5 passos para planejar uma viagem inesquecível

Uma viagem é a realização de um sonho, a comemoração de alguma conquista, uma aventura. E para que seja possível realizar um passeio tranquilo é preciso se planejar.

Por isso hoje vamos compartilhar algumas dicas importantes na hora de escolher o destino, organizar as finanças, escolher a melhor época e partir para o destino!

Além disso, é preciso tomar cuidado com a saúde e a segurança da casa durante o período em que a viagem estará em andamento. Assim, mesmo que algum imprevisto aconteça, os danos não serão tão grandes.

Imagine o risco de esquecer o botijão de gás com o registro aberto? Ou então, viajar na época do ano errada para o destino dos sonhos. Para evitar isso, conheça os 5 passos para planejar uma viagem tranquila.

planejar viagem inesquecivel

Afinal… por onde começar?

Quando alguém não tem experiências com viagens e decide sair do país pela primeira vez, ou explorar uma nova região do Brasil, muitas dúvidas começam a surgir:

  • Começar pelo roteiro?
  • Pesquisar preços de pacotes ou fazer tudo por conta própria?
  • Onde comprar um seguro de viagem?
  • A casa vai ficar abandonada?

Passo 1: Escolha o lugar e a data da sua viagem

O primeiro passo para planejar uma viagem incrível é decidir o destino e a data da viagem! Afinal, é importante entender se a viagem vai ser no frio, no calor, e quantos dias serão dedicados a ela.

De nada adianta cruzar o mundo e ficar dentro de um quarto de hotel porque você viajou na temporada de chuvas. Outro ponto importante é que cada lugar tem um tempo para ser explorado. Por isso, não adianta viajar para os EUA com a intenção de conhecer todos os estados em 10 dias de viagem.

Para fazer a escolha do melhor destino considerando a data e tempo de viagem, você pode fazer pesquisas na internet, ou entrar em contato com uma agência de viagens que você conheça.

Passo 2: Comprar as passagens

O processo de compra de passagens pode sair caro ou barato, tudo vai depender de alguns fatores:

  • Com quanto tempo de antecedência a compra foi feita?
  • A data da viagem é alta temporada ou baixa temporada?
  • O destino é longe ou perto?

Assim, é possível afirmar que quanto antes o planejamento começar, mais tempo a pessoa tem para encontrar melhores opções de passagens aéreas.

Importante: fique atento à franquia de bagagem da passagem escolhida para não precisar desembolsar valores extras.

Passo 3: Reservar a hospedagem e passeios

Já com o destino, data e passagens compradas, é hora de reservar a acomodação e fechar pacotes turísticos.

Para reservar a hospedagem, é importante considerar as avaliações de hóspedes recentes, localização conforme as atividades que você quer realizar no local, e também os serviços inclusos como café da manhã e acesso à internet.

Já para os passeios, se a intenção for chegar no destino com toda a programação já organizada, o ideal é contratar pacotes por agências de viagens. Você também pode optar por fechar estes pacotes ao chegar no destino.

Passo 4: Contratar um bom seguro viagem

O seguro viagem não precisa ser contratado com tanta antecedência como acontece na reserva de passagens. Porém, é um item essencial no seu checklist de viagem.

Contratar este serviço vai contribuir para uma viagem com mais segurança e também auxiliar em caso de extravio de bagagem, por exemplo. Além disso, para viagens que incluem esportes radicais, é ainda mais importante e é preciso confirmar se o seguro cobre este tipo de atendimento.

Passo 5: Organize a sua casa e viaje tranquilo

Por fim, mas não menos importante, é preciso deixar a sua casa organizada e preparada para os dias ou semanas sem pessoas dentro dela. Se a família tiver pets, também é preciso procurar uma hospedagem para os bichinhos.

Faça uma lista como esta abaixo, e garanta que todos os pontos estão OK antes de viajar:

  • Fechar bem as torneiras, e se possível o registro de água;
  • Desligar as luzes, se possível na chave de luz, e tirar todos os equipamentos das tomadas;
  • Fechar o registro do botijão de gás;
  • Esvaziar a geladeira para que os alimentos não estraguem;
  • Trancar bem portas e janelas.

E aí… Pronto para viajar?

Agora que você já sabe os 5 principais passos para planejar uma viagem de sucesso, é só começar! Escolha o lugar, a data, faça os cálculos e monte o roteiro. Com uma boa organização, é possível realizar uma ótima viagem sem precisar esperar a vida toda para isso.

Avalie