiga colônia conta com a arquitetura típica da colonização italiana.

O bairro fica em uma região onde havia uma colônia de imigrantes italianos. Grande parte deles vinha das regiões de Veneto e Trento, que ficam ao norte da Itália.

Santa Felicidade Curitiba

Um fato interessante é que o bairro tem o nome de Santa Felicidade em homenagem a Dona Felicidade Borges, que fora a mulher que doou parte das terras aos imigrantes italianos.

Este post teve a colaboração da empresa Giracano, empresa que atua há muitos anos na região do bairro Santa Felicidade e outros bairros de Curitiba. Aproveite a leitura e conheça mais sobre este charmoso bairro.

Construções históricas de Santa Felicidade

A Igreja São José do bairro Santa Felicidade foi construída em 1891, devido a grande religiosidade do povo que ali vivia. Já em 1899, a primeira escola foi construída na antiga colônia.

Santa Felicidade teve um rápido crescimento, tanto que na virada do século 19 para o século 20, já haviam ali cerca de 200 famílias. A Casa Culpi, a Casa dos Arcos, a Casa dos Gerânios e a Casa das Pinturas são construções históricas daquela época.

A força da gastronomia em Santa Felicidade

A gastronomia sempre foi um ponto forte no bairro. Isso, porque Santa Felicidade era um caminho de passagem de tropeiros nos séculos 18 e 19. Ali, as tropas paravam para que pudessem descansar e se alimentar.

Hoje em dia o bairro conta com vinícolas, cantinas de vinho, restaurantes, lojas de artesanato e móveis rústicos.

No bairro há uma série de restaurantes com diversas opções de iguarias para se escolher. Entre as opções estão:

Madalosso

Esse restaurante tem o título de “Maior das Américas”, dado pelo Guinness Book. Isso porque sua capacidade de atendimento simultâneo é de 4.645 pessoas.

O restaurante é dividido por salões. Cada um leva o nome de uma importante cidade italiana.

Velho Madalosso

O Velho Madalosso é para aqueles que não abrem mão da ótima culinária, mas preferem um lugar mais sossegado. Lá, além de um cardápio cheio de delicias da nonna, ainda acontecem apresentações de músicas ao vivo em todos os domingos.

Famiglia Fadanelli

Esse restaurante é muito famoso por seu ambiente com um ar mais romântico e a deliciosa perna de cabrito. É claro, também há no cardápio uma série de iguarias, como bruschettas, massas e risotos.

Além dos restaurantes, a cidade também conta com famosas e deliciosas pizzarias. Algumas delas são: Abaré, Carolla, Pizzarella e Tortelli.

Também não podemos nos esquecer de outra iguaria italiana: o gelato. Em Santa Felicidade é possível degustar um delicioso gelato na sorveteria Vêneto. Além disso, lá ainda conta com a opção buffet, para que você mate a sua vontade.

Agora, se você é amante de vinhos, você precisa conhecer:

Vinícola Durigan

A vinícola é aberta ao publico. Lá, ainda é possível degustar todos os vinhos produzidos pela casa ali na região. Uma delicia!

Bairros Charmosos Curitiba

Ficou curioso e com água na boca? Visite esse lugar maravilhoso! Você não irá se arrepender. Este post teve a colaboração da empresa Giracano, empresa que atua há muitos anos na região do bairro Santa Felicidade e outros bairros de Curitiba.

Avalie